Temas de redação – Mackenzie – 2014
Temas de redação – Mackenzie – Vestibular 2014 – 1º semestre
Redija uma dissertação a tinta,
desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Obs.: O texto deve ter título e
estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.
Texto I
No
momento em que o golpe de 1964 completa 50 anos, a democracia brasileira bate
um recorde. A convicção no modelo democrático como a melhor via a ser trilhada
nunca foi tão alta [...].
Para
62% dos brasileiros, a democracia “é sempre melhor que qualquer outra forma de
governo”. Apenas 16% afirmam que “tanto faz se for uma democracia ou uma
ditadura”. E 14% admitem que “em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura”.
Folha de S.Paulo, 30/03/2014, p.
A4
Texto II
Estava
eu na sucursal do jornal “O Estado de S.Paulo”, no Rio, quando chegou a notícia
de que o general Mourão Filho, comandante da Quarta Divisão de Infantaria,
sediado em Juiz de Fora, havia se sublevado contra o presidente João Goulart.
Era o dia 31 de março de 1964.
Imediatamente,
entrei em contato com os companheiros do Centro Popular de Cultura (CPC), certo
de que devíamos nos reunir naquela noite para ver que atitude tomar. Não
demorou muito e juntamente com a direção da UNE (União Nacional dos Estudantes),
decidiu-se convocar os artistas e intelectuais para encontrarmos um modo de
resistir à tentativa de golpe.
Ferreira Gullar
Texto III
Folha de S.Paulo, 13/03/2009, p.
A2
Temas de redação – Mackenzie –
Vestibular 2014 – 2º semestre
Redija uma dissertação a tinta,
desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Obs.: O texto deve ter título e
estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.
Texto I
Dados
da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela
Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão
cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na
internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se
com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão.
Portal G1 Educação
Texto II
O
problema não é o computador ou a TV, é o uso excessivo deles. Tem criança que
fica o dia inteiro com as telinhas ligadas. Não pode. É preciso ter hora para
brincar, estudar, sair, comer e, claro, também para o computador e a TV. Tem
que ter disciplina.
Ruth Rocha, escritora
Texto III
O
computador pode ser um instrumento que desenvolva o hábito da leitura em crianças
usuárias desta ferramenta podendo, portanto, melhorar a capacidade intelectual
delas, e ainda possibilitar a realização de atividades lúdicas que contribuem
para atrair a atenção e o interesse de leitores iniciantes.
Valéria Gomes da Silva e Elieuza
Aparecida de Lima, pesquisadoras
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário