Seguidores

domingo, 29 de março de 2015

Tema de redação — UNB - 2007 - 1º Semestre

Tema de redação — UNB - 2007 - 1º Semestre


PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Mitos modernos

            O homem moderno, tanto quanto o antigo, não é só razão, mas também afetividade e emoção. Hoje em dia, os meios de comunicação de massa lidam com os desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva. O mito recuperado do cotidiano do homem contemporâneo não se apresenta com a abrangência que se fazia sentir no homem primitivo.
            Os mitos modernos não abrangem mais a totalidade do real, como ocorria nos mitos gregos, romanos ou indígenas. Podemos escolher um mito da sensualidade, outro da maternidade, sem que tenham de ser coerentes entre si. Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como as personagens de filmes (Super-Homem, Homem-Aranha, Mickey, Rambo e outros), passam a encarnar o bem e a justiça, assumindo a nossa proteção imaginária.
            A própria ciência pode virar um mito, quando somos levados a acreditar que ela é feita à margem da sociedade e de seus interesses, que mantém total objetividade e que é neutra. Como mito e razão habitam o mesmo mundo, o pensamento reflexivo pode rejeitar alguns mitos, principalmente os que vinculam valores destrutivos ou que levam à desumanização da sociedade. Cabe a cada um de nós escolher quais serão nossos modelos de vida.

Internet: <www.filosofiavirtual.pro.br> (com adaptações).

Conto de fadas para as mulheres do século XXI

            Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa que, independente e cheia de auto-estima, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava em conformidade ecológica, se deparou com uma rã.
            Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
            — Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo em um belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o nosso jantar, lavarias as roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...
            Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à milanesa, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava... Nem morta!

Luís Fernando Veríssimo (com adaptações).

Exemplificando com, pelo menos, um dos mitos apresentados nesta prova, discorra a respeito do seguinte tema: OS MITOS E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MODERNO.



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!






Leia também:

Tema de redação — UNB — 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário