Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2015

TESTES DE CONCURSOS I - 10 QUESTÕES COMENTADAS

TESTES DE CONCURSOS I - 10 QUESTÕES COMENTADAS

1 - (Escrivão–DEMACRO-2005) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Não ____________ a casa porque senão vai haver problema para você.
_______________ logo esse papel para entender o que está sendo pedido.
Não __________ sua raiva em nós nem _______ ordens.

a) Destelha, Desenrola, despeja, dite.
b) Destelha, Desenrola, despeja, dita.
c) Destelhe, Desenrole, despeje, dite.
d) Destelhe, Desenrole, despeje, dita.
e) Destelhe, Desenrole, despeja, dite.

2 - (Agente Policial – DEMACRO - 2004) Aponte a alternativa correta.

a) Não se devem infligir as leis.
b) Não se deve infligir as leis.
c) Não se devem infringir as leis.
d) Não se devem inflingir as leis.
e) N.d.a.

3 - (Auxiliar de Papiloscopista – DECAP - 2005) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase inicial.

Talvez __________ dúvidas quanto ao funcionamento do veículo, mas não ________ existir mecânicos, pois o caminhão esta rodando sem problemas _______ cinco dias.

a) Haja – devem - faz
b) Hajam – deve – fazem
c) Haja – deve – fazem
d) Haja – deve – faz
e) Hajam – devem - faz

4 - (Auxiliar de Papiloscopista – DECAP - 2005) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase inicial.

A mãe, a doce mulher, a criatura amorosa _________ a casa; não __________ jamais; _______ sempre por perto.

a) Guardam – se descuidam – está.
b) Guardam – se descuida – estão.
c) Guarda – se descuida – está.
d) Guarda – se descuidam – está.
e) Guarda – se descuidam – estão.

5 - (Auxiliar de Papiloscopista – DECAP - 2005) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase inicial.

Um dos candidatos __________ prefeito daquela cidade informou __________ assessores _________ não receberá os estudantes.

a) À – os – de que.
b) A – aos – que.
c) A – aos – de que.
d) À – os – que.
e) À – aos – que.
6 - (Auxiliar de Papiloscopista – DECAP - 2005) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase inicial.

Fiquei com __________ dó enorme, porque _________ estratagema utilizado pelos ____________ prejudicou muitas pessoas inocentes.

a) Uma – o – guarda–noturnos.
b) Um – a – guardas-noturno.
c) Um – o – guardas-noturnos.
d) Uma – a – guardas-noturnos.
e) Um – o – guarda-noturnos.

7 - (Auxiliar de Papiloscopista – DECAP - 2005) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase inicial.

Não foi ___________ a suspensão que lhe deram, porque você foi o que ______________ falhas cometeu; poderiam ter pensado em outras penalidades mais ____________.

a) Justo – menas – adequada.
b) Justa – menos – adequadas.
c) Justa – menos – adequada.
d) Justo – menas – adequadas.
e) Justo – menos – adequada.

8 - (Papiloscopista – DECAP – 2002) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços na frase.

Hoje, quem _________, porque, ontem _______ tu que ___________.

a) Paga sou eu – fostes – pagastes.
b) Paga sou eu – foi – pagou.
c) Paga sou eu – foste – pagaste.
d) Paga é eu – foi - pagaste.

9 - (Papiloscopista – DECAP - 2005) Assinale a alternativa correta:

“Os Estados Unidos estão procurando impor seus pontos de vista”
“Hoje são trinta e um de outubro”
“Ele é um dos que mais lutou por isso”

a) Todas estão certas.
b) Todas estão erradas.
c) Apenas uma está certa.
d) Apenas uma está errada.
e) Duas apenas estão certas.

10 - (Agente de Telecomunicações – DEINTER - 2005) Qual a série que completa as lacunas do seguinte período, em conformidade com os preceitos da ortografia oficial?

Estava diante de um, ________ porém, tinha o _______ de buscar superá-lo. Sua recompensa não seria um simples _________.

a) Impecilho, privilégio, óbulo.
b) Empecilho, previlégio, óbulo.
c) Empecilho, privilégio, óbolo.
d) Impecilho, previlégio, óbolo.
e) Empecilho, privilégio, óbulo.
GABARITO COMENTADO

01 – RESPOSTA: C
Comentário: A questão refere-se ao uso do imperativo. Uma vez identificado o interlocutor (você - 3º pessoa), basta conjugar os respectivos verbos conforme a essa pessoa do discurso. Assim, para a 3º pessoa do singular, os verbos no imperativo devem seguir a conjugação do presente do subjuntivo: Não destelhe, desenrole, não despeje e dite.

02 – RESPOSTA: E
Comentário: Há dois pontos a serem observados. 1- o verbo correto é infringir a lei (quebrar, subverter). 2 - O verbo auxiliar tem que ficar no singular pois possui como sujeito uma oração. - Infringir as leis não se deve. Sendo assim, nenhuma das alternativas contempla esses pontos.

03 – RESPOSTA: D
Comentário: O verbo haver no sentido de existir não pode ir ao plural. Na segunda lacuna, novamente uma oração faz o papel de sujeito, portanto o verbo fica no singular. Já na terceira lacuna, o verbo fazer no sentido de tempo não vai ao plural.

04 – RESPOSTA: C
Comentário: O verbo guardar fica no singular concordando com o sujeito – perceba o aluno que não se trata de um sujeito composto, e sim uma enumeração apositiva do sujeito “mãe”; dessa forma, todos os outros verbos relacionados ao mesmo sujeito devem permanecer no singular.

05 – RESPOSTA: B
Comentário: Na primeira lacuna, não há o sinal grave indicativo de crase antes de palavras masculinas; na segunda, deve haver a junção da preposição com o aritgo definido “os” para concordar com “assessores”; na terceira, trata-se de uma das regências do verbo informar: “informar algo a alguém”.

06 – RESPOSTA: C
Comentário: Tanto "dó" quanto "estratagema" são vocábulos masculinos. Já o substantivo composto "guarda-noturno" deve seguir as regras para formação de plural: substantivo + adjetivo – os dois elementos vão ao plural.

07 – RESPOSTA: B
Comentário: Deve ser feita a concordância entre a palavra suspensão (feminina) com o seu adjetivo (justa). A palavra menas não existe na língua portuguesa. Por fim, deve ser feita a concordância do plural penalidades com o seu complemento adequadas.

08 – RESPOSTA: C
Comentário: o verbo “pagar” deve fazer a concordância com o sujeito “quem”; Nas lacunas seguintes, a concordância verbal deve ser efetuada com a segunda pessoal do singular “tu” no pretérito perfeito do indicativo – tu foste, tu pagaste.

09 – RESPOSTA: D ou E
Comentário: A primeira oração está correta, pois, uma vez que foi usado o artigo definido plural “os” antes de Estados Unidos, o verbo deve permanecer no plural. Já quanto à segunda oração, nas indicações temporais o verbo “ser” tanto pode ser flexionado no plural, concordando com o numeral (Hoje são trinta e um dias de outubro), quanto no singular, concordando com o substantivo subentendido “dia” (hoje é dia trinta e um de outubro). Já na terceira oração, a maioria dos gramáticos entende que a construção “um dos que” requer o verbo no plural, uma vez que o pronome relativo “que” retoma o pronome demonstrativo plural “os” (que no exemplo está contraído com a preposição “de”).

10 – RESPOSTA:
Comentário:  Questão meramente ortográfica; a escrita correta das palavras é empecilho, privilégio e óbolo.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário