Seguidores

domingo, 29 de março de 2015

Tema de redação — UNB - 2008 - 2º Semestre

Tema de redação — UNB - 2008 - 2º Semestre



PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Traduzir-se

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte, linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?

Ferreira Gullar

G1 – Como é a paquera entre os chineses? Quanto tempo demora mais ou menos para um casal ficar junto?

Lauren – Eles geralmente moram em grupos quando estão no colégio e na faculdade: meninas num dormitório e meninos no outro. A relação com o sexo oposto é mais difícil e mais conservadora. Até pela questão do confucionismo. Antes da revolução comunista, falar com um homem que não fosse da família era impossível, mas ainda hoje é difícil um homem entrar em contato com uma mulher. O que acontece pra namorar é que o tempo de paquera é muito grande. Para o casal ficar junto, demora meses. Posso falar pelos meus amigos estrangeiros que têm namorada chinesa. Eles saem juntos, andam de mãos dadas, mas, para as coisas irem acontecendo sexualmente, demora meses. Para dar o primeiro beijo na boca também demora meses. O chinês padrão ainda é muito conservador. As coisas demoram um tempo a mais para acontecer com eles.

Trecho da entrevista com a historiadora Lauren Fraiz, jun./2006. In: Internet: (com adaptações)

Precisa-se

            Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. (...) Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama.

Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 144.

Emoções

            Não há nenhuma atividade humana que não esteja fundada, sustentada por uma emoção, nem mesmo os sistemas racionais, porque todo sistema racional se constitui como um sistema de coerências operacionais fundado em um conjunto de premissas aceitas a priori. A aceitação a priori desse conjunto de premissas é o espaço emocional. E, quando muda a emoção, também muda o sistema racional.

H. Maturana. cognição, ciência e vida cotidiana. Ed.UFMG, 2001 (com adaptações).

            Em uma cultura consumista como a nossa, a promessa de aprender a arte de amar é a oferta de construir a “experiência amorosa” à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultado sem esforço. (...) A proximidade virtual não exige laços estabelecidos de antemão, nem resulta necessariamente em seu estabelecimento. “Estar conectado” é menos custoso do que “estar engajado”, mas também consideravelmente menos produtivo em termos de construção e manutenção de vínculos.

Zygmunt Bauman. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 21-2 e 82 (com adaptações).

Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima têm caráter unicamente motivador e, ainda, que o ser humano é parte de vários sistemas, redija um texto dissertativo a respeito da influência que os sistemas social e cultural podem exercer no vínculo afetivo que você estabelece com alguém.


Leia também:

Tema de Redação — FUVEST 2015
Tema de Redação — FATEC 2015 — 1º Semestre
Tema de Redação — MACKENZIE 2014
Tema de redação – FUVEST 2014
Tema de redação – FUVEST 2013
Tema de redação – FATEC 2013 – 2º Semestre
Tema de Redação - UFG - 2013 - 2º Semestre
Tema de Redação - UFRJ - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário