Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2016

Tema de redação — UNIOESTE— 2015

Tema de redação — UNIOESTE— 2015

PROVA DE REDAÇÃO

Prezado(a) Candidato(a),
            A seguir, constam as orientações para realizar a Prova de Redação. Leia-as atentamente, escolha uma proposta e, se achar necessário, faça o rascunho no espaço reservado para isso, o qual consta logo após as propostas disponíveis para a elaboração de sua redação.
            Observe que o rascunho não será considerado, SOB QUALQUER HIPÓTESE, no processo de correção de sua redação, logo, apenas o texto que você escrever no cartão da versão definitiva estará disponível para ser avaliado pelos corretores e respectiva atribuição de nota.
            Portanto, se utilizar o rascunho, NÃO ESQUEÇA de passar a limpo seu texto para o cartão da versão definitiva da redação.
            Além disso, atente para o que segue:
      ✔ Não escreva seu nome, número de inscrição ou faça qualquer tipo de identificação no cartão da versão definitiva da redação. O cartão é personalizado e o rodapé é removido antes de ser encaminhado para correção de forma que os candidatos não sejam identificados pelos corretores. O contrário implicará em sua desclassificação.
      ✔ Não esqueça de assinar o cartão da versão definitiva da redação.
      ✔ Redija sua redação com a caneta fornecida pela Unioeste.

Sobre as propostas e temas

            Há duas propostas sugeridas para redação. Você deve escolher uma delas e desenvolvê-la conforme as determinações solicitadas: tipo de texto, destinatário, linguagem mais apropriada, objetivo que deve ser alcançado.
            Atenção! Obedeça rigorosamente o que está determinado em cada proposta. Por exemplo: a redação elaborada com o gênero discursivo de uma proposta sobre o tema da outra proposta implica em nota zero na redação.
            Os textos apresentados nas propostas são como aqueles disponíveis na vida diária de um leitor de jornais, revistas ou livros. Foram extraídos de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opiniões e argumentos relacionados com o tema de cada proposta. Eles não apresentam, necessariamente, a opinião da Unioeste ou da Banca de Redação.

            Ao elaborar sua redação, consulte o texto disponibilizado e utilize-o segundo as instruções específicas de cada proposta. Atente, entretanto, para o fato de que não basta simplesmente copiar passagens ou partes de maneira aleatória. Elas só devem ser utilizadas de forma articulada à posição que você pretende defender. Fique a vontade para utilizar outras informações e argumentos que julgar relevantes para o desenvolvimento
de seu texto.

PROPOSTA 1

            Redija um ARTIGO DE OPINIÃO, para ser publicado na Revista Superinteressante, abordando a temática social contemporânea:

Espionagem: entre o público e o privado

            Depois de montar um esquema de monitoramento da internet, os EUA se preparam para revolucionar sua outra grande arma de espionagem: os satélites. O Pentágono está  desenvolvendo um satélite gigante – com lente oito vezes maior que a do Hubble, maior telescópio espacial da atualidade. Só que, em vez de ser apontado para o espaço, o novo satélite (batizado de Moire, abreviação em inglês para “membrana ótica de imagem para exploração
em tempo real”) ficará voltado para a Terra, vigiando tudo. Graças a sua enorme lente, terá um olho capaz de cobrir 200 milhões de km2, 40% de toda a superfície terrestre – e enxergar qualquer coisa que meça pelo menos 1 metro. Quando ele estiver no espaço, a espionagem nunca mais será a mesma.

(Adaptado de SANTOS, M. R. Telescópio espião vai enxergar 40% da Terra. Revista Superinteressante, maio/2014)

PROPOSTA 2

            Redija um COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO, para ser publicado no blog de Alexandre Beck, sobre a tirinha a seguir. Lembre-se de que você deverá apresentá-la e interpretá-la criticamente.

  

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário