Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tema de Redação – FAAP – 2013 – 1º semestre

Tema de Redação – FAAP – 2013 – 1º semestre

REDAÇÃO

OPÇÃO I

                No aeroporto, com seu notebook na mão (e a lista do supermercado dentro da agenda), a ‘nova mulher’ é a um tempo náufraga de si mesma e pioneira de uma desafiadora utopia.

Lya Luft. In: Rio do meio, São Paulo, Editora Mandarim, pág.67, 1982.

Proposta para Redação:

Tendo como base para sua reflexão o texto acima, de Lya Luft, e também os textos dos quais foram retiradas as questões desta prova, elabore uma dissertação‐argumentativa, colocando seu ponto de vista sobre o tema:

A tecnologia, no tempo presente, trouxe a felicidade que o ser humano esperava?

Busque apoiar‐se no seu universo, no tema dado e nos textos motivadores, dos quais foram extraídas as questões para esta prova, mas não os copie ou se limite a fazer paráfrases para expor suas ideias. Redija um texto com clareza, em torno de 25 linhas e dê um título a ele.
Ao redigir, utilize‐se da norma culta e procure ter coesão e coerência.

OPÇÃO II

Como será o amanhã?

                Estamos em agosto de 2052 e você acorda com a mensagem de uma velha amiga, que envia documentos do passado: uma reportagem antiga, publicada em 2012, ainda no papel feito de árvores. Você se diverte vendo como, em meia dúzia de páginas, o jornalista do passado relata previsões sobre o mundo e o Brasil do futuro, feitas por economistas, empresários, cientistas e formuladores de políticas públicas. Um futuro que, para você, já é hoje.
                Mas à parte a ironia com os furos dos prognósticos, você se põe a comparar a sua realidade em 2052 com aquilo que era imaginado tanto tempo atrás. E enfim, voltando à sua vida em 2012, você reconhece que compartilha das preocupações expressas no texto: como a humanidade vai lidar com a poluição que ela cria? Como substituir a energia não renovável?                 Como produzir comida para todos, combater a miséria, controlar o lixo e garantir o bem‐estar? Como vai ser a economia de um mundo cuja população envelheceu? As cidades, já poluídas, engarrafadas e monstruosas, vão ser habitáveis quando a taxa de urbanização do mundo chegar a 80%? Como vai estar o Brasil nesse quadro?

(Jornal Valor – Eu & Fim de Semana, 17,18 e 19 de agosto de 2012, pág.5/6) (fragmentos)

Proposta para Redação

Tendo por base o texto acima e os demais textos apresentados, a partir dos quais foram elaboradas as questões para esta prova, reflita sobre o momento presente: os nossos hábitos, a nossa postura política e a nossa visão de mundo em relação ao futuro que desejamos para nós e para as novas gerações, tendo como temática:

O futuro pertence à tecnologia ou está em nossas mãos?

O texto resultante deverá ser fruto de suas reflexões e não cópia do material apresentado. Deverá ser redigido em prosa, na estrutura dissertativa, ser coeso e coerente, obedecer à norma culta da língua e ser desenvolvido em torno de 25 linhas.
Dê um título à sua redação.


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


















Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário