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quinta-feira, 18 de maio de 2017

Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2014 – 2º Semestre

Universidade Mackenzie – Vestibular 2014 - 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa


Texto para as questões de 01 a 05

01 Os bebês nascem com instintos que os ajudam a sintonizar
02 rapidamente os ritmos da fala e a gramática. São muito sensíveis
03 à direção do olhar de outra pessoa, que os ajuda a decifrar frases
04 incompreensíveis, como “olha aquele cachorro engraçado”. Os bebês
05 murmuram e balbuciam, ações que tornam as cordas vocais mais
06 afinadas. Eles também viram a cabeça instintivamente por causa de
07 um barulho e se extasiam com a voz da mãe ou do pai. O elo afetivo
08 é muito importante para o seu desenvolvimento intuitivo e emocional.
09 Embora a linguagem ainda não esteja conectada no seu cérebro, o
10 bebê tem várias artimanhas genéticas que lhe permitem aprender
11desde o dia de seu nascimento.

John McCrone

Questão nº 01 - Pela leitura do texto, é correto afirmar que:

a) está ausente nos bebês qualquer processo cognitivo que os faça compreender o mundo ao seu redor, uma vez que eles ainda estão distantes da linguagem e da compreensão das ações dos adultos.
b) os bebês realizam ações que organizam sua entrada no mundo da linguagem e os colocam em contato com os adultos, como o ato de murmurar e mesmo o reconhecimento da voz dos pais.
c) as frases ditas pelos adultos para os bebês são incompreensíveis para estes porque eles ainda não conseguem processar nenhum tipo de informação que venha do mundo externo ou do contato com seus pais.
d) o aprendizado dos bebês se inicia no momento exato em que eles viram a cabeça para o lado e reconhecem os seus pais, a partir daí eles já estão prontos para utilizar as primeiras palavras.
e) o aprendizado da língua pelos bebês é algo que depende exclusivamente do ambiente externo e do contato com os pais, pois é improvável que haja habilidades inatas que contribuam para o desenvolvimento da linguagem.

Questão nº 02 - É predominante no texto a função:

a) metalinguística, uma vez que, ao falar do desenvolvimento da linguagem nos bebês, o autor trata com destaque do código linguístico e seus recursos.
b) emotiva, já que o autor do texto e sua subjetividade em relação ao que narra são destacados por meio de elementos linguísticos.
c) referencial, pois a intenção principal do texto é informar o leitor de um assunto que é tratado de modo objetivo pelo seu autor.
d) fática, porque estão presentes no texto, ao longo de seu desenvolvimento, marcas de interação com o leitor, como perguntas retóricas.
e) poética, pois mais do que informar sobre algo o autor procurou persuadir o leitor pelo modo com que elaborou a mensagem, caracterizada pela linguagem figurada.

Questão nº 03 - Assinale a alternativa correta.

a) Em são muito sensíveis à direção do olhar (linhas 02 e 03), a alteração da palavra direção por “movimentos” manteria a obrigatoriedade do acento indicador da crase na partícula a.
b) A palavra ritmos (linha 02) pode ser escrita de duas maneiras: a própria forma empregada no texto, ritmos, e sua variante “rítimos”.
c) A conjunção embora (linha 09), ao ser empregada, estabelece relação de explicação com o período que lhe sucede imediatamente.
d) Em que os ajuda a decifrar frases (linha 03), a partícula os retoma o referente os bebês.
e) Em murmuram e balbuciam (linha 05), o tempo verbal empregado indica ações que ocorreram de modo pontual uma única vez no passado.

Questão nº 04 - O texto procura:

a) expor um conjunto de informações, tendo como objetivo central apresentar ao leitor uma série de conhecimentos a respeito do tema principal.
b) relatar fatos e experiências vividos pelo seu autor, daí o tom predominantemente autobiográfico naquilo que é explanado.
c) construir um enredo narrativo que é conduzido até seu clímax final.
d) instruir o leitor, uma vez que é construído essencialmente como uma espécie de guia de conduta para os pais, orientando comportamentos.
e) argumentar, já que há a elaboração de posicionamentos críticos, expostos contraditoriamente, com a função essencial de persuadir o leitor.

Questão nº 05 - Assinale a alternativa que apresenta melhor paráfrase para o trecho abaixo, considerando a manutenção do sentido original e o uso da norma culta.

Os bebês murmuram e balbuciam, ações que tornam as cordas vocais mais afinadas. Eles também viram a cabeça instintivamente por causa de um barulho e se extasiam com a voz da mãe ou do pai.

a) Ao murmurar e balbuciar, os bebês instintivamente tem como objetivo afinar suas cordas vocais para que os barulhos que fazem, ao virarem a cabeça, fiquem semelhantes com as vozes do pai e da mãe.
b) A mãe e o pai extasiados com os barulhos que os bebês fazem instintivamente, ao afinarem suas cordas vocais, viram a cabeça quando eles murmuram e balbuciam.
c) Virar a cabeça, ao ouvir um barulho, e se alegrar com o som das vozes dos pais são ações comuns aos bebês, que também murmuram e balbuciam, o que acaba por tornar suas cordas vocais afinadas.
d) Virar a cabeça é um movimento do instinto dos bebês que murmuram e balbuciam quando ouvem as vozes do pai ou da mãe, fazendo, assim, com que suas cordas vocais também se afinem.
e) Ao ouvirem um barulho, os bebês murmuram e balbuciam, assim como viram a cabeça com o som das vozes dos pais, que instintivamente afinam, extasiados, as cordas vocais dos bebês.

Textos para as questões de 06 a 08

Sete anos de pastor Jacob servia

01 Sete anos de pastor Jacob servia
02 Labão, pai de Raquel, serrana bela;
03 Mas não servia ao pai, servia a ela,
04 E a ela só por prêmio pretendia.

05 Os dias, na esperança de um só dia,
06 Passava, contentando-se com vê-la;
07 Porém o pai, usando de cautela,
08 Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

09 Vendo o triste pastor que com enganos
10 Lhe fora assim negada a sua pastora,
11 Como se a não tivera merecida;

12 Começa de servir outros sete anos,
13 Dizendo – Mais servira, se não fora
14 Para tão longo amor tão curta a vida.

Luís de Camões

Sunetto Crassico

01 Sette anno di pastore, Giacó servia Labó,
02 Padre da Raffaela, serrana bella,
03 Ma non servia o pai, che illo non era trouxa nó!
04 Servia a Raffaela p’ra si gazá c’oella.

05 I os dia, na speranza di un dia só,
06 Apassava spiano na gianella;
07 Ma o páio, fugino da gombinaçó,
08 Deu a Lia inveiz da Raffaela.

09 Quano o Giacó adiscobri o ingano,
10 E che tigna gaido na sparella,
11 Ficô c’um brutto d’um garó di arara,

12 I incominciô di servi otros sette anno
13 Dizeno: Si o Labó non fossi o pai d’ella
14 Io pigava elli i li quibrava a gara.

Juó Bananere

Questão nº 06 - A partir de Sete anos de pastor Jacob servia é INCORRETO afirmar que:

a) Jacob é a representação de uma personagem que ultrapassa todas as barreiras para merecer a pessoa amada.
b) do ponto de vista estrutural, o soneto alicerça-se em uma construção linear não isenta de tensão dramática.
c) o discurso narrativo do eu-lírico é interrompido no segundo terceto para inserir a voz de uma personagem.
d) o caráter narrativo da história de Jacob, baseada no texto bíblico, compromete a originalidade da composição poética.
e) nos quartetos, encontra-se a exposição do caso narrado e, no segundo terceto, o remate da história.

Questão nº 07 - Tendo como base o poema modernista brasileiro de Juó Bananere, é correto afirmar que o autor:

a) resgata o tema já utilizado por Luís de Camões, mas concede a ele uma visão mais estereotipada e romântica, como em Servia a Raffaela p’ra si gazá c’oella. (linha 04).
b) valendo-se de uma linguagem macarrônica, representando o falar dos italianos que imigraram para o Brasil nos idos do século XIX e do século XX, critica a visão portuguesa medieval do amor.
c) recorre à intertextualidade para conceder um olhar irônico ao tema já explorado por Luís de Camões, como em Ma non servia o pai, che illo non era trouxa nó! (linha 03).
d) resgata o tema já utilizado por Luís de Camões mas concede a ele uma visão mais ufanista da pátria brasileira, como em Ficô c’um brutto d’um garó di arara, (linha 11).
e) compõe seus textos calcados na ironia, retomando características do teatro vicentino e antecipando características determinantes da poesia da Geração de 1930, cujo expoente é João Cabral de Melo Neto.

Questão nº 08 - Sobre o Classicismo, movimento literário surgido na época do Renascimento, ao qual a crítica vincula Luís de Camões, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) destaca-se o predomínio da razão sobre o sentimento nas composições artísticas.
b) há a libertação dos dogmas da Igreja, mas sem o desaparecimento, por completo, da religiosidade.
c) destaca-se a presença da mitologia greco-latina nas composições artísticas.
d) há a preocupação e valorização da perfeição formal nas composições literárias.
e) destaca-se o relato realista, por vezes com enfoque determinista, sobre os eventos narrados nas composições artísticas.

Texto para as questões de 09 a 11

A Esmeralda e o Camafeu

— Se eu encontrasse!...
— Então?... que faria?...
 — Atirar-me-ia a seus pés, abraçar-me-ia com eles e lhe diria: “Perdoai-me, perdoai-me, senhora, eu já não posso ser vosso esposo! tomai a prenda que me deste...”
E o infeliz amante arrancou debaixo da camisa um breve, que convulsivamente apertou na mão.
— O breve verde!... exclamou D. Carolina, o breve que contém a esmeralda!...
— Eu lhe diria, continuou Augusto: “recebei este breve que já não devo conservar, porque eu amo outra que não sois vós, que é mais bela e mais cruel do que vós!...”
A cena se estava tornando patética; ambos choravam e só passados alguns instantes a inexplicável Moreninha pôde falar e responder ao triste estudante.
— Oh! pois bem, disse; vá ter com sua desposada, repita-lhe o que acaba de dizer, e se ela ceder, se perdoar, volte que eu serei sua... esposa.
— Sim... eu corro... Mas, meu Deus, onde poderei achar essa moça a quem não tornei a ver, nem poderei conhecer?... onde meu Deus?... onde?...
E tornou a deixar correr o pranto, por um momento suspendido.
— Espere, tornou D. Carolina, escute, senhor. Houve um dia, quando a minha mãe era viva, em que eu também socorri um velho moribundo. Como o senhor e sua camarada, matei a fome de sua família e cobri a nudez de seus filhos; em sinal de reconhecimento também este velho me fez um presente: deu-me uma relíquia
milagrosa que, asseverou-me ele, tem o poder uma vez na vida de quem a possui, de dar o que se deseja; eu cosi essa relíquia dentro de um breve; ainda não lhe pedi coisa alguma, mas trago-a sempre comigo; eu lha cedo... tome o breve, descosa-o, tire a relíquia e à mercê dela encontre sua antiga amada. Obtenha o seu perdão e me terá por esposa.
— Isto tudo me parece um sonho, respondeu Augusto, porém, dê-me, dê-me esse breve!
A menina, com efeito, entregou o breve ao estudante, que começou a descosê-lo precipitadamente. Aquela relíquia, que se dizia milagrosa, era sua última esperança; e, semelhante ao náufrago que no derradeiro extremo se agarra à mais leve tábua, ele se abraçava com ela. Só falta a derradeira capa do breve... ei-la que cede e se descose... Salta uma pedra... e Augusto, entusiasmado e como delirante, cai aos pés de D. Carolina, exclamando:
— O meu camafeu!... o meu camafeu!...

Joaquim Manoel de Macedo, A Moreninha.

Questão nº 09 - No excerto, está presente:

a) um narrador-observador que participa da cena apenas para produzir um efeito de comicidade, como em A cena se estava tornando patética.
b) o uso da primeira pessoa na voz narrativa, caracterizando um personagem com dupla função: narrador-personagem.
c) um narrador-protagonista que conhece e participa de toda a história, impondo juízo de valores, como em E o infeliz amante arrancou debaixo da camisa um breve.
d) o recurso do flashback, iniciado com — Espere, tornou D. Carolina, para elucidar uma ação ocorrida no passado com consequências no presente.
e) um narrador que, em perspectiva futurista, exalta a vida moderna, a velocidade e a sociedade urbana.

Questão nº 10 - A partir do fragmento selecionado, pode-se afirmar que a prosa de Joaquim Manoel de Macedo
I. é marcada por enredos cheios de peripécias e final feliz.
II. é composta com uma linguagem simples, estilo fluente e leve.
III. é elaborada em torno de objetividade temática, com negação do sentimentalismo.

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas apenas as alternativas I e II.
b) Estão corretas apenas as alternativas I e III.
c) Estão corretas apenas as alternativas II e III.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas está correta.

Questão nº 11 - Assinale a alternativa INCORRETA sobre a prosa romântica brasileira.

a) Destacam-se autores como Manuel Antônio de Almeida, Bernardo Guimarães, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Visconde de Taunay.
b) Retrata a sociedade da época embasada pela ideologia positivista e pelo cientificismo.
c) Costuma girar em torno da descrição dos costumes da sociedade da época, criando identificação com o público-leitor.
d) É composta por romances de costumes, urbanos, indianistas, regionalistas e históricos.
e) Visconde de Taunay é um dos representantes do romance regionalista com a obra Inocência.

GABARITO:
01 – B   02 – C   03 – E   04 – A   05 – D
06 – E   07 – D   08 – E   09 – B   10 – E   11 – B

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