Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2015

Tema de redação — UERN 2011

Tema de redação — UERN 2011


PROVA DE REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter predominantemente dissertativo-argumentativo baseada no tema proposto.
— Será atribuída nota ZERO à redação que se enquadre em qualquer um dos seguintes itens:
a) Não desenvolvimento pelo candidato do tema proposto;
b) Não identificação (assinatura) do candidato no local especificado;
c) Identificação do candidato, sob qualquer forma, fora do local especificado;
d) Escrita ilegível ou em letra de forma;
e) Escrita a lápis ou caneta esferográfica com tinta de cor que não seja azul ou preta;
f) Escrita em outra língua que não seja a portuguesa.
— A correção da Prova de Redação considerará apenas a folha específica, não tendo nenhum valor qualquer texto escrito em outro local da Prova de Redação ou em espaços para rascunhos.
— O candidato deverá verificar se os dados constantes na Folha de Redação (nome do candidato, número de inscrição) estão corretos e, em caso de divergência, comunicar o fato, imediatamente, ao fiscal.
— O candidato poderá usar o rascunho da Prova de Redação.

TEMA PROPOSTO

TEXTO I:

Jovens se mobilizam para ajudar quem precisa de transplante de medula com urgência:

            No Rio de Janeiro, estudantes de uma universidade estão em campanha. Querem ajudar um amigo. Acabaram chamando a atenção para um problema do Brasil inteiro.

(http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/06/jovens-se-mobilizam-para-ajudar-quem-precisam-de-transplante-de-medula-comurgencia. html>Acesso:10/11/ 2010)

            “O Consórcio Social da Juventude, O futuro é agora, consiste numa ação conjunta do Governo Federal, Ministério do Trabalho (MTE) e a Sociedade Civil, que vem se consolidando como uma política geradora de trabalho digno, inclusão social e cidadania para a juventude, em situação de maior vulnerabilidade social, criando oportunidades de qualificação sócio-profissional e de efetiva inserção de jovens no mercado de trabalho local.
            Seu objetivo é capacitar o jovem de maior exclusão social com ações de qualificação básica com carga horária de 200h/aulas, destacando-se a elevação da escolaridade, inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, legislação trabalhista e empresa familiar, cooperativismo e associativismo, além da capacitação técnico-profissional, com carga horária de 200h/aulas, que compreendem os arcos ocupacionais: turismo e hospitalidade, vestuário, consertos e reparos, beleza e estética, administração, serviços domiciliares e agroextrativismo.”

(http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/Index.asp?vEditoria=Cidadania&vCod=6446> acesso em: 10/11/2010)

TEXTO II:

            “No domingo, o Twitter, rede social de troca de mensagens curtas com mais de 10 milhões de usuários brasileiros, serviu para uma vergonhosa enxurrada de textos de cidadãos do eixo Sul-Sudeste com manifestações de intolerância contra pessoas de origem nordestina. O estopim: a eleição da candidata do PT, Dilma Roussef, ao cargo de presidente da República, com o apoio maciço do Nordeste. Em meio às centenas de mensagens agressivas, a estudante de Direito ‘M.P.’ chamou a atenção pelo que publicou no Twitter: ‘Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!’ Foram apenas 71 toques.”

(Revista Época, 08/11/2010, n. 651 / Adaptado)

TEXTO III:

            “O objetivo do ‘Rodeio das Gordas’ era agarrar alunas, de preferências as obesas, e tentar simular um rodeio – ficando o maior tempo possível sobre a presa. ‘R. N.’, estudante do Campus de Assis (434km de São Paulo), um dos organizadores do ‘rodeio das gordas’ e criador da comunidade do Orkut sobre o tema, diz que a prática era ‘só uma brincadeira’. Mais de 50 rapazes de diversos campus teriam participado. Primeiro, o jovem se aproximava da menina, jogando conversa fora – ‘onde você estuda?’, entre outras perguntas típicas de paquera. Em seguida, começava a agressão. ‘O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas.’ relata ‘M.C.’, 20, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.”

(www.folha.uol.com.br.> Acesso: 10/11/2010/Adaptado)

Com base nos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“O perfil do jovem do século XXI: Solitário? Solidário? Agressivo? Incoerente? Informado? Como é possível descrever essa geração?”

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Leia também:

Tema de redação — FUVEST - 2015
Tema de redação — FUVEST - 2014
Temas de redação — FUVEST — 2009 - 2012
Tema de redação — FATEC - 2015 - 1º Semestre
Temas de redação — Mackenzie - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário