Seguidores

domingo, 5 de julho de 2015

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2015 – 2º semestre

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2015 – 2º semestre

Prova de Redação

Instruções Gerais

1 -Será atribuída nota zero à redação que se inserir em uma das seguintes situações:
a) Fuga total do tema;
b) Não obediência à tipologia textual, quando solicitada;
c) Número insuficiente de linhas (mínimo 15 linhas);
c) Escrita a lápis;
d) Entregue na folha de rascunho;
e) Com linguagem chula, desrespeitosa ou ofensiva;
f) Com letra ilegível;
h) Escrita em verso.

2 - Na avaliação das redações não inseridas no item anterior, serão observadas e consideradas, para efeitos de atribuição da nota, as seguintes competências, para cada uma das quais será atribuída uma pontuação de 0,0 a 2,5:
a) Adequação à variedade culta da língua portuguesa –O candidato deve apresentar domínio das regras de concordância, regência e colocação, das convenções ortográficas, dos recursos de pontuação, da escolha do registro linguístico adequado e das demais convenções associadas à modalidade escrita.
b) Adequação ao tema e à estrutura do texto dissertativo –O candidato deve compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais e funcionais do texto dissertativo.
c) Nível de informatividade, inventividade, argumentação e exposição –O candidato deverá valer-se de vocabulário adequado ao tema proposto; apresentar informações, argumentos, fatos, opiniões, ideias, pontos de vista consistentes; demonstrar, clareza, espírito crítico e criatividade.
d) Coerência e coesão –O candidato deve articular as partes do texto entre si e ao todo, de maneira clara e coerente, distribuindo as informações adequadamente em parágrafos; as ideias devem estar encadeadas, com continuidade e progressão temática; devem ser estabelecidas relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições.


A prova de redação apresenta duas propostas. Você deverá escolher somente uma delas para elaborar a sua dissertação.

Proposta 1

Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija um texto dissertativo, enfocando o tema: A Lei Seca no Brasil

Texto 1

A Lei Seca se refere à Lei 11.705, foi criada em 2008 como uma forma para reduzir os acidentes de carros provocados por motoristas alcoolizados no Brasil. A atual legislação inclui novos tipos de provas contra os condutores, como testemunhas, vídeos e fotos, que já resultaram em condenações. O valor da multa é cobrado em dobro se o motorista for reincidente em um ano. A medida já é considerada um fator de diminuição de acidentes no país.

Texto 2


Texto 3


Proposta 2

Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija um texto dissertativo, enfocando o tema: Água - recurso essencial à sobrevivência.

Texto 1
A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. A água tem, portanto, importância ecológica, econômica e social.

Disponivel em:www1.folha.uol.com.br/folha

Texto 2

A água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Disponível em: http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua. Acesso em 2 abr. 2015

Texto 3

Leia também:

Tema de redação — FUVEST - 2014
Temas de redação — FUVEST — 2009 - 2012
Tema de redação — FATEC - 2015 - 1º Semestre
Temas de redação — Mackenzie - 2014
TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM – 2010 A 2011
TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM – 2006 A 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário