Tema de redação – UERJ – 2012
Previsões de especialistas
A
mídia nos bombardeia diariamente com as previsões de especialistas sobre o
futuro. Esses experts mais erram do que acertam, mas nem por isso deixamos de recorrer a
eles sempre que o horizonte se anuvia. Como explicar o paradoxo?
Uma
boa tentativa é o recém-lançado livro do escritor e jornalista Dan Gardner. As
passagens mais divertidas do livro são sem dúvida aquelas em que o autor
mostra, com exemplos e pesquisas científicas, quão precária é a previsão
econômica e política.
Num
célebre discurso de 1977, por exemplo, o então presidente dos E.U.A., Jimmy
Carter, ancorado nos conselhos dos principais experts
do planeta, conclamou os americanos a reduzir
drasticamente a dependência de petróleo de sua economia, porque os preços do
hidrocarboneto subiriam e jamais voltariam a cair, o que inevitavelmente
destruiria o “American
way”1. Oito anos depois, as cotações do óleo despencaram e permaneceram
baixas pelas duas décadas seguintes.
Alguém
pode alegar que Gardner escolhe de propósito alguns exercícios de futurologia
que deram errado apenas para ridicularizar a categoria toda.
Para
refutar essa objeção, vamos conferir algumas abordagens do problema.
Em
1984, uma revista britânica pediu a 16 pessoas que fizessem previsões sobre
taxas de crescimento, câmbio, inflação e outros dados econômicos. Quatro dos
entrevistados eram ex-ministros de finanças; quatro eram presidentes de
empresas multinacionais; quatro, estudantes de economia de Oxford; e quatro,
lixeiros de Londres. Uma década depois, as predições foram contrastadas com a
realidade e classificadas pelos níveis de acerto. Os lixeiros terminaram empatados
com os presidentes de corporações em primeiro lugar. Em último, ficaram os ministros
– o que ajuda a explicar uma ou outra coisinha sobre governos.
A
razão para tantas dificuldades em adivinhar o futuro é de ordem física. Nós nos
habituamos a ver a ciência prevendo com enorme precisão fenômenos como eclipses
e marés. Só que esses são sistemas lineares ou, pelo menos, sistemas em que
dinâmicas impostas pelo caos podem ser desprezadas. E, embora um bom número de
fenômenos naturais seja linear, existem muitos que não o são. Quando o homem
faz parte da equação, pode-se esquecer a linearidade.
Nossos
cérebros também trazem de fábrica alguns vieses que tornam nossa espécie presa
fácil para adivinhos. Procuramos tão avidamente por padrões que os encontramos
até mesmo onde não existem. Temos ainda compulsão por histórias, além de um
desejo irrefreável de estar no controle. Assim, alguém que ofereça numa
narrativa simples e envolvente a previsão do futuro pode vendê-la facilmente a
incautos. Não é por outra razão que oráculos, profecias e augúrios estão
presentes em quase todas as religiões.
Como
diz Gardner, “vivemos
na Idade da Informação, mas nossos cérebros são da Idade da Pedra”.
Eles não foram concebidos para processar o papel do acaso, no cerne do
conhecimento científico atual. Nós continuamos a tratar as falas dos
especialistas como se fossem auspícios2 divinos. Como não poderia deixar de ser, frequentemente quebramos
a cara.
HÉLIO SCHWARTSMAN - Adaptado de
www1.folha.uol.com.br, 30/06/2011
1 “American way”:
estilo americano de vida
2 auspícios:
prenúncios, presságios
Texto II
Ode1 para o futuro
Falareis de nós como de um sonho.
Crepúsculo dourado. Frases calmas.
Gestos vagarosos. Música suave.
Pensamento arguto2. Sutis sorrisos.
Paisagens deslizando na distância.
Éramos livres. Falávamos, sabíamos,
e amávamos serena e docemente.
Uma angústia delida3, melancólica,
sobre ela sonhareis.
E as tempestades, as desordens, gritos,
violência, escárnio4, confusão odienta5,
primaveras morrendo ignoradas
nas encostas vizinhas, as prisões,
as mortes, o amor vendido,
as lágrimas e as lutas,
o desespero da vida que nos roubam
- apenas
uma angústia melancólica,
sobre a qual sonhareis a idade de ouro.
E, em segredo, saudosos, enlevados6,
falareis de nós - de nós! - como
de um sonho.
JORGE DE SENA - www.letras.ufrj.br
10
1 ode:
tipo de poema
2 arguto:
capaz de perceber as coisas mais sutis
3 delida:
apagada
4 escárnio:
desdém, menosprezo
5 odienta:
que inspira aversão, ódio
6 enlevados:
maravilhados, extasiados
Texto III
Os
textos desta prova tratam da relação do homem com o futuro, tema que ganha foco
específico no fragmento abaixo, extraído de uma entrevista com o historiador
Eric Hobsbawn.
Há
uma diferença entre esses movimentos de jovens educados nos países do Ocidente,
onde, em geral, toda a juventude é fenômeno de minoria, e movimentos similares
de jovens em países islâmicos e em outros lugares, nos quais a maioria da
população tem entre 25 e 30 anos. Nestes países, portanto, muito mais do que na
Europa, os movimentos de jovens são politicamente muito mais massivos e podem
ter maior impacto político. O impacto adicional na radicalização dos movimentos
de juventude acontece porque os jovens hoje, em período de crise econômica, são
desproporcionalmente afetados pelo desemprego e, portanto, estão
desproporcionalmente insatisfeitos. Mas não se pode adivinhar que rumos tomarão
esses movimentos. Mas eles só, eles pelos seus próprios meios, não são capazes
de definir o formato da política nacional e todo o futuro. De qualquer modo,
devo dizer que está a fazer-me perguntas enquanto historiador, mas sobre o
futuro. Infelizmente, os historiadores sabem tanto sobre o futuro quanto
qualquer outra pessoa. Por isso, as minhas previsões não são fundadas em
nenhuma especial vocação que eu tenha para prever o futuro.
ERIC HOBSBAWN - Adaptado de http://historica.me
PROPOSTA
DE REDAÇÃO
A
fala do historiador Eric Hobsbawn também apresenta uma reflexão sobre o futuro
e suas possibilidades, relacionando o tema à ação da juventude,
tradicionalmente considerada o futuro próximo das sociedades.
A
partir da leitura dos textos e de suas elaborações pessoais sobre o tema,
redija um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas,
em que discuta a seguinte questão:
É
possível, para a juventude de hoje, alterar o futuro?
Utilize o registro padrão da língua
e atribua um título ao seu texto.
Tema de redação – UERJ – 2016
Tema de redação – UERJ – 2009
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