Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2013

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2013


            Escreva um texto dissertativo (em prosa) no qual você analise os principais desafios que as grandes cidades brasileiras enfrentam atualmente para garantir a seus habitantes alguns valores essenciais ao pleno exercício da cidadania, como o gozo dos direitos civis e políticos, a igualdade de oportunidades e de condições, o respeito às diferenças (de classe econômica, religião, etnia, escolaridade, orientação sexual…) ou ainda outros valores que você julgue relevantes.

Observações:
1. Cuide para que seu texto não se transforme em um amontoado de frases feitas e clichês sobre o tema. Procure desenvolver um ponto de vista consistente e expressivo sobre a(s) questão(ões) a ser(em) abordada(s), expondo as ideias de modo coerente.
2. O texto deve ser escrito na variante culta (formal) da língua portuguesa. Portanto, não use gírias e certos recursos expressivos muito informais.
3. Embora se trate de um texto dissertativo, é plenamente possível que o candidato se expresse na 1ª, 2ª ou 3ª pessoas do discurso.



Leia também:

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2016
Tema de Redação – Cásper Líbero – 2010


Conheça as apostilas de literatura do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário