Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2015

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO - 4

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO - 4

Atarantado - Brando - Deidade - Estatal - Ícone - Imiscuir-se - Intervenção - Marxista - Metamorfose - Níveo - Permear - Premissa - Priorizar - Protocolo - Retórica - Síntese - Sórdido - Subjetividade - Subsidiar - Suscetível

Atarantado
Aturdido, estonteado, atrapalhado.
Brando
De pouca intensidade; moderado, fraco.
Deidade
Divindade, deusa, deus pagão, nume.
Estatal
Que se refere ou pertence ao Estado, à nação, ao governo
Ícone
Algo ou alguém que se distingue ou simboliza determinada época, cultura, área do conhecimento; imagem ou ídolo.
Imiscuir-se
Tomar parte em; misturar-se: imiscuir-se nos negócios alheios.
Intrometer-se, envolver-se em, ingerir-se.
Intervenção
Ato de exercer influência em determinada situação na tentativa de alterar o seu resultado; interferência. Ação de violar a soberania de um Estado não dependente;
Marxista
Adepto do marxismo, que se inspira no marxismo. Marxismo: sistema filosófico criado por Karl Max,base teórica do sistema político e econômico do socialismo.
Metamorfose
Mudança; transformação pela qual passam alguns animais, no decorrer do seu processo de desenvolvimento; transformação; alteração completa no aspecto, natureza ou estrutura de alguém ou de alguma coisa.
Níveo
Que se pode referir à neve; que possui cor ou aspecto de neve; branco, nevado ou alvo.
Permear
 Atravessar ou furar; fazer com que alguma coisa passe pelo meio ou através de; ocorrer; estar presente por toda a extensão de.
Premissa
Proposição; fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo.
Priorizar
Dar prioridade a; garantir prioridade ou vantagem a; privilegiar.
Protocolo
Ata, nota ou registro dos documentos governamentais, dos atos oficiais; normas e procedimentos que se deve respeitar em cerimônias públicas; formalidade; Reunião das regras que regulam os atos públicos; cerimonial.
Retórica
Arte de bem falar; valer-se da eloquência ou da argumentação clara para se comunicar.  Pejorativo: Uso de mecanismos contundentes e ostentosos para ludibriar ou vangloriar-se, discurso enfadonho e vazio.
Síntese
Resumo; exposição genérica e abreviada de alguma coisa; Reunião de vários elementos que formam um todo unificado e coerente.
Sórdido
Repugnante ou asqueroso; que possui características daquilo que é baixo, vil, torpe, corrupto.
Subjetividade
Característica, particularidade ou domínio do que é subjetivo (particular e íntimo); que pode ser visto de várias formas e pontos de vista diferentes.
Subsidiar
Financiar, custear, patrocinar, ajudar, auxiliar, subvencionar, bancar, dar subsídios.
Suscetível
Que sofre impressões e/ou alterações com facilidade; que possui a capacidade de adquirir novas formas; sujeito a; propenso a;

Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1.  A Petrobras alega que os vencimentos médios de seus empregados subiu mais (62% de 2003 a 2007) do que os da diretoria. A _______________ diz ainda que os salários pagos pela iniciativa privada a seus gerentes são bem mais elevados e que os reajustes visam reter talentos e impedir a migração para outras empresas. (Folha de São Paulo, 26/06/2009)
2. A osteoporose, condição na qual a densidade dos ossos fica menor, deixando a pessoa mais _______________  a fraturas, é um problema comum em mulheres após a menopausa. (O Estado de SP, 16/09/2013)
3. "À direita de Frodo estava um anão de aparência importante, luxuosamente vestido. A barba, muito comprida e em forma de forquilha, era branca, quase tão branca quanto o branco _______________  de suas roupas." (J. R. R. Tolkien, in "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel) 
4. Na maioria dos países, "à primeira vista, os dados parecem indicar que este novo vírus é relativamente __________, com taxas de fatalidade por volta de 0,5%, similares aos da faixa superior daquela causada pela gripe sazonal", afirmaram os especialistas em bacteriologia. (Folha de São Paulo, 15/07/2009)
5. Islamabad protesta contra os ataques por considerá-los uma violação de sua soberania. Mas especialistas afirmam que o discurso é apenas _______________, já que, nos bastidores, o Paquistão cobra este tipo de apoio dos EUA no combate aos terroristas do país. (O Estado de SP, 07/07/2009)
6. Os cariocas já despertaram do sonho da vitória olímpica, mas continuam sonhando. Agora, com a ________________ que o Rio vai sofrer antes dos jogos de 2016. Que todo o Brasil sente a vitória como sua o demonstra o fato de que todos os seus cidadãos tem um desejo concreto para a cidade mais sorridente do país. (O Estado de SP, 05/10/2009)
7. O Irã acusa potências estrangeiras de _______________  em seus assuntos, acusação que vem sendo refutada com vigor. (O Estado de SP, 30/12/2009)
8. "A inveja é um vício mesquinho e _______________ : o vício do condenado que reclama porque o seu companheiro de prisão recebeu uma ração de sopa maior."  (Kingsley Amis)
9. Mais do que usar máscaras e luvas ou manter os doentes em quarentena, a _______________  mais eficaz para reduzir a disseminação de doenças respiratórias é manter as mãos das crianças bem limpas. (Folha de São Paulo, 26/06/2012)
10. Dispostos pelo andar térreo, mobiliários, objetos e ambientes criados pelo designer fazem uma ________________   de sua trajetória. (Folha de São Paulo, 02/08/2012)
11.  Desrespeitando o _______________  real, a primeira-dama brasileira não usou chapéu durante o encontro com a Rainha Elisabeth.
12. A tragédia ocorreu na noite desta sexta-feira em Pulmedu, uma isolada região florestosa e montanhosa, com baixo nível de segurança, e situada a poucos quilômetros do templo de Sabarimala, dedicado à _______________  de Ayyappan, informou uma fonte da polícia do Estado de Kerala. (Folha de São Paulo, 15/01/2011)
13. Com base na filosofia educacional Waldorf/Rudolf Steiner, que segue a _______________  de que as crianças passam por estágios específicos em que há uma propensão para aprender de certa maneira, o título apresenta brincadeiras divertidas e imaginativas que ajudam no desenvolvimento dos bebês de três meses a dois anos. (Folha de São Paulo, 06/07/2014)
14. A _______________  é o conceito que norteia a edição deste ano do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), um dos maiores do país. Nesse cenário, um diretor que busca reencontrar o autor em si próprio, como Moacyr Góes, 49, é bem-vindo. (Folha de São Paulo, 21/07/2010)
15. O esquilo Scrat, que é uma atração à parte na telona, graças ao seu jeito _______________ , continua em busca de sua preciosa noz no game, mas agora também divide a sua atenção com uma possível namorada.
16. Por meio do PROUNI, o governo vai _______________  integralmente o curso de graduação de milhares de alunos.
17. Segundo River, Guadalajara não apenas é o primeiro desafio da sua turma, como serviu de projeto-modelo para o escritório: "O que fizemos nos projetos para o Pan vai _______________  todo o trabalho do Comitê Olímpico Brasileiro". (Folha de São Paulo, 14/03/2011)
18. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerava Michael Jackson um _______________  da música mas lembrou que alguns aspectos de sua vida eram tristes e trágicos, declarou nesta sexta-feira (26) seu porta-voz, Robert Gibbs. (Folha de São Paulo, 26/06/2009)
19. A filosofia _______________  parte do princípio de que o caráter geral dos processos da vida social é fundamentalmente determinado pelo modo de produção da vida material.
20. Depois de passar as primeiras nove rodadas do Brasileiro se poupando para _______________  o mata-mata da Libertadores, o Corinthians começa agora a sentir os efeitos de uma disputa num campeonato de pontos corridos. (Folha de São Paulo, 11/07/2012)

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Prof. Maurício Fernandes da Cunha






















Nenhum comentário:

Postar um comentário