Universidade
Mackenzie – Vestibular 2010 – 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Texto para as questões de 01 a 03
Questão
nº 01 - Assinale
a alternativa INCORRETA sobre o texto do 1º. quadrinho.
a)
Há, predominantemente, elementos típicos do diálogo, já que o objetivo do texto
é colocar em destaque o interlocutor da fala do garoto.
b)
A subjetividade do texto é reforçada pelo uso de pronomes (como eu, mim),de
verbos flexionados (como sonhei) e de adjetivos (como maravilhoso).
c)
A presença do sinal de pontuação exclamativo, como em Eu podia voar!, indicia o
envolvimento emocional do garoto com aquilo que narra.
d)
A expressão de conteúdo emotivo é coerente com o fato de a linguagem estar
fundamentalmente construída em torno da 1ª. pessoa.
e)
Em meio a sua reconstrução do sonho, o garoto enfatiza por meio da linguagem
seus atos, como a repetição verbal em “eu ria e ria”.
Questão
nº 02 - Assinale
a alternativa correta sobre o texto do 1º. quadrinho.
a)
A relação entre linguagem verbal e visual destaca sobremaneira a presença da função
metalinguística, considerando o objetivo principal do texto: apontar para
possíveis técnicas de construção das diferentes linguagens.
b)
A grande quantidade de traços fortes que reproduzem a chuva e a fala caudalosa
do garoto estabelecem uma relação entre o verbal e o visual e apontam a
presença da função poética, revelando cuidado especial com a construção da
mensagem.
c)
Encontra-se na fala do garoto exclusivamente a função conativa, uma vez que estão
ausentes elementos que apontam para uma expressividade no processo comunicativo.
d)
Observa-se, além do emprego da função e motiva (marca da pela raiva e desespero
do garoto ao relatar seu sonho), o uso destacado da função fática, presente,
por exemplo, na linguagem formal e conotativa do monólogo.
e)
A função referencial da linguagem sobrepõe-se à função emotiva, na medida em
que a tira transmite essencialmente informações de caráter objetivo.
Questão
nº 03 - Considere
as afirmações abaixo sobre o texto do 1º. quadrinho.
I.
Há a presença de elementos típicos da linguagem falada, como o uso de aí para
marcar a continuidade textual.
II.
Formas como podia, estava e corria indicam que o processo verbal por elas descrito
ocorre simultaneamente ao momento de fala do garoto.
I
I I. Rasante refere-se ao modo como o garoto executou uma manobra enquanto, no
sonho, voava.
Assinale:
a) se todas as afirmações estiverem corretas.
b) se estiverem corretas apenas as afirmações I
e II.
c) se estiverem corretas apenas as afirmações II
e III.
d) se estiverem corretas apenas as afirmações I
e III.
e) se nenhuma das afirmações estiver correta.
Texto
para as questões de 04 a 06
E se todos os humanos fossem da mesma cor?
Não haveria intolerância ou o argumento de
superioridade racial. Os negros, portanto, não teriam sido escravizados, não
teria existido o apartheid nem o nazismo. Ou seja, a história da humanidade
seria completamente diferente. Engano seu. A natureza humana é bem mais complexa
que isso: mesmo se todos tivessem a mesma cor de pele, textura de
cabelo ou formato de olhos, bastaria que algum povo se destacasse no desenvolvimento
técnico e econômico para se sentir superior aos demais. Aí o argumento para o
domínio não seria a diferença física, mas, sim, cultural, que justificaria a
exploração dos mais fracos pelos mais fortes e daria origem a todo tipo de
intolerância. Em algum momento o conceito de raça apareceria.
Revista
Superinteressante
Questão
nº 04 - Depreende-se
corretamente do texto que
a)
não há possibilidade de as pessoas lutarem por igualdade, pois a humanidade é
diferente e complexa por conta da justa exploração dos mais fracos pelos mais
fortes.
b)
a complexidade da natureza humana é resultado, exclusivamente, de elementos
como código genético e aparência.
c)
o conceito de raça é derivado da intolerância, que possibilita os meios para que
as diferenças sejam eliminadas da convivência humana.
d)
só haverá paz entre todos os povos quando as razões para discriminação e intolerância
forem baseadas apenas em características físicas, estabelecidas em torno do
conceito de raça.
e)
uma proposta de igualdade entre todos os seres humanos é utópica, já que intolerância
e discriminação podem estar ligadas não só a aspectos físicos, raciais, mas
também a elementos de ordem cultural.
Questão
nº 05 - É
correto afirmar que o objetivo principal do texto é
a)
informar acerca de resultados de novas pesquisas sobre o papel do conceito de
raça no mundo moderno.
b)
demonstrar que o apartheid e o nazismo são resultantes do engano das pessoas e
não de consequências de complexos processos históricos.
c)
estimular a formação de um debate sobre a necessidade da igualdade entre todas
as raças, por conta dos avanços da genética.
d)
denunciar os perigos da discriminação, procurando evitar que episódios da nossa
história se repitam.
e)
apresentar o início de uma ref lexão a respeito da natureza das sociedades humanas,
ancoradas na noção de desigualdade e diferença.
Questão
nº 06 - Todas
as alternativas abaixo apontam recurso empregado no desenvolvimento do texto,
EXCETO:
a)
Elementos linguísticos que destacam a interação com o leitor.
b)
Estrutura interrogativa com função persuasiva.
c)
Referência a fatos históricos como apoio para a argumentação desenvolvida.
d)
Da do s concretos resultantes de pesquisa para induzir o leitor a uma
conclusão.
e)
Desenvolvimento de raciocínio que nega premissa estabelecida no início do
texto.
Textos
para as questões 07 e 08
Texto
I
01 Sôbolos rios que vão
02 por Babilônia, me achei,
03 onde sentado chorei
04 as lembranças de Sião
05 e quanto nela passei.
06 Ali, o rio corrente
07 de meus olhos foi manado;
08 e, tudo bem comparado,
09 Babilônia ao mal presente,
10 Sião ao tempo passado.
[...]
11 Mas ó tu, terra de Glória,
12 se eu nunca vi tua essência,
13 como me lembras na ausência?
14 Não me lembras na memória
15 senão na reminiscência.
“Sôbolos rios que vão”, Luís de Camões (poeta
do Classicismo português)
Texto
II
01
De uma vez calhou lermos Sôbolos rios que vão. Contava-se aí da
02
Babilônia e da Jerusalém celeste. [...]
A Jerusalém é nossa, mas
03
construímo-la tão longe, tão dentro da nossa violenta inquietação,
04
que só a sua miragem nos visita de quando em quando, à hora das
05
raízes e das sombras.
Aparição,
Vergílio Ferreira (escritor português contemporâneo)
Observações:
Sôbolos
= sobre os
Sião
= Jerusalém
Questão
nº 07 - Considerando
a leitura dos dois textos, assinale a alternativa correta a respeito do texto
I.
a)
A constatação de um mal presente (verso 09) e a idealização do tempo passado
(verso 10), identificado à terra de Glória (verso 11), são índices do
neoplatonismo camoniano.
b)
O texto nega uma visão espiritualista de mundo, na medida em que o poeta afirma
nunca ter visto a essência (verso 12) da terra santa.
c)
Os versos ironizam a idealização de Babilônia (verso 02), considerada pelo poeta
como terra de Glória (verso 11).
d)
O eu lírico canta as glórias de Portugal, terra tão abençoada quanto a Jerusalém
celeste (linha 02).
e)
A idealização da terra santa tem como causa a relação especular entre os rios
da Babilônia (versos 01 e 02) e o rio corrente (verso 06) dos olhos do poeta.
Questão
nº 08 - Considerando
a leitura dos dois textos, assinale a alternativa correta.
a)
O texto I I é paródia do texto I, traço estilístico que define sua contemporaneidade.
b)
O texto II dessacraliza o sentido da idealidade ao concebê-la como construção humana
e não divina, como prova o trecho A Jerusalém é nossa, mas construímo-la tão
longe, tão dentro da nossa violenta inquietação (linhas 02 e 03).
c)
Embora escritos em épocas diferentes, I e II convergem num ponto: ambos concebem
a cidade de Jerusalém como a pátria dos portugueses, por suas características geográficas
e históricas.
d)
O texto II vale-se de linguagem metafórica – hora das raízes e das sombras
(linhas 04 e 05) – recurso literário
ausente no texto I.
e)
Em II, o narrador critica o descaso da humanidade para com o passado cultural, concebido
atualmente como miragem e sombras (linhas 04 e 05).
Textos
para as questões de 09 a 11
Texto
I
01 Na paisagem do rio
02 difícil é saber
03 onde começa o rio;
04 onde a lama
05 começa do rio;
06 onde a terra
07 começa da lama;
08 onde o homem,
09 onde a pele
10 começa da lama;
11 onde começa o homem
12 naquele homem.
“O
cão sem plumas”, João Cabral de Melo Neto
Texto
II
01
O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado
02
sertão é por os campos gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de
03
rumo, terras altas, demais do Urucuia. Toleima. Para os de Corinto e
04
do Curvelo, então, o aqui não é dito sertão? Ah, que tem maior. [...]
05
Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é
06
questão de opiniães... O sertão está em toda a parte.
Grande
sertão: veredas, João Guimarães Rosa
Questão
nº 09 - Considerando
o texto I, no contexto da obra do poeta, assinale a alternativa correta.
a)
“O cão sem plumas” retrata e denuncia, fundamentalmente, as péssimas condições
de vida que o sertanejo enfrenta durante o período da seca.
b)
No excerto em questão, a linguagem poética ressalta a ideia de que homem e meio
se confundem em viscosa mistura.
c)
O título do poema ganha sentido irônico na medida em que plumas sugere “ornamento,
beleza”, atributos ausentes na região nordestina.
d)
Dos versos pode-se inferir, corretamente,
que a grandeza humana resulta da harmonia entre homem e natureza.
e)
A valorização de um conteúdo explicitamente ideológico, em detrimento da forma
estética, é traço marcante na obra do poeta.
Questão
nº 10 - Considerando
o texto II, no contexto da obra do escritor, assinale a alternativa correta.
a)
O diálogo entre o autor e o leitor – O senhor tolere, o senhor sabe ... (linhas 01 e 05) – é traço estilístico de Guimarães Rosa, caracterizado essencialmente pela oralidade e
espontaneidade da fala sertaneja.
b)
Expressões como Toleima (linha 03) e opiniães (linha 06), entre outras, dão um
tom humorístico ao discurso e reforçam a
crítica do autor à ingenuidade e cultura não-letrada do sertanejo.
c)
Na fala do narrador-personagem problematizam-se os limites de uma determinada
região geográfica do Brasil – o sertão –, formalizando-se, assim, o tema da
relatividade dos juízos.
d)
O fragmento exemplifica o regionalismo de Guimarães Rosa, desenvolvido a partir
de um enfoque naturalista, em que se ressalta a cor local – fim de rumo, terras
altas, demais do Urucuia (linhas 02 e 03).
e)
O foco centrado na conversa de dois interlocutores de culturas diferentes – o
sertanejo e o senhor – é índice da temática neorrealista que caracteriza o escritor, qual seja, o
contraste entre cidade e campo.
Questão
nº 11 - Considere
as seguintes assertivas relacionadas aos dois textos, levando em conta a
produção dos respectivos autores.
I.
O caráter literário de I e de II resulta da beleza, concisão e clareza da linguagem
utilizada pelos autores para registrar fidedignamente um universo típica e
exclusivamente brasileiro.
II.
O valor literário de I e II deve-se ao especial tratamento linguístico que confere
às palavras sentidos múltiplos.
III.
O efeito conotativo dos textos permite dizer que tanto o homem referido em I,
quanto o sertão referido em II, transcendem os limites do regional para
representarem valores universais.
Assinale:
a)
se todas as assertivas estiverem corretas.
b)
se apenas I e II estiverem corretas.
c)
se apenas II e III estiverem corretas.
d)
se apenas II estiver correta.
e)
se apenas III estiver correta.
GABARITO
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