Tema de redação — UERN 2011
PROVA DE REDAÇÃO
ORIENTAÇÕES GERAIS
A Prova de Redação constará de uma produção textual de
caráter predominantemente dissertativo-argumentativo baseada no tema proposto.
— Será atribuída nota ZERO à redação que se enquadre em
qualquer um dos seguintes itens:
a) Não desenvolvimento pelo candidato do tema proposto;
b) Não identificação (assinatura) do candidato no local
especificado;
c) Identificação do candidato, sob qualquer forma, fora do
local especificado;
d) Escrita ilegível ou em letra de forma;
e) Escrita a lápis ou caneta esferográfica com tinta de
cor que não seja azul ou preta;
f) Escrita em outra língua que não seja a portuguesa.
— A correção da Prova de Redação considerará apenas a
folha específica, não tendo nenhum valor qualquer texto escrito em outro local
da Prova de Redação ou em espaços para rascunhos.
— O candidato deverá verificar se os dados constantes na
Folha de Redação (nome do candidato, número de inscrição) estão corretos e, em
caso de divergência, comunicar o fato, imediatamente, ao fiscal.
— O candidato poderá usar o
rascunho da Prova de Redação.
TEMA PROPOSTO
TEXTO I:
Jovens se mobilizam para ajudar quem precisa de
transplante de medula com urgência:
No Rio de
Janeiro, estudantes de uma universidade estão em campanha. Querem ajudar um
amigo. Acabaram chamando a atenção para um problema do Brasil inteiro.
(http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/06/jovens-se-mobilizam-para-ajudar-quem-precisam-de-transplante-de-medula-comurgencia.
html>Acesso:10/11/ 2010)
“O
Consórcio Social da Juventude, O futuro é agora, consiste numa ação conjunta do
Governo Federal, Ministério do Trabalho (MTE) e a Sociedade Civil, que vem se
consolidando como uma política geradora de trabalho digno, inclusão social e
cidadania para a juventude, em situação de maior vulnerabilidade social,
criando oportunidades de qualificação sócio-profissional e de efetiva inserção
de jovens no mercado de trabalho local.
Seu
objetivo é capacitar o jovem de maior exclusão social com ações de qualificação
básica com carga horária de 200h/aulas, destacando-se a elevação da
escolaridade, inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação
ambiental, legislação trabalhista e empresa familiar, cooperativismo e associativismo,
além da capacitação técnico-profissional, com carga horária de 200h/aulas, que compreendem
os arcos ocupacionais: turismo e hospitalidade, vestuário, consertos e reparos,
beleza e estética, administração, serviços domiciliares e agroextrativismo.”
(http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/Index.asp?vEditoria=Cidadania&vCod=6446>
acesso em: 10/11/2010)
TEXTO II:
“No
domingo, o Twitter, rede social de troca de mensagens curtas com mais de 10
milhões de usuários brasileiros, serviu para uma vergonhosa enxurrada de textos
de cidadãos do eixo Sul-Sudeste com manifestações de intolerância contra
pessoas de origem nordestina. O estopim: a eleição da candidata do PT, Dilma
Roussef, ao cargo de presidente da República, com o apoio maciço do Nordeste.
Em meio às centenas de mensagens agressivas, a estudante de Direito ‘M.P.’
chamou a atenção pelo que publicou no Twitter: ‘Nordestino não é gente. Faça um
favor a SP, mate um nordestino afogado!’ Foram apenas 71 toques.”
(Revista Época, 08/11/2010, n. 651 / Adaptado)
TEXTO III:
“O
objetivo do ‘Rodeio das Gordas’ era agarrar alunas, de preferências as obesas,
e tentar simular um rodeio – ficando o maior tempo possível sobre a presa. ‘R.
N.’, estudante do Campus de Assis (434km de São Paulo), um dos organizadores do
‘rodeio das gordas’ e criador da comunidade do Orkut sobre o tema, diz que a
prática era ‘só uma brincadeira’. Mais de 50 rapazes de diversos campus teriam participado.
Primeiro, o jovem se aproximava da menina, jogando conversa fora – ‘onde você
estuda?’, entre outras perguntas típicas de paquera. Em seguida, começava a
agressão. ‘O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e
agarrá-las como fazem os peões nas arenas.’ relata ‘M.C.’, 20, aluna do quarto
ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram
contra o bullying.”
(www.folha.uol.com.br.> Acesso: 10/11/2010/Adaptado)
Com base nos textos motivadores, redija um texto
dissertativo-argumentativo sobre o tema:
“O perfil do jovem do século XXI: Solitário?
Solidário? Agressivo? Incoerente? Informado? Como é possível descrever essa
geração?”
Leia também:
Tema de redação — FUVEST - 2015
Tema de redação — FUVEST - 2014
Temas de redação — FUVEST — 2009 - 2012
Tema de redação — FATEC - 2015 - 1º Semestre
Temas de redação — Mackenzie - 2014
Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br
PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário