Fatec
– Prova de Língua Portuguesa - 1º Semestre – 2006 – Novas Fatecs
Texto
I - Leia
o texto abaixo para responder às questões de números 43 a 46.
Os
bem vizinhos de Naziazeno Barbosa assistem ao “pega” com o leiteiro. Por detrás
das cercas, mudos, com a mulher e um que outro filho espantado já de pé àquela
hora, ouvem. Todos aqueles quintais conhecidos têm o mesmo silêncio. Noutras
ocasiões, quando era apenas a “briga” com a mulher, esta, como um último
desaforo de vítima, dizialhe: “Olha, que os vizinhos estão ouvindo”. Depois, à
hora da saída, eram aquelas caras curiosas à janela. com os olhos fitos nele,
enquanto ele cumprimentava.
O
leiteiro diz-lhe aquelas coisas, despenca-se pela escadinha que vai do portão
até à rua, toma as rédeas do burro e sai a galope, fustigando o animal,
furioso, sem olhar para nada. Naziazeno ainda fica um instante ali sozinho. (A mulher
havia entrado.) Um ou outro olhar de criança fuzila através das frestas das
cercas. As sombras têm uma frescura que cheira a ervas úmidas. A luz é doirada
e anda ainda por longe, na copa das árvores, no meio da estrada avermelhada.
Naziazeno
encaminha-se então para dentro de casa. Vai até ao quarto. A mulher ouve-lhe os
passos, o barulho de abrir e fechar um que outro móvel. Por fim, ele aparece no
pequeno comedouro, o chapéu na mão. Senta-se à mesa, esperando. Ela lhe traz o
alimento.
–
Ele não aceita mais desculpas...
Naziazeno
não fala. A mulher havia-se sentado defronte dele, enquanto ele toma o café.
–
Vai nos deixar ainda sem leite...
Ele
engole o café, nervoso, com os dedos ossudos e cabeçudos quebrando o pão em
pedaços miudinhos, sem olhar a mulher.
–
É o que tu pensas. Temores... Cortar um fornecimento não é coisa fácil.
–Porque
tu não viste então o jeito dele quando te declarou: “Lhe dou mais um dia!”
(Dyonélio
Machado, Os ratos.)
Questão
43 - Considere
as seguintes afirmações sobre a cena representada no texto:
I
. O confronto entre o protagonista e o leiteiro indica que se trata de uma
situação social marcada pela pobreza, já que Naziazeno não dispõe de dinheiro para
saldar suas dívidas com a entrega diária do leite.
II.
Diante das ofensas que o leiteiro dirige ao protagonista, os vizinhos manifestam
sua solidariedade para com Naziazeno, espiando o que ocorre e cumprimentando-o
como se nada tivesse ocorrido, logo que ele entra em casa.
III.
Embora tente esconder seu nervosismo da mulher, a qual teme as conseqüências da
dívida, Naziazeno procura aparentar calma, com frases que possam trazer
tranqüilidade.
IV.
Na descrição da cena, o narrador revela que a natureza é solidária com as
preocupações de Naziazeno, como se vê em “no meio da estrada avermelhada”.
São
corretas as afirmações
a)
I e III, apenas. b)
II e IV, apenas. c)
I, II e III, apenas.. d)
II, III e IV, apenas. e)
I, II, II e IV.
Questão
44 - O
romance Os ratos é representante da ficção brasileira dos anos 30, cujas
principais características são:
a)
análise psicológica, idealização da paisagem, focalização nos tipos humanos universais.
b)
análise sociológica, predomínio de temas históricos, presença de personagens
caricaturais.
c)
análise da relação entre homem e natureza, predominância de enredos rurais,
construção de personagens heróicas.
d)
análise das tensões entre indivíduo e meio social, tendência a enredos
realistas, propensão para personagens anti-heróicas.
e)
análise dos determinismos no comportamento humano, predomínio de temas psicológicos
envolvendo a vida sexual, criação de personagens doentios.
Questão
45 - Leia
o trecho:
A
mulher havia-se sentado defronte dele, enquanto ele toma o café.
–
Vai nos deixar ainda sem leite...
Assinale
a alternativa que substitui o discurso direto pelo discurso indireto, sem que
ocorram infrações da norma culta.
a)
A mulher lhe disse que o leiteiro ainda iria deixá-los sem leite.
b)
A mulher o disse que o leiteiro ainda lhes irá deixar sem leite.
c)
A mulher diz-lhe que o leiteiro ainda deixaria eles sem leite.
d)
A mulher nos disse que o leiteiro lhes deixaria sem leite.
e)
A mulher disse-lhe que o leiteiro ainda nos deixará sem leite.
Questão
46 - Assinale
a alternativa que organiza as orações abaixo num único período, criando entre
elas relações lógicas adequadas ao contexto:
Naziazeno
ainda fica um instante ali sozinho. (A mulher havia entrado.) Um ou outro olhar
de criança fuzila através da frestas das cercas.
a)
Como a mulher havia entrado, Naziazeno ainda fica um instante ali sozinho, pois
um ou outro olhar de criança fuzila através das frestas das cercas.
b)
Embora Naziazeno ainda ficasse um instante ali sozinho, a mulher já havia
entrado, antes que um ou outro olhar de criança fuzilasse através das frestas das
cercas.
c)
Porque Naziazeno ainda fica um instante ali sozinho, já que a mulher havia
entrado, um ou outro olhar de criança fuzila através das frestas das cercas.
d)
À medida que Naziazeno ainda fica um instante ali sozinho, pois a mulher havia
entrado, mas um ou outro olhar de criança fuzila através das frestas das cercas.
e)
Naziazeno, cuja mulher havia entrado, ainda fica um instante ali sozinho, a fim
de que um ou outro olhar de criança fuzilasse através das frestas das cercas.
Texto
II - Leia
o texto a seguir, para responder às questões de números 47 e 48.
Na
ciência e na tecnologia o progresso é real, mas só faz aumentar o conhecimento
e o poder do homem, e esse poder pode ser usado tanto para os mais benignos
objetivos quanto para os mais desastrosos. Quando o conceito de progresso é
aplicado à ética e à política, ele é uma ilusão perigosa. Veja-se, por exemplo,
o caso dos gregos e dos romanos antigos. É claro que eles acreditavam no
desenvolvimento de novas ferramentas. Mas eles não transferiam essa noção de
progresso técnico para a ética ou a política. É óbvio, também, que eles
acreditavam no bem e no mal, que as sociedades podiam ser melhores ou piores, e
que a prosperidade é preferível à fome e à pobreza. No entanto, para gregos e
romanos, os jogos da ética e da política estavam sujeitos a avanços e retrocessos.
Ou seja, a história humana era cíclica, com diferentes períodos se alternando,
como ocorre na natureza.
A
ciência, no geral, chega mais perto da verdade do mundo que outros sistemas de
crença, e nós temos testemunhado seu sucesso pragmático em aumentar o poder
humano. Mas, do ponto de vista ético, o conhecimento é neutro, desprovido de
valor – pode tanto nos levar a realizações maravilhosas quanto atender a
propósitos terríveis.
(John
Gray, em Veja, 23 de novembro de 2005.)
Questão
47 - É
correto afirmar que o texto
a)
alerta para o perigo de o conhecimento ser usado para maus intentos, em razão
de sua neutralidade ética.
b)
critica as atitudes dos gregos e troianos, destacando o isolamento de sua
filosofia diante da idéia do progresso humano.
c)
argumenta a favor da aplicação do progresso científico e tecnológico para
aumentar o poder do homem.
d)
discorre sobre os benefícios de se aliar o progresso científico às crenças nos
ciclos da natureza, como faziam os gregos.
e)
incita a afastar o perigo representado pelo progresso, visto que este é cíclico
e antiético.
Questão
48 - Assinale
a alternativa em que os trechos do texto, reescritos, apresentam pontuação,
concordância e colocação de pronomes de acordo com a norma culta.
a)
Com a ciência, no geral chega-se mais perto da verdade, do que chega-se com
outros sistemas de crença.
b)
É certo, portanto, que se sujeitavam os jogos da ética e da política a avanços
e retrocessos.
c)
Aplicando-se à ética e à política conceitos, como o de progresso, é que vê-se
que é: uma ilusão perigosa.
d)
Na Grécia e na Roma antigas, já acreditavam-se em novas ferramentas
desenvolvidas pela tecnologia.
e)
Ainda se prefere, que a fome e a pobreza, dê lugar à prosperidade.
GABARITO
43
– A 44 – D 45 – A 46 – C 47 – A
48 – B
www.veredasdalingua.blogspot.com.br
www.veredasdalingua.blogspot.com.br
Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário