Seguidores

domingo, 29 de março de 2015

Tema de redação — UERN 2013

Tema de redação — UERN 2013

PROVA DE REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

A Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter predominantemente dissertativo-argumentativo baseada no tema proposto.
— Será atribuída nota ZERO à redação que se enquadre em qualquer um dos seguintes itens:
a) Não desenvolvimento pelo candidato do tema proposto;
b) Não identificação (assinatura) do candidato no local especificado;
c) Identificação do candidato, sob qualquer forma, fora do local especificado;
d) Escrita ilegível ou em letra de forma;
e) Escrita a lápis ou caneta esferográfica com tinta de cor que não seja azul ou preta;
f) Escrita em outra língua que não seja a portuguesa.
— A correção da Prova de Redação considerará apenas a folha específica, não tendo nenhum valor qualquer texto escrito em outro local da Prova de Redação ou em espaços para rascunhos.
— O candidato deverá verificar se os dados constantes na Folha de Redação (nome do candidato, número de inscrição) estão corretos e, em caso de divergência, comunicar o fato, imediatamente, ao fiscal.
— O candidato poderá usar o rascunho da Prova de Redação.

TEMA PROPOSTO

Texto I

            Estamos em pleno Carnaval, mas a tragédia de Santa Maria ainda ecoa nos corações. Entre um ziriguidum e outro, de repente alguém lança um olhar no salão superlotado e pergunta a si mesmo:
            – E se pegar fogo?
            Esperei para falar do assunto. Queria avaliar a atuação dos órgãos públicos. Aconteceu o previsto: um tsunami de fiscalização inundou o país. No Rio de Janeiro, fecharam até espaços públicos. No centro de São Paulo, em pleno Carnaval, casas noturnas tradicionais não funcionam mais. E daí?
            Falou-se muito sobre um choque de fiscalização. É importante, claro. Mas queria ouvir sobre uma reestruturação mais profunda.

(Walcyr Carrasco. Época. 07/02/2013.)

Texto II

Enquete

            Após a tragédia na boate em Santa Maria, prefeitos de todo o País iniciaram uma varredura pelos estabelecimentos da cidade para solucionar eventuais problemas de segurança. Na sua opinião:
            — A tragédia será um divisor de águas. A partir de agora, empresários, público e autoridades multiplicarão as atenções para evitar novas catástrofes evitáveis.
            — Serão esforços paliativos e momentâneos. Aos poucos, as lições da tragédia serão esquecidas e o tripé lucro-negligência-omissão voltará a produzir novas vítimas.

(Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/)

Texto III

            Promotores do Ministério Público do Rio Grande do Sul definiram, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (30), propostas de mudanças nas legislações municipais e estaduais para novas vistorias de planos de combate a incêndios e também para a liberação de alvarás. Os dois documentos serão destinados a todos os municípios do estado e ao governo do Rio Grande do Sul.

(Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/tragedia-incendio-boate-santa-maria/cobertura/)

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo com o seguinte tema:

“Segurança e responsabilidade na preservação de vidas”.



Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário