Prova de Língua Portuguesa - 2º Semestre de 2011
Texto para as
questões de 01 a 04
Na
década de vinte a maneira mais útil de abordar o cinema, para a criação ou a
reflexão, era considerá-lo arte autônoma. É possível que a tese da
especificidade cinematográfica ainda venha no futuro a produzir frutos práticos
e teóricos. Atualmente, porém, os melhores filmes e as melhores ideias sobre
cinema decorrem implicitamente de sua total aceitação como algo esteticamente
equívoco, ambíguo, impuro. O cinema é tributário de todas as linguagens,
artísticas ou não, e mal pode prescindir desses apoios que eventualmente
digere. Fundamentalmente arte de personagens e situações que se projetam no
tempo, é sobretudo ao teatro e ao romance que o cinema se vincula. A história
da arte cinematográfica poderia limitar-se, sem correr o risco de deformação
fatal, ao tratamento de dois temas, a saber, o que o cinema deve ao teatro e o
que deve à literatura. O filme só escapa a esses grilhões quando desistimos de
encará-lo como obra-de-arte e ele começa a nos interessar como fenômeno. Não é
na estética, mas na sociologia que refulge a originalidade do cinema como arte
viva do século.
(Antonio Candido
et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1970.)
Questão nº 01 - Compreende-se
corretamente do excerto que
a) a
originalidade do cinema está no fato de ser uma arte ambígua.
b) a arte que
marcou o século XX deve ser entendida apenas como um fenômeno social.
c) o cinema é
concebido como uma conjunção de diferentes linguagens.
d) um bom filme
será sempre adaptação de uma obra literária ou de uma obra teatral.
e) talvez no
futuro a crítica compreenda melhor a qualidade estética dos filmes
.
Questão nº 02 - Considerado o
contexto, assinale a alternativa que traduz adequadamente o sentido da palavra
em destaque.
a) refulge:
sobressai. b) fatal: que
destrói. c) prescindir:
necessitar.
d) tributário: oneroso. e) equívoco: defeituoso.
d) tributário: oneroso. e) equívoco: defeituoso.
Questão nº 03 - Assinale a
alternativa correta.
a) Na linha 01, “para”
introduz ideia de consequência.
b) Na linha 06,
a palavra “mal” está corretamente grafada, assim como em “Este é um mal exemplo
para as crianças”.
c) Na linha 09,
a oração “sem correr o risco de deformação fatal” exprime ideia de concessão.
d) Na linha 07,
a forma “se projetam” pode ser corretamente substituída por “são projetadas”.
e) Nas linhas 11
e 12, a palavra “como”, em ambos os casos, tem a mesma função e sentido
presentes em “Fez a tarefa como determinamos”.
Questão nº 04 - Considere as
seguintes afirmações:
I. Por se tratar
de um texto acadêmico, ele tem autonomia de sentido e, portanto, não há
necessidade de relativizá-lo levando em conta as suas condições de produção.
II. Por ter
caráter didático-pedagógico, e ter sido escrito há mais de quarenta anos, o
texto torna-se inócuo como base de reflexão para os dias atuais.
III. Já que
trata de um tema vinculado à arte, o texto afasta-se da linha de reflexão
científica e, por isso, pode ser contestado nos dias de hoje.
Assinale:
a) se apenas I
estiver correta. b) se apenas II
estiver correta.
c) se apenas II
e III estiverem corretas. d) se todas as
afirmações estiverem corretas.
e) se nenhuma
afirmação estiver correta.
Texto para as questões de 05 a 08
Churrasco em
enterro
As
festanças são atividades sociais importantes. Pessoas se juntam e preparam uma
grande refeição para comemorar um evento. Pode ser um nascimento, um casamento,
a vitória em uma batalha, o sucesso de uma caçada ou mesmo, em algumas
culturas, a morte de um ente querido. Mas quando esse hábito surgiu entre os
humanos?
Até
recentemente, a evidência mais antiga de grandes festas comunais datava do Neolítico,
entre 11 mil e 8 mil anos atrás, depois do surgimento da agricultura e das primeiras
cidades. Agora, arqueólogos, escavando uma
gruta em Israel, descobriram evidências de festanças que ocorreram há cerca de
12 mil anos. No fundo dessa caverna foram encontrados diversos buracos. Cada
buraco estava coberto por um grande pedaço de pedra. Debaixo da pedra foram
encontrados esqueletos humanos e muitos ossos de animais. Esses ossos
apresentavam marcas indicando que a carne fora totalmente retirada e, além
disso, tinham marcas de queimaduras.
Os
arqueólogos acreditam que provavelmente houve uma festança, na qual foi
consumida uma grande quantidade de carne. Em seguida, os restos foram
enterrados com o corpo da mulher. Tudo indica que o mais antigo churrasco
descoberto até agora foi organizado como parte de um enterro.
(Adaptado de
Fernando Reinach)
Questão nº 05 - Depreende-se da
leitura do texto que
a) arqueólogos
estão essencialmente preocupados em descobrir hábitos alimentares em torno de
enterros.
b) atividades
que parecem produto da civilização moderna podem ser, na verdade, costumes que
estão nas raízes da formação dos hábitos da espécie humana.
c) civilizações
antigas não tinham hábitos de higiene, uma vez que enterravam mortos com restos
de comida.
d) a descoberta
de esqueletos humanos e ossos de animais evidenciam que a civilização que
habitou a gruta descoberta apresentava hábitos canibais.
e) grandes
festas eram o fator motivador para que grupos humanos de antigas civilizações
enterrassem seus mortos.
Questão nº 06 - Assinale a alternativa correta.
a) O texto
constrói uma paisagem visual daquela hipotética situação da antiga civilização,
por meio de uma organização textual descritiva em sua totalidade.
b) A descoberta
da gruta é relatada em texto narrativo, construído em torno de um enredo com
forte clímax em seu final.
c) A linguagem
clara e objetiva nos possibilita a percepção de um texto de divulgação
científica com teor próximo ao de um texto jornalístico.
d) A construção
rigorosa da progressão temática, ao lado da apresentação de pontos de vista
contraditórios, evidencia o caráter acadêmico do texto.
e) O texto
caracteriza-se como um relato pessoal construído a partir da experiência do
próprio narrador em pesquisa de campo.
Questão nº 07 - Considere as
seguintes afirmações:
I. Predomina no
texto tempo verbal presente, uma vez que é necessária a presentificação das
ações por meio de um relato pessoal.
II. Há no texto
emprego da língua formal padrão, adequada aos objetivos a que o autor se
propõe.
III. A linguagem
apresenta conceitos e terminologia científica, que se articulam paradoxalmente
à defesa de um ponto de vista.
Assinale:
a) se todas as afirmações estiverem corretas. b) se nenhuma afirmação estiver correta.
c) se apenas as afirmações I e II estiverem
corretas. d) se apenas a afirmação I estiver correta.
e) se apenas a afirmação II estiver correta.
Questão nº 08 - Assinale a
alternativa correta.
a) O trecho “fora
totalmente retirada” poderia ser reescrito, sem prejuízo para o sentido, assim:
“havia sido totalmente retirada”.
b) A forma
plural de “houve uma festança” está corretamente grafada assim: “houveram
festanças”.
c) O sufixo de “festança”
apresenta mesmo sentido que o presente em “criança”.
d) De acordo com
a norma culta, o trecho “há cerca de 12 mil anos” poderia também ser escrito da
seguinte forma: “acerca de 12 mil anos atrás”.
e) Assim como
temos a grafia “em cima”, a palavra “debaixo”, de acordo com a norma culta,
poderia apresentar a grafia “de baixo”, sem que isso provocasse alteração no
sentido da palavra.
Textos para as
questões 09 e 10
Texto I
Quino, Toda
Mafalda, Martins Fontes, p. 6.
Texto II
Quino, Toda
Mafalda, Martins Fontes, p. 323.
Questão nº 09 - Assinale a
alternativa correta.
a) A leitura das
tiras prescinde de maiores informações de seu contexto de produção, uma vez o
efeito de humor é resultado do efeito sincrético do texto.
b) O
conhecimento de mundo é elemento importante para a compreensão do humor nas
tiras, uma vez que ele é resultante de informações implícitas.
c) Há uma
transmissão de efeito moral nas tiras, que apresentam como objetivo fundamental
contribuir para o processo de educação das crianças.
d) As tiras
caracterizam-se como exemplo perfeito do tipo de relação que os pais devem ter
com os filhos, pois demonstram que a educação não deve ser repressiva.
e) A
representação visual das personagens das tiras é elemento de menor importância
para a formação dos sentidos.
Questão nº 10 - Assinale a
alternativa INCORRETA sobre as tiras.
a) Há, na
primeira tira, uma crítica ao comportamento de determinados políticos, que
pouco fazem pela população que os elegeu.
b) A segunda
tira incorpora, em sua construção, outro gênero textual, por meio da
representação de um verbete de dicionário.
c) A ausência de
enunciados verbais nos três últimos quadrinhos da segunda tira dificulta a
compreensão dos sentidos, por isso é mais complexa que a primeira.
d) O efeito de
humor da segunda tira é obtido exclusivamente por meio da exploração da
linguagem visual e dos conhecimentos de mundo do leitor.
e) Um dos
elementos inusitados da primeira tira relaciona-se com a forma escolhida pelas
crianças para sua brincadeira.
GABARITO
1 - C 2 - A 3 - D 4 - E 5 - B 6 - C 7 - E 8 - A 9 - B 10 - D
Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
Leia também:
Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2016 – 2º Semestre
Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2014 – 2º Semestre
Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2010 – 1º Semestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário