Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tema de redação — ESPM — 2º Semestre de 2011

Tema de redação — ESPM — 2º Semestre de 2011


PROVA DE REDAÇÃO

TEMA 1

O NÚMERO 1

            “O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe a distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade”. O autor dessas palavras é Nelson Rodrigues, também criador da famosa expressão de que o brasileiro sofria
de “complexo de vira-lata”.
            Nos últimos anos, porém, parece que o país resolveu contradizer um de seus mais geniais e polêmicos escritores. De lá para cá, o Brasil passou a ser o primeiro em diversos aspectos mundiais relevantes.

Proposta: Elabore um texto dissertativo que apresente, dentro dos contrastes que ainda persistem, uma visão do país que passou a se destacar por seu crescimento e desenvolvimento superiores à média global.

TEMA 2

O ROCK PODE SALVAR O MUNDO?

            “Toda vez que o cantor Bono Vox se apresenta em um país, provoca dois tsunamis. Um, musical, são os shows de sua banda, U2. O outro tsunami é no campo das ideias. Por onde Bono passa, ele provoca uma discussão. O percurso do líder do U2 se confunde com o do rock que abraça causas sociais. Na saga dos artistas engajados, está também Madonna, que se interessou pela questão da educação das crianças africanas no Malauí.”

(De Barbara Heckler, in Revista Bravo, abril/ 2011, trecho adaptado)

Proposta: Com base nas informações da matéria jornalística e em seus conhecimentos, elabore um texto dissertativo que contemple a seguinte discussão: muitos artistas e outras celebridades utilizam seu prestígio associado às causas sociais ou ambientais. Este tipo de ação é motivado para obtenção de resultados mercadológicos do próprio artista, vaidade pessoal ou real adesão à causa?

ORIENTAÇÕES:

ü    Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
ü Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
ü Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
ü Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coeren­te, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.
ü Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.


Leia também:



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário