Universidade Mackenzie –
Vestibular - 2012 - 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Textos para as questões de 01 a
05
Texto I - Temos
uma notícia triste: o coração não é o órgão do amor! Ao contrário do que dizem,
não é ali que moram os sentimentos. Puxa, para que ele serve, afinal? Calma,
não jogue o coração para escanteio, ele é superimportante. “É um órgão vital. É
dele a função de bombear sangue para
todas as células do nosso corpo”, explica Sérgio Jardim, cardiologista do
Hospital do Coração. Ele é um músculo oco, por onde passa o sangue, e tem dois
sistemas de bombeamento independentes. Com essas “bombas”, ele recebe o sangue das veias e lança para
as artérias. Para isso, contrai e relaxa, diminuindo e aumentando de tamanho. E
o que tem a ver com o amor? “Ele realmente bate mais rápido quando uma pessoa
está apaixonada. O corpo libera adrenalina, aumentando os batimentos cardíacos
e a pressão arterial”.
O Estado de S.Paulo, 09/06/2012,
caderno suplementar, p. 6
Texto II - Para
os egípcios, o coração era o centro do pensamento. Eles acreditavam que o órgão
controlava as emoções e as funções nervosas e seria capaz de guardar as
lembranças de coisas boas e ruins. Eles até pesavam o coração em uma balança!
Se fosse leve, queria dizer que a pessoa era boa e teria um lugar junto aos
deuses. Já os sacerdotes astecas arrancavam o coração do peito do inimigo vivo
para oferecê-los aos deuses.
O Estado de S.Paulo, 09/06/2012,
caderno suplementar, p. 6
Questão nº 01 - Assinale a
alternativa correta sobre o Texto I.
a) Trata-se de texto narrativo,
na medida em que apresenta personagens envolvidos em enredo que se encaminha
para um clímax final.
b) O leitor depara-se com
estrutura tipicamente descritiva, na qual se expõem características e
peculiaridades do objeto tratado.
c) Em uma construção expositiva,
o objetivo central do texto é transmitir informações a respeito do coração, em
uma linguagem informal e não técnica.
d) Observa-se predomínio do
jargão técnico na apresentação do assunto do texto, o que se evidencia ainda
mais com a referência a opiniões de um especialista no assunto.
e) Partindo de uma tese central,
o texto elabora argumentos de natureza hipotético-dedutiva para defender o
ponto de vista do veículo que o divulga.
Questão nº 02 - Assinale a
alternativa correta sobre o Texto II.
a) Expõe justificativas para
conteúdos apresentados e defendidos no Texto I.
b) A pontuação de caráter
subjetivo, como o ponto de exclamação, indicia que estamos diante de um texto
expressivo, de posicionamento pessoal das sensações de seu autor.
c) Utiliza linguagem irônica que,
o tempo todo, procura direcionar o leitor para a tese de que os antigos jamais
alcançaram algum tipo de sabedoria.
d) Estabelece diálogo
intertextual com o texto I, na medida em que apresenta outras informações sobre
um tema em comum, vistos, no entanto, de perspectivas diferentes.
e) Como no texto I, são expostos
posicionamentos de caráter científico em tudo coincidentes com visões
contemporâneas sobre o funcionamento do corpo humano.
Questão nº 03 - Assinale a
alternativa correta.
a) No texto I, os dois pontos
(linha 01) introduzem uma sequência linguística que se relaciona com a anterior
estabelecendo uma relação de oposição.
b) No texto I, a expressão puxa (linha
03) indicia a presença de um tom de informalidade, uma vez que tem valor de
interjeição.
c) No texto I, a pergunta E o que
tem a ver com o amor? (linhas 10 e 11) é na verdade retórica, prescindindo,
assim, de uma resposta de fato, como se evidencia na sequência do texto.
d) No texto II, a partícula até (linha
04) denota a delimitação de um limite temporal relacionado à ideia central do
fragmento.
e) No texto II, a expressão Se
fosse leve (linha 04) relaciona-se com o fragmento que lhe é posterior,
estabelecendo ideia de causalidade.
Questão nº 04 - Considere as
seguintes afirmações sobre os textos:
I. Há índices da presença da
função expressiva da linguagem e da função conativa, com destaque para o
diálogo estabelecido com o leitor.
II. Linguagem figurada,
comparações e uso de argumento de autoridade são alguns dos recursos utilizados
na construção textual.
III. Os textos apresentam como
objetivo principal persuadir o leitor para colaborar em uma campanha
implicitamente sugerida.
Assinale:
a) se apenas as afirmações I e II
estiverem corretas.
b) se apenas as afirmações I e
III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações II e
III estiverem corretas.
d) se as afirmações I, II e III
estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III
estiverem incorretas.
Questão nº 05 - Da leitura dos
textos infere-se corretamente que:
a) assim como os egípcios e os
sacerdotes astecas pensavam, o coração funciona apenas para bombear sangue para
outros órgãos do corpo humano, possibilitando a circulação de hormônios como a
adrenalina.
b) o peso do coração deve-se ao
fato de ele ser um músculo oco e muito leve que, na verdade, apresenta como
funções vitais relacionar-se com o cérebro, na articulação do pensamento e da
cognição humana.
c) é impossível provar com
evidências que o coração relaciona-se com o estado emocional dos indivíduos,
sendo sua função primordial o controle de um hormônio chamado de adrenalina.
d) a variação do tamanho do
coração deve-se ao fato de que seu peso está relacionado à quantidade de
adrenalina que o corpo humano produz, dependendo do estado emocional do
indivíduo.
e) ao contrário da imagem poética
e dos saberes antigos, a visão contemporânea sobre o coração está
predominantemente vinculada a descobertas científicas sobre o funcionamento do
corpo humano.
Textos para as questões de 06 a
08
Texto I
Mais claro e fino do que as finas
pratas
o som da tua voz deliciava…
Na dolência velada das sonatas
como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram
volatas
em lânguida espiral que
iluminava,
brancas sonoridades de cascatas…
Tanta harmonia melancolizava.
Cruz e Sousa
Observação – volatas: progressão
de notas musicais / dolência: sofrimento
Texto II
Antes de tudo, a Música. Preza
Portanto o Ímpar. Só cabe usar
O que é mais vago e solúvel no
ar,
Sem nada em si que pousa ou que
pesa.
Verlaine (Trad. de Augusto de
Campos)
Questão nº 06 - A leitura do
texto I confirma que:
a) o eu lírico expressa sua
particular percepção do som inebriante de uma orquestra de vozes harmoniosas,
como prova o uso da expressão dolência velada das sonatas (v.3).
b) o poeta expressa
subjetivamente a impressão que lhe causava o som da voz do interlocutor,
conforme se pode compreender da leitura do verso 2.
c) o autor descreve com metáforas
sombrias o cantar melancólico de sua musa, por isso afirma, no verso 8, que Tanta
harmonia melancolizava.
d) o eu lírico tem uma visão
idealizada da falecida amada; daí o uso do verbo no passado imperfeito (deliciava,
perfumava etc.).
e) o autor narra o envolvimento
amoroso que marcou sua vida – som da tua voz deliciava…(v.2) – e, ao mesmo
tempo, lamenta, no verso 8, a perda da mulher amada.
Questão nº 07 - A proposta estética expressa no texto II
realiza-se em I por meio dos seguintes expedientes estilísticos, EXCETO:
a) recorrência de sons vocálicos
e consonantais.
b) metáforas que sugerem
volatilidade.
c) léxico requintado.
d) sinestesias.
e) rupturas sintáticas.
Questão nº 08 - Considerados os
seus principais traços estilísticos, o texto I exemplifica:
a) uma tendência estética da
primeira metade do século XIX que valoriza a assimetria da forma e a temática
espiritualista.
b) aspectos importantes da arte
parnasiana: o apuro formal preconizado pelo ideal da arte pela arte e a
impassibilidade.
c) o modo pelo qual a literatura
do final do século XIX reaproveita, de modo original, uma forma poética da
tradição.
d) a estética
clássico-renascentista, em que se destaca a regularidade métrica e a contenção
emotiva.
e) preceitos estéticos que
caracterizaram o Modernismo brasileiro, em especial a musicalidade e a
valorização da percepção sensorial.
Texto para as questões de 09 a 11
As
crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo
médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos
do Brasil, de Portugal e das Espanhas. [...] Aos quarenta anos casou com D.
Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um
juiz-de-fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas
perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e
disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas
e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente,
tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim
apta para dar-lhe filhos
robustos, sãos e inteligentes. [...] D. Evarista mentiu às esperanças do Dr.
Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos.
Machado de Assis, trecho inicial
do conto “O alienista”
Observação –caçador de pacas
perante o Eterno: alusão ao rei Nimrod, poderoso, arrogante e herege, famoso
também por ser exímio caçador de javalis. A expressão, extraída do texto
bíblico, tem conotações irônicas.
Questão nº 09 - Assinale a
alternativa correta.
a) A referência às crônicas da
vila de Itaguaí (linha 01), como documento de que se extraiu o relato, prova
que o conto resultou de um fato verídico.
b) A informação de que D.Evarista
não era bonita nem simpática (linhas 05 e 06) corrobora para a hipótese de que estava
assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes (linhas 10 e 11).
c) A frase D. Evarista mentiu às
esperanças do Dr.Bacamarte (linha 12) insinua que a mulher, embora sabendo de
sua infertilidade, nada revelou ao marido.
d) A razão pela qual o médico
intencionava casar-se era a possibilidade de procriar, já que avaliava
positivamente o fato de a mulher reunir condições fisiológicas e anatômicas de
primeira ordem (linhas 08 e 09).
e) O tio do Dr. Simão posicionou-se
contra o casamento, exclusivamente pelo fato de D. Evarista não ter aqueles
atributos femininos que tanto apreciava, ou seja, não ser bonita nem simpática (linhas
05 e 06).
Questão nº 10 - Com base no
texto, considere as seguintes afirmações sobre Machado de Assis:
I. Embora pertença ao Realismo,
produziu também, na juventude, obras naturalistas, como, por exemplo, “O
alienista”, conto em que valoriza o cientificismo da época.
II. Posicionou-se criticamente
com relação aos valores de seu tempo, questionando a supremacia da perspectiva
científica vigente na segunda metade do século XIX.
III. A concepção irônica da vida
já se revela no fragmento lido, na medida em que se frustra a confiança na
avaliação científica do biótipo da mulher.
Assinale:
a) se as afirmações I, II e III
estivem corretas.
b) se apenas as afirmações I e II
estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações II e
III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações I e
III estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III
estiverem incorretas.
Questão nº 11 - Assinale a
alternativa INCORRETA.
a) Em disse-lho (linha 07) temos
uma forma arcaica com o mesmo sentido de “disse a ele”.
b) A forma verbal vivera (linha
02) é prova de que o tempo do relato não coincide com o tempo da história.
c) A expressão não bonita nem
simpática (linhas 05 e 06) pode ser lida como um eufemismo, assim como em “De
fato, ele não gosta muito de trabalhar.”
d) A expressão em tempos remotos (linha
01) pode ser corretamente substituída por “há muito tempo”.
e) A palavra assim (linha 10),
elemento de coesão, estabelece relação conclusiva entre as orações a que se
refere.
GABARITO:
01 - C 02 - D 03 - B 04 - A 05 - E 06 - B 07 - E 08 - C 09 - D 10 - C 11 - A
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