Fatec
– Prova de Língua Portuguesa - 2º Semestre – 2006
Texto I, para responder às questões de números 43 a 45.
O
mundo já dispõe de informação e tecnologia para resolver a maioria dos
problemas enfrentados pelos países pobres, mas falta implementar esse conhecimento
na escala necessária. Foi a partir desse pressuposto que a Organização das
Nações Unidas (ONU) lançou no Brasil o Projeto do Milênio das Nações Unidas. A
novidade propõe um conjunto de ações práticas para que o mundo alcance os Objetivos
de Desenvolvimento do Milênio – uma série de metas socioeconômicas que os
países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, abrangendo áreas como renda,
educação, saúde, meio ambiente.
“Uma
grande mudança nas políticas globais é necessária em 2005, para que os países
mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto. Se
forem alcançados, mais de 500 milhões de pessoas sairão da pobreza e 250 milhões
não passarão mais fome.
O
relatório do Projeto recomenda que cada país mapeie as principais dimensões da
extrema pobreza e faça um plano de ação, incluindo os investimentos públicos
necessários. Recomenda também que os governos trabalhem ativamente com todos os
segmentos, particularmente com a sociedade civil organizada e o setor privado.
“Este
triunfo do espírito humano nos dá a esperança e a confiança de que a extrema
pobreza pode ser reduzida pela metade até o ano de 2015, e até mesmo eliminada
totalmente nos próximos anos. A comunidade mundial dispõe de tecnologias,
políticas, recursos financeiros e, o mais importante, coragem e compaixão
humana para fazer isso acontecer”, diz o coordenador no prefácio do
relatório.
(Texto
adaptado da revista Fórum número 24, de 2005)
Questão
43 - Segundo
o texto,
a)
a adoção de medidas em todo o mundo tem como base o que já foi feito no ano
passado para atingir as metas contra a fome propostas pela ONU.
b)
a ONU lançou o Projeto do Milênio das Nações Unidas porque reconhece que,
apesar de disponíveis, os recursos para solucionar problemas associados à
pobreza ainda não foram utilizados.
c)
independentemente do que cada país pobre possa fazer para resolver os problemas
decorrentes
da miséria, a ONU propõe-se garantir o envio de recursos financeiros para
viabilizar
o Projeto.
d)
existe a expectativa de que a sociedade civil lance mão das ajudas
intemacionais, para que não aumente as mazelas decorrentes da pobreza mundial.
e)
há uma relação de dependência entre o sucesso do Projeto e os mais nobres
sentimentos humanos, pois, sem coragem e compaixão, aquele se inviabilizará.
Questão
44 - Considere
as seguintes afirmações sobre trechos do texto:
I.O
mundo já dispõe de informação e tecnologia / para resolver a maioria dos
problemas enfrentados pelos países pobres, / mas falta implementar esse conhecimento
na escala necessária. Nesse período, a relação de sentido entre a 1a e a 2a
oração é de finalidade; na 3a oração, a substituição de MAS por CONTUDO mantém
o sentido do original.
II.A
passagem — problemas enfrentados pelos países mais pobres — está redigida na
voz passiva; sua adequada redação em voz ativa é: os países mais pobres
enfrentam problemas.
III.Se
[os Objetivos] forem alcançados, / mais de 500 milhões de pessoas sairão da
pobreza. A oração que inicia esse período expressa condição em relação à seqüência
de idéias expressas.
IV.
Caso [os Objetivos] fossem alcançados, mais de 500 milhões de pessoas sairão da
pobreza. Essa versão do trecho está redigida de acordo com a norma culta.
Deve-se
concluir que está correto o que se afirma em
a)
I e II somente. b)
II e III somente. c)
I, II e III somente. d)
II, III e IV somente. e)
I, II, III e IV.
Questão
45 - Assinale
a alternativa em que a passagem do texto, em sua nova versão, apresenta-se
redigida de acordo com a norma
culta.
a)
Não fora este triunfo do espírito humano, não haveria esperança de que a
extrema pobreza pudesse ser eliminada, tampouco reduzida.
b)
Recomendou-se, no relatório do Projeto que cada país mapeiasse as principais
dimensões da extrema pobreza e fizesse um plano de ação.
c)
“Necessitam-se de grandes mudanças nas políticas globais em 2005, afim de que
os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o
projeto.
d)
E possível se ter esperança e confiar, de que a pobreza poderá ser reduzida e,
inclusive eliminada.
e)
Diz o coordenador no prefácio do relatório, que: para fazer com que isso
acontecesse, era preciso que a comunidade mundial disponha de coragem e compaixão
humana.
Texto
II, para responder às questões de números 46 a 48.
{...]
Acordei aos gritos do coronel, e levantei-me estremunhado. Ele, que parecia
delirar, continuou nos mesmos gritos, e acabou por lançar mão da moringa e
arremessá-la contra mim. Não tive tempo de desviar-me; a moringa bateu-me na
face esquerda, e tal foi a dor que não vi mais nada; atireime ao doente,
pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e esganei-o.
Quando
percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me
ouviu. Voltei à cama, agitei-o para chamá-lo à vida, era tarde; arrebentara o
aneurisma, e o coronel morreu. Passei à sala contígua, e durante duas horas não
ousei voltar ao quarto.
[...]
Antes
do alvorecer curei a contusão da face. Só então ousei voltar ao quarto. Recuei
duas vezes, mas era preciso e entrei; ainda assim, não cheguei logo à cama.
Tremiam-me as pernas, o coração batia-me; cheguei a pensar na fuga; mas era confessar
o crime, e, ao contrário, urgia fazer desaparecer os vestígios dele. Fui até a
cama; vi o cadáver, com os olhos arregalados e a boca aberta, como deixando
passar a eterna palavra dos séculos: “Caim, que fizeste de teu irmão?” Vi no
pescoço o sinal das minhas unhas; abotoei alto a camisa e cheguei ao queixo a
ponta do lençol. Em seguida, chamei um escravo, disse-lhe que o coronel amanhecera
morto; mandei recado ao vigário e ao médico.
A
primeira idéia foi retirar-me logo cedo, a pretexto de ter meu irmão doente, e,
na verdade, recebera carta dele, alguns dias antes, dizendo-me que se sentia
mal. Mas adverti que a retirada imediata poderia fazer despertar suspeitas, e
fiquei. Eu mesmo amortalhei o cadáver, com o auxflio de um preto velho e
míope.
(Machado
de Assis, “O enfermeiro”.)
Questão
46 - Considere
as seguintes afirmações sobre o texto:
I.O
enfermeiro, mesmo sabendo que seu paciente morrera de aneurisma, teve muito
remorso, pois achou que o havia esganado.
II.A
consciência de que praticou um crime leva o enfermeiro a procurar esconder as
evidências de seu ato.
III.O
narrador é um homem religioso e, atendendo às necessidades dos rituais
funerários, conta como cuidou ele próprio dos restos mortais do coronel.
IV.A
frase − Caim, que fizeste de teu irmão? –
revela que o enfermeiro considera seu paciente como um irmão, dedicando-se a
ele apesar da violência do coronel.
V.
O narrador relata os modos pelos quais evitou que se percebesse o assassinato do
coronel.
São
corretas apenas as afirmativas:
a)
I, II e III. b)
I e IV. c)
II e III. d)
II e V. e)
IV e V.
Questão
47 - Em
- a moringa bateu-me na face esquerda
- o pronome oblíquo me está sendo
utilizado com a mesma função sintática que ocorre em
a)
...e levantei-me estremunhado.
b)
Não tive tempo de desviar-me.
c)
...atirei-me ao doente.
d)
...mas ninguém me ouviu.
e) Tremiam-me as pernas.
Questão
48 - Considerando
o fragmento de “O enfermeiro”, é correto afirmar que, na obra de Machado de
Assis,
a)
os impulsos doentios e as atitudes criminosas do homem são dois de seus
principais temas.
b)
os comportamentos humanos são analisados em função das relações sociais.
c)
são constantes as referências religiosas e bíblicas, atestando a confiança do
homem que obedece à moral cristã.
d)
os personagens se conduzem de acordo com as normas éticas universais, mesmo
quando infringem as leis dos homens.
e)
os negros surgem como personagens secundários, em posição de servos incompetentes,
justificando-se, assim, a existência do regime escravocrata.
GABARITO
43
– B 44 – C 45 – A 46 – D 47 – E 48 – B
Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
Leia também:
Fatec 2017 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Fatec 2016 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Novas Fatecs – Prova de Língua Portuguesa - 1º Semestre – 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário