Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2016

Instituto Mauá – 2013 – Prova de Língua Portuguesa e Redação

Instituto Mauá de Tecnologia – Vestibular 2013 – Prova de Língua Portuguesa e Redação


REDAÇÃO

Sem ultrapassar vinte linhas, componha uma redação com o título:

A próxima Copa do Mundo

QUESTÕES DISSERTATIVAS

Os textos a seguir servem de base para as questões 01 a 06:

Texto I - O que foi a princípio entretenimento de horas de folga tornou-se uma profissão; a assistência desses jogos, que requeria apenas uma pequena arquibancada, como são hoje as de natação ou basquete, exige hoje estádios monumentais; a publicidade em torno dessa atividade supera qualquer outra. Um campeonato mundial de tal esporte, que não é mais esporte (sport é divertimento, não meio de vida), apaixona de tal modo a opinião que envolve os brios nacionais, e uma briga no jogo entre adversários sem educação pode acarretar movimentos de antipatia entre os países a que eles pertencem. Não é insensato?

(Manuel Bandeira)  

Texto II - O jogo recomeça. É quando volta o balão. Cai nos pés do meia-esquerda. Mal chega a cair. Porque um violento pontapé do argentino o precipita no solo. Apitos. Gritos. Palavrões. Jogo suspenso. O brasileiro se retorce de dor, tem a perna quebrada. Primeiro minuto de estupor. Logo a seguir, os jogadores se retraem. A assistência invade o campo. Há tropelia. Há desmaios. Já o embaixador brasileiro foi pisado. A embaixatriz argentina perdeu o chapéu, num bofetão anônimo. As duas bandeiras nacionais baixaram dos postes e estão sendo disputadas, cuspidas, rasgadas, tomadas e retomadas. Pontapés acertam. Gente cai, gente corre, gente foge. E os locutores, através do microfone, comandam massacres e insultos continente afora.

(Orígenes Lessa)  

Questão 01. O autor do texto I distingue duas modalidades de futebol. Em qual delas se pode classificar a narrada no texto II?

Questão 02. Transcreva do texto II uma expressão que indica

a) violência física;
b) violência verbal.

Questão 03. Transcreva do texto I um sinônimo de

a) amor-próprio;
b) recreação.

Questão 04. Siga o modelo

(i) Comandando massacres e insultos, os locutores vão provocar mais os ódios.
(ii) Se os locutores comandarem massacres e insultos, vão provocar mais ódios.

a) (i) Vindo ao estádio, você ficará assustado.
(ii)
b) (i) Vendo a partida, ficaremos nervosos.
(ii)

Questão 05. O autor do primeiro texto pertence a que fase do Modernismo?

Questão 06. Dê duas características comuns dos trechos a seguir:

I. “E bem, qualquer que seja a solução, uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu primeiro amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...”

(Machado de Assis)

II. “Atormentava-me a ideia de surpreendê-la. Comecei a remexer-lhe nas malas, nos livros e abrir-lhe a correspondência. Madalena chorou, gritou, teve um ataque de nervos. Depois vieram outros ataques, outros choros, outros gritos, choveram descomposturas e a minha vida se tornou um inferno.”

(Graciliano Ramos)


Leia também:

QUESTÕES COM QUADRINHOS -10 TESTES COMENTADOS
Período Composto por Coordenação
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Verbos terminados em “IAR” – Regra do MARIO
Regência verbal II
Processos de Formação de Palavras I - Derivação
Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário