Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2016

Instituto Mauá – 2012 – Prova de Língua Portuguesa e Redação

Instituto Mauá de Tecnologia – Vestibular 2012 – Prova de Língua Portuguesa e Redação


REDAÇÃO

Sem ultrapassar vinte linhas, componha uma redação com o título:

Minha infância.

QUESTÕES DISSERTATIVAS

Os textos a seguir servem de base para as questões 01 a 04:

Texto I - Cresci; e nisso é que a família não interveio: cresci naturalmente, como crescem as magnólias e os gatos. Talvez os gatos são menos matreiros, e, com certeza, as magnólias são menos inquietas do que eu era na minha infância. Um poeta dizia que o menino é pai do homem. Se isto é verdade, vejamos alguns lineamentos do menino.
            Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de “menino diabo”; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso.

(Machado de Assis)

Texto II - O traço todo da vida é para muitos um desenho da criança esquecido pelo homem, mas ao qual ele terá sempre que se cingir sem o saber... Pela minha parte acredito não ter nunca transposto o limite das minhas quatro ou cinco primeiras impressões. Os primeiros oito anos da vida foram assim, em certo sentido, os de minha formação, instintiva ou moral, definitiva...

(Joaquim Nabuco)

Questão 01 = Transcreva do texto I a frase que expressa o pensamento contido no primeiro período do texto II.

Questão 02 - Dê duas características apresentadas pelo narrador do texto I, comprovando ter sido ele mais matreiro que os gatos.

Questão 03 - Transcreva do texto II uma palavra cujo significado corresponda a lineamentos, do texto I.

Questão 04 - Siga o modelo: Veja alguns lineamentos.

– Se você vir alguns lineamentos, verei também.

a) Intervenha na educação deles.
b) Transponha o limite das primeiras impressões.


Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO


Leia também:

QUESTÕES COM QUADRINHOS -10 TESTES COMENTADOS
Período Composto por Coordenação
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Regência verbal II
Processos de Formação de Palavras I - Derivação
Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário