Seguidores

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fatec 2010 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa

Fatec 2010 – 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa

Leia o texto e responda às questões de números 49 a 54.

A verdadeira muralha da China

            Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a internet. Seu número de internautas já é maior do que os 230 milhões de usuários americanos, segundo a North America Internet Stats. Trata-se de um público de jovens, com menos de 30 anos, que declaram ter na internet sua melhor fonte de informação. Todos eles, porém, encontram dificuldades para superar um gigantesco problema: a censura.
            Um poderoso firewall oficial é a verdadeira muralha da China moderna. A segregação digital, porém, começa a ser sacudida por caminhos inesperados. Diante da possível interrupção de serviços do Google no país, a conceituada revista Nature realizou sondagem na comunidade científica chinesa e colheu resultados de primeira grandeza: a censura e o eventual fechamento do Google farão muito mal à ciência do país. Segundo os dados divulgados pela agência Reuters (24.02.2010), mais de 70% dos cientistas chineses utilizam o Google como ferramenta de busca de dados, informações, artigos científicos e literatura acadêmica em geral. Dos cientistas entrevistados, 84% afirmaram que suas pesquisas per­deriam substantivamente em qualidade se fossem privados do uso do Google; 78% afirmaram que sua colaboração inter­nacional seria profundamente afetada. O problema de fundo, que preocupa as autoridades chinesas, é que a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa, interferindo no modo de explorar, testar e difundir informações necessárias para a geração de conhecimento. Longe de um gesto de censura de curto alcance (se é que isso é possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa científica. Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa científica e tecnológica é a menina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade científica não poderiam ser piores.
            Os milhares de funcionários chineses que zelam pelo sistema de censura fariam mais pela eficiência do país se ficassem menos preocupados em perseguir URIs, URLs, FTPs e HTTPs. Para o nervosismo da “nomenklatura” (e satis­fação de todos os que desejam um mundo em que o conhecimento possa fluir livremente, a começar pelos cientistas e pesquisadores chineses), uma sucessão infindável de geeks, hackers, nerds, dorks e dweebs, com seus correlatos em chinês, descobre a cada dia uma nova maneira de burlar os sistemas de censura.

(ARBIX, Glauco. Valor Econômico. 24.02.2010, p.A17. Adaptado)

Questão 49 - De acordo com as informações contidas no texto, pode-se afirmar que a China tem se mostrado antidemocrática porque

(A) insiste em manter URIs, URLs, FTPs e HTTPs sob investigação contínua de detetives que po­deriam ser comparados à Muralha da China mo­derna.
(B) persegue os 230 milhões de chineses que atuam como geeks, hackers, nerds, dorks e dweebs.
(C) impõe a lei do silêncio a cientistas chineses, que não podem mais divulgar suas descobertas entre as universidades do país.
(D) burla o sistema de defesa chinês para atrapalhar a vida de cientistas chineses que publicam seus textos na internet.
(E) invade os espaços virtuais americanos para im­pedir que informações chinesas transitem nesse meio.

Questão 50 - Assinale a alternativa em que a(s) palavra(s) destacada(s) funcione(m) como elemento(s) que adiciona(m) informações simultâneas.

(A) Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a internet. (1º parágrafo)
(B) ... a conceituada revista Nature realizou sonda­gem na comunidade científica chinesa e colheu resultados de primeira grandeza... (2º parágrafo)
(C) ... a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa, interferindo no modo de explorar, testar e difundir informações... (2º pa­rágrafo)
(D) ... 84% afirmaram que suas pesquisas perderiam substantivamente em qualidade se fossem priva­dos do uso do Google; (2º parágrafo)
(E) Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa científica e tecno­lógica é a menina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade científica não poderiam ser piores. (2º parágrafo)

Questão 51 - Leia as seguintes frases:
I. Todos eles, porém, encontram dificuldades para superar um gigantesco problema: a censura.
II. A segregação digital, porém, começa a ser sacu­dida por caminhos inesperados.

Sabe-se que um dos traços de oralidade é a repetição de palavras. Supondo que quiséssemos evitar essa repetição, sem alterar o sentido da informação expressa, teríamos que substituir a palavra porém na segunda frase. Assinale a alternativa que cumpre esse objetivo.

(A) A segregação digital, portanto, começa a ser sa­cudida por caminhos inesperados.
(B) A segregação digital, por conseguinte, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.
(C) A segregação digital, pois, começa a ser sacudi­da por caminhos inesperados.
(D) A segregação digital, consoante a isso, começa a ser sacudida por caminhos inesperados.
(E) A segregação digital, todavia, começa a ser sa­cudida por caminhos inesperados.

Questão 52 - Assinale a alternativa em que o trecho destacado apresenta um argumento de autoridade, isto é, uma informação que produz credibilidade ao argumento, tornando-o incontestável.

(A) Nos últimos anos, poucos eventos sacudiram tanto a China quanto a internet.
(B) Um poderoso firewall oficial é a verdadeira muralha da China moderna.
(C) Segundo os dados divulgados pela agência Reuters (24.02.2010), mais de 70% dos cientis­tas chineses utilizam o Google como ferramenta de busca de dados...
(D) O problema de fundo, que preocupa as autori­dades chinesas, é que a existência do Google levou a uma alteração de hábitos de pesquisa...
(E) Para o nervosismo da “nomenklatura” (e sa­tisfação de todos os que desejam um mundo em que o conhecimento possa fluir livremente, a começar pelos cientistas e pesquisadores chi­neses)...

Questão 53 - Leia os trechos a seguir e assinale a alternativa em que estão apresentados os sinônimos adequados e respectivos para as palavras destacadas.
I. Dos cientistas entrevistados, 84% afirmaram que suas pesquisas perderiam substantivamente em qualida­de se fossem privados do uso do Google;
II. Para um país disposto a disputar a hegemonia mundial, em que a pesquisa científica e tecnológica é a me­nina dos olhos das autoridades, as novidades vindas da comunidade científica não poderiam ser piores.

(A) de modo irrelevante – a esperança
(B) de modo inesperado – o entrave
(C) de modo completo – a raridade
(D) de modo expressivo – o orgulho
(E) de modo rápido – a descoberta

Questão 54 - No trecho: “Longe de um gesto de censura de curto alcance (se é que isso é possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa científica.” (2º parágrafo), as expressões destacadas constituem, em relação à outra, um efeito estilístico que ocorre graças ao emprego da seguinte figura de linguagem:

(A) metonímia. (B) antítese. (C) metáfora. (D) onomatopeia. (E) catacrese.

GABARITO:
49 - A   50 - E   51 - E   52 - C   53 - D   54 - B

www.veredasdalingua.blogspot.com.br


Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br












ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO






Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário