Temas de Redação
- 1ª Fase – Unicamp – 2010
O
tema geral da prova da primeira fase é Gerações. A redação propõe três recortes
desse tema.
Propostas:
Cada
proposta apresenta um recorte temático a ser trabalhado de acordo com as
instruções específicas.
Escolha
uma das três propostas para a redação (dissertação, narração ou carta) e
assinale sua escolha no alto da página de resposta.
Coletânea:
A
coletânea é única e válida para as três propostas. Leia toda a coletânea e
selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta escolhida.
Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão. O
uso da coletânea é obrigatório.
ATENÇÃO
- sua redação será anulada se você desconsiderar a coletânea ou fugir ao
recorte temático ou não atender ao tipo de texto da proposta escolhida.
APRESENTAÇÃO
DA COLETÂNEA
Em
toda sociedade convivem gerações diversas, que se relacionam de formas
distintas, exigindo de todos o exercício contínuo de lidar com a diferença.
1)
2)
Para o sociólogo húngaro Karl Mannheim, a geração consiste em um grupo de
pessoas nascidas na mesma época, que viveram os mesmos acontecimentos sociais
durante a sua formação e crescimento e que partilham a mesma experiência
histórica, sendo esta significativa para todo o grupo. Estes fatores dão origem
a uma consciência comum, que permanece ao longo do respectivo curso de vida. A
interação de uma geração mais nova com as precedentes origina tensões
potencializadoras de mudança social. O conceito que aqui está patente atribui à
geração uma forte identidade histórica, visível quando nos referimos, por
exemplo, à “geração do pósguerra”. O conceito de “geração” impõe a consideração
da complexidade dos fatores de estratificação social e
da
convergência sincrônica de todos eles; a geração não dilui os efeitos de
classe, de gênero ou de raça na caracterização das posições sociais, mas
conjuga-se com eles, numa relação que não é meramente aditiva nem complementar,
antes se exerce na sua especificidade, ativando ou desativando parcialmente
esses efeitos.
(Adaptado
de Manuel Jacinto Sarmento, Gerações e alteridade: interrogações a partir da
sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p.
361-378, Maio/Ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br)
3)
A partir do advento do computador, as empresas se reorganizaram rapidamente nos
moldes exigidos por essa nova ferramenta de gestão. As organizações procuraram
avidamente os “quadros técnicos” e os encontraram na quantidade demandada. Os
primeiros quadros “bem formados” tiveram em geral carreiras fulminantes. Suas trajetórias
pessoais foram tomadas como referência pelos executivos mais jovens. Aqueles
“grandes executivos” foram considerados portadores de uma “visão de conjunto”
dos problemas empresariais, que os colocava no campo superior da “administração
estratégica”, enquanto o principal atributo da nova geração passa a ser a contemporaneidade
tecnológica. Os constrangimentos advindos do choque geracional encarregaram-se
de fazer esses “jovens” encarnarem essa característica, dando a esse trunfo a
maior rentabilidade possível. Assim, exacerbaram-se as diferenças entre os
recém-chegados e os antigos ocupantes dos cargos. No plano simbólico, toda a
ética construída nas carreiras autodidatas é posta em xeque no conflito que
opõe a técnica dos novos executivos contra a lealdade dos antigos funcionários
que, no mais das vezes, perdem até a capacidade de expressar o seu
descontentamento, tamanha é a violência simbólica posta em marcha no processo,
que não se trava simplesmente em cada ambiente organizacional isolado, mas se
generaliza.
(Adaptado
de Roberto Grün, Conflitos de geração e competição no mundo do trabalho.
Cadernos Pagu. Campinas, vol. 13, p. 63-107, 1999.)
4)
Ao longo da década de 1990, a renda das famílias brasileiras com filhos
pequenos deteriorou-se com relação à das famílias de idosos. Ao mesmo tempo, há
crescentes evidências de que os idosos aumentaram sua responsabilidade pela
provisão econômica de seus filhos adultos e netos.
(Ana
Maria Goldani, Relações intergeracionais e reconstrução do estado de bem-estar.
Por que se deve repensar essa relação para o Brasil, pp. 211. Disponível
em http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/PopPobreza/GoldaniAnaMariaCapitulo7.pdf).
5)
As relações intergeracionais permitem a transformação e a reconstrução da tradição
no espaço dos grupos sociais. A transmissão dos saberes não é linear; ambas as
gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra geração, e
a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de
sentir, e assim, renovar as opiniões e visões acerca do mundo e das pessoas. As
gerações se renovam e se transformam reciprocamente, em um movimento
constante de construção e desconstrução.
(Adaptado
de Maria Clotilde B. N. M. de Carvalho, Diálogo intergeracional entre idosos e
crianças. Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007, p 52.)
6)
http://humornainformatica.blogspot.com.br/2008/05/videogame-para-terceira-idade.html
PROPOSTA
A
Leia
a coletânea e elabore sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:
A
relação entre gerações é frequentemente caracterizada pelo conflito.
Entretanto, há outras formas de relacionamento que podem ganhar novos contornos
em decorrência de mudanças sociais, tecnológicas, políticas e culturais.
Instruções:
1.
Discuta formas pelas quais se estabelecem as relações entre as gerações.
2.
Argumente no sentido de mostrar que essas diferentes formas coexistem.
3.
Trabalhe seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de vista.
PROPOSTA
B
Leia
a coletânea e elabore sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
O
convívio entre gerações tem lugar privilegiado no ambiente familiar.
Instruções:
1.
Imagine uma personagem jovem que vai estudar em outra cidade e passa a morar
com os avós.
2.
Narre o(s) conflito(s) da personagem, dividida entre os sentimentos em relação
aos avós e as dificuldades de convívio com essa outra geração.
3.
Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.
PROPOSTA
C
Leia
a coletânea e elabore sua carta a partir do seguinte recorte temático:
As
diferenças entre gerações são percebidas também no plano institucional como,
por exemplo, no ambiente de trabalho.
Instruções:
1.
Coloque-se na posição de um gerente, recém-contratado por uma empresa
tradicional no mercado, que precisa convencer os acionistas da necessidade de
modernizá-la.
2.
Explicite as mudanças necessárias e suas implicações.
3.
Dirija-se aos acionistas por meio de uma carta em que defenda seu ponto de
vista.
Obs.:
Ao assinar a carta, use apenas suas iniciais, de modo a não se identificar.
Leia também:
Temas
de redação – Unicamp – 1998
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