Fatec –
Prova de Língua Portuguesa - 2º Semestre – 2011
Leia
o texto, para responder às questões de números 50 A 54.
O
parnasianismo, entre nós, foi especialmente uma reação de cultura. É mesmo isso
que o torna simpático... As academias de arte, algumas delas, até ridículas
superfetações em nosso meio, como a de Belas Artes da Missão Lebreton, mesmo
criadas muito anteriormente, só nesse período começam a produzir verdadeiros
frutos nativos, na pintura, na música. Se dava então um progresso cultural
verdadeiramente fatal, escolas que tradicionalizavam seu tipo, maior difusão de
leitura, maior difusão da imprensa. Essa difusão de cultura atingiu também a
poesia. Excetuado um Gonçalves Dias, a nossa poesia romântica é
fundamentalmente um lirismo inculto. Todo o nosso romantismo se caracteriza bem
brasileiramente por essa poesia analfabeta, canto de passarinho, ou melhor,
canto de cantador; em sensível oposição à poética culteranista anterior. Mesmo
da escola mineira, que, se não se poderá dizer culteranista, era bastante cultivada,
principalmente com Cláudio Manuel e Dirceu. É possível reconhecer que os nossos
românticos liam muito os poetas e poetastros estrangeiros do tempo. Isso lhes deu
apenas uma chuvarada de citações para epígrafe de seus poemas; por dentro,
estes poemas perseveraram edenicamente analfabetos.
A
necessidade nova de cultura, se em grande parte produziu apenas, em nossos
parnasianos, maior leitura e consequente enriquecimento de temática em sua
poesia, teve uma consequência que me parece fundamental. Levou poetas e
prosadores em geral a um.... culteranismo novo, o bem falar conforme às regras
das gramáticas lusas. Com isso foi abandonada aquela franca tendência pra
escrever apenas pondo em estilo gráfico a linguagem falada, com que os
românticos estavam caminhando vertiginosamente para a fixação estilística de uma
língua nacional. Os parnasianos, e foi talvez o seu maior crime, deformaram a
língua nascente, “em prol do estilo”. [...]
Essa
foi a grande transformação. Uma necessidade de maior extensão de cultivo
intelectual para o poeta, atingiu também a poesia. Da língua boa passou-se para
a língua certa.
(ANDRADE,
Mário de. Parnasianismo. In: ______ O empalhador de passarinhos. 3.ed. São
Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972, p. 11-2)
Superfetações:
A palavra significa, literalmente, fecundação de um segundo óvulo, no curso de
uma gestação. Mário de Andrade a emprega em sentido figurado.
Questão
50 - À
vista do texto e das teses correntes sobre os estilos de época em nossa
literatura, é correto afirmar que, nesse texto, Mário de Andrade
(A)
recusa-se a ver aspectos culturais positivos na arte parnasiana, que considera
culteranista, tal qual a escola mineira (o arcadismo), na qual ele reconhece
simplicidade no tratamento da linguagem.
(B)
reconhece, na simplicidade da linguagem romântica, a aproximação entre língua
escrita e língua falada, o esforço para afirmação de uma língua nacional na
poesia, tal qual ocorreu na linguagem modernista.
(C)
manifesta sua aprovação ao projeto parnasiano de afirmar uma língua certa, em
lugar de uma língua boa, visto que esta última servia apenas para expressar o
atraso intelectual do país.
(D)
contesta a importância que nossa cultura letrada dá a Gonçalves Dias, o qual
ele entende ser uma exceção no quadro de uma poesia que já se afirmava como
nacionalista.
(E)
adere às teses estilísticas do parnasianismo, as quais caracteriza como culto à
forma, em especial pela contribuição daquelas para afirmar uma autêntica língua
brasileira.
Questão
51 - A
construção, empregada por Mário de Andrade, que mais se desvia da norma culta
do português escrito, para expressar tendência da língua coloquial falada, é:
(A)
Se dava então um progresso cultural verdadeiramente fatal.
(B)
É mesmo isso que o torna simpático...
(C)
...o bem falar conforme às regras das gramáticas lusas.
(D)
Isso lhes deu apenas uma chuvarada de citações para epígrafe de seus poemas.
(E)
Todo o nosso romantismo se caracteriza bem brasileiramente por essa poesia
analfabeta.
Questão
52 - Assinale
a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui a que está
destacada no trecho, sem prejuízo de sentido do original.
(A)
A necessidade nova de cultura, se em grande parte produziu apenas, em nossos
parnasianos, maior leitura e consequente enriquecimento de temática em sua
poesia, teve uma consequência que me parece fundamental. (entretanto)
(B)
O parnasianismo, entre nós, foi especialmente uma reação de cultura. É mesmo
isso que o torna simpático... (eventualmente)
(C) Excetuado um Gonçalves Dias, a nossa poesia romântica é fundamentalmente um
lirismo inculto. (Tampouco com).
(D)
A linguagem falada, com que os românticos estavam caminhando vertiginosamente
para a fixação estilística de uma língua nacional. (cuja).
(E)
As academias de arte, [...], mesmo criadas muito anteriormente, só nesse
período começam a produzir verdadeiros frutos nativos, na pintura, na música.
(apesar de).
Questão
53 - Assinale
a alternativa contendo afirmação correta acerca do emprego de palavras no
primeiro parágrafo do texto.
(A)
Culteranista é um termo que faz referência à cultura como conjunto de
conhecimentos intelectuais, isto é, como repertório dos poetas antigos.
(B)
A palavra epígrafe se refere à grafia adotada nos textos românticos, os quais
passaram a seguir o padrão do português lusitano.
(C)
A palavra poetastro está no aumentativo, e seu sentido é pejorativo, para
referir-se a poetas ruins lidos por nossos românticos.
(D)
Perseverar tem, no contexto, o senntido
de afirmar com segurança, dar garantias.
(E)
A palavra edenicamente é uma referência elogiosa à opção por trazer referências
estrangeiras à poesia nacional.
Questão
54 - Observe
as palavras então e isso, nos contextos em que se encontram. É correto afirmar
que
(A)
então é um conectivo com valor conclusivo, equivalente a portanto; isso reforça
a ideia segundo a qual os românticos usaram suas leituras para fazer citações.
(B)
então faz referência à ideia, anteriormente expressa, de que o parnasianismo
produziu frutos nativos, na pintura e na música; isso antecipa a afirmação de
que os poemas românticos permaneceram edenicamente analfabetos.
(C)
então faz referência a um tempo futuro, que é aquele, posterior ao momento
parnasiano, em que ocorreria o progresso cultural fatal; isso introduz uma
ideia que é consequência da afirmação de que nossos românticos liam poetas
estrangeiros.
(D)
então se refere ao período parnasiano, sendo, pois, uma expressão que informa o
sentido de tempo; isso retoma a afirmação anterior, de que os românticos liam
muito os poetas e poetastros estrangeiros do tempo.
(E)
então tem valor da conjunção logo, servindo para lligar duas afirmações pela
noção de causalidade; isso é utilizado para fazer referência a algo que está
distante do falante (como ocorre na frase isso aí).
GABARITO
50 - B 51 - A 52 - E 53 - C 54 - D
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