Seguidores

domingo, 29 de março de 2015

Tema de redação — UNB - 2007 - 2º Semestre

Tema de redação — UNB - 2007 - 2º Semestre




PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.


Pode-se considerar os 500 anos de Brasil a partir de três perspectivas principais: a partir da praia, onde estavam os indígenas na chegada dos europeus; a partir das caravelas dos europeus que aqui aportaram; e a partir do Brasil-nação como resultado da miscigenação de raças e culturas que aqui se encontravam com as que para cá vieram e que, em um processo histórico-social complexo, inventaram o Brasil moderno.

O Brasil visto a partir da praia

Visto a partir da praia, onde estavam as populações originárias, a chegada dos portugueses significou uma invasão. Eles ocuparam as terras, submeteram os indígenas e construíram não uma nação autônoma mas um entreposto comercial e depois uma colônia para enriquecer a metrópole.

O Brasil visto a partir das caravelas

Esta perspectiva celebrou os 500 anos como uma grande façanha, o descobrimento do Brasil. Na ótica desta leitura, ele começou a existir a partir de sua ocupação pelos europeus; antes era a fase da barbárie, superada pela introdução da civilização europEia.

Leonardo Boff. Depois de 500 anos que Brasil queremos? Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 15-18 (com adaptações).

Considerando que a História do Brasil é, usualmente, registrada sob a ótica de quem enxerga “a partir das caravelas”, redija um texto dissertativo a respeito dos 500 anos do Brasil focalizando, com a visão “a partir da praia”, as relações entre brancos e indígenas brasileiros.



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!






Leia também:

Tema de redação — UNB — 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário