Seguidores

terça-feira, 17 de julho de 2012

Diferença entre “mas” e “mais”

Diferença entre “mas” e “mais”

Observe as tirinhas abaixo.






Elas usam corretamente as palavras “mas” e “mais”, a primeira como conjunção adversativa e a segunda como advérbio de intensidade.

Um dos erros mais comuns encontrados nas redes sociais é o uso indevido das palavras “mas” e “mais”, principalmente a troca de “mas” por “mais”. Isso também ocorre frequentemente nas redações escolares dos alunos do ensino médio. Basta ter um pouquinho de atenção e o aluno não errará mais.

“Mas” – Conjunção adversativa, indica oposição. Tem como palavras sinônimas as conjunções e locuções conjuntivas porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, etc.

Exemplos:

“Talvez não seja exatamente assim que aconteceu, mas é assim que deveria ter acontecido e é assim que eu gosto de me lembrar. E se os sonhos e as recordações as vezes se misturam, é assim mesmo que deve ser, porque todos os garotos merecem ser heróis. Na verdade eles já são!”

(Anos Incríveis)

“A mágoa choro só, só choro os danos
  De vez por quem, senhora, me trocastes.
  Mas em tal caso, vós só me vingastes
  De vossa ingratidão, vossos enganos.”

(Camões)

"Estou caindo numa tristeza sem dor. Não é mau. Faz parte. Amanhã provavelmente terei alguma alegria, também sem grandes êxtases, só alegria, e isto também não é mau. É, mas não estou gostando muito deste pacto com a mediocridade de viver."

(Clarice Lispector, in "A descoberta do mundo")

“Mais” – Opõe-se a “menos”. Normalmente é advérbio de intensidade ou pronome indefinido.

Exemplos:

Comprei mais livros este mês. (Pronome indefinido)
Os brasileiros estão mais esperançosos quanto ao futuro. (advérbio de intensidade)

por Prof. Maurício Fernandes da Cunha - www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Exercícios – Complete com "mas" ou "mais"

1. Todos pedem _______ educação.
2.  São Paulo é, sem dúvida, a cidade _______ agitada do Brasil.
3. Preciso estudar _______, _______ não tenho tempo.
4. Ela contou muitas coisas novas, _______ não tudo.
5. Preciso comprar _______ sapatos.
6. Ela é a aluna _______ inteligente da turma.
7. O time jogou muito bem, _______ acabou derrotado.
8. Não consegui passar no concurso, _______ acertei todas em português.
9. A China tem a economia que _______ cresce atualmente.
10. Quero conquistá-la, _______ não sei o que dizer.

11. "Acho que posso agora enfrentar com _______ coragem as minhas dificuldades e resolver melhor os meus problemas. Já não tenho _______ receio das minhas noites nem acho longos nem vazios os meus dias."

(Érico Veríssimo)

12. "Sei que, às vezes, uso
       Palavras repetidas,
       _______ quais são as palavras
       Que nunca são ditas? (Legião Urbana)

13. "E há uma grande vontade de viver, todo o nosso ser pede para viver, e, inflamado com a esperança _______ ardente, _______ cega, o nosso coração parece desafiar o futuro, com todo o seu mistério, com todo o desconhecido, ainda que em tempestades e tormentas, contanto que isso seja vida!"

(Dostoiévski) 

14. "Quanto _______ conheço os ditadores, _______ eu amo meu cachorro." (Zé Geraldo)

15. "O mal dos homens terem deixado de acreditar em Deus, não é que já não acreditem em nada, _______ sim que estão dispostos a acreditar em tudo."

(G. K. Chesterton)


16. "Gostamos de nossas mães quase sem o saber, sem o sentir, pois isto é tão natural quanto viver, e não nos damos conta de toda a profundidade das raízes desse amor, senão no momento da separação derradeira. Nenhuma outra afeição é comparável a esta, pois todas as outras são de encontros, _______ esta é de nascença; todas as outras nos chegam _______ tarde, pelos acasos da existência, e esta vive desde nossos primeiros dias em nosso sangue."

(Guy de Maupassant, in "Forte Como a Morte")

17. "Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que veem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. _______ a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os veem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."

(Jack Kerouac)


18. “Lá você vai encontrar a minha querência. O lugar que eu amei. Onde os meus sonhos emagreceram. Meu povoado, levantado sobre a planície. Cheio de árvores e folhas, como um cofre onde guardamos nossas memórias. Você vai sentir que ali a gente gostaria de viver para toda a eternidade. O amanhecer; a manhã; o meio-dia e a noite, sempre os mesmos; _______ com a diferença do ar. Lá, onde o ar muda a cor das coisas; onde a vida se ventila como se fosse um murmúrio; como se fosse um puro murmúrio de vida...”

(Juan Rulfo, in "Pedro Páramo")

19. "Me olhas, de perto me olhas, cada vez _______ de perto, e, então, brincamos de ciclope, olhamo-nos cada vez _______ de perto e nossos olhos se tornam maiores, se aproximam entre si, sobrepõem-se e os ciclopes se olham, respirando confundidas, as bocas encontram-se e lutam debilmente, mordendo-se com os lábios, apoiando ligeiramente a língua nos dentes, brincando nas suas cavernas onde um ar pesado vai e vem com um perfume antigo e um grande silêncio."

(Júlio Cortazar, in "O jogo da amarelinha")

20. "_______, quando nada subsiste de um passado antigo, depois da morte dos seres, depois da destruição das coisas, sozinhos, _______ frágeis, porém _______ vivazes, _______ imateriais, _______ persistentes, _______ fiéis, o aroma e o sabor permanecem ainda por muito tempo, como almas, chamando-se, ouvindo, esperando, sobre ruínas de tudo o _______, levando sem se submeterem, sobre suas gotículas quase impalpáveis, o imenso edifício das recordações."

(Marcel Proust)

Prof. Maurício Fernandes da Cunha

Leia também:

REGÊNCIA VERBAL - II
REGÊNCIA VERBAL - I
ERROS COMUNS NA LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE I


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

















5 comentários:

  1. gostaria de saber o gabarito do exercicio do mas,mais

    ResponderExcluir
  2. Só faltou o gabarito, o conteúdo é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Por favor gabarito desse exercício tbm, nossa que blog maravilhoso encontrei aqui tudo que preciso pra ajudar meu filho. Se puder me mandar esse gabarito agradeço muito.
    karinafaleiros2007@gmail.com

    ResponderExcluir