Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tema de Redação – FAAP – 2012 – 2º semestre

Tema de Redação – FAAP – 2012 – 2º semestre

Redação

Pela honra do mandatário

            O presidente do Equador, Rafael Correa, ganhou uma importante batalha legal contra a liberdade de imprensa em seu país, e deu mais um passo para transformar o seu governo em um regime autoritário. (...)
            A intimidação e a ameaça de instalar a autocensura no mundo da informação, obrigando jornalistas e formadores de opinião a se tornarem censores de si mesmos e a escrever olhando furtivamente ao seu redor, é um método que todos os ditadores modernos praticam.
            O exemplo mais conspícuo na América Latina, depois do caso óbvio de Cuba, é o do comandante Hugo Chaves, da Venezuela, seguido por sua aluna exemplar, a argentina Cristina Kirchner – mais hipócrita, mas mais efetiva do que a anacrônica censura prévia ou o mero fechamento policial de meios de comunicação indomesticáveis.
            O desaparecimento de um jornalismo livre e sua substituição por uma mídia neutralizada e incapaz de exercer a crítica é o sonho, também, das pseudodemocracias demagógicas e devastadas pelo populismo.

(Mario Vargas Llosa – Jornal O Estado de S. Paulo, 4 de março de 2012, A 16)

Proposta para Redação:

A partir do texto acima e, também, dos textos que serviram de base para as questões desta prova, busque refletir acerca da temática da liberdade de expressão na contemporaneidade, expressando as ideias que a leitura desses autores suscita, assim como a sua visão de mundo sobre essa questão.
O texto resultante de suas reflexões deverá ser em prosa, na estrutura dissertativa, obedecendo à norma culta da língua e em torno de 25 linhas.
Dê um título à sua redação.


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário