Fatec
– Prova de Língua Portuguesa - 2º Semestre – 2012
Leia
o texto a seguir para responder às questões de números 50 a 53.
Em
2009, a Escola Estadual D. Pedro I, na aldeia Betânia, onde vivem cinco mil
ticunas (estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões, entre a
Amazônia brasileira, a colombiana e a peruana), ficou na rabeira do Enem, o
Exame Nacional do Ensino Médio. O colégio, frequentado por 600 jovens
representantes da etnia, ostentou o último lugar.
“Há
dois ou três anos, todos os professores eram de fora da aldeia. A Organização
Geral dos Professores Ticuna Bilíngues foi formando professores indígenas, e o
quadro mudou. Nossa escola é muito boa. Tem um ponto de internet. Há dois anos,
temos eletricidade. Nosso problema é a língua. Das regiões de Tefé a Tabatinga,
predomina a etnia ticuna. Eu acho que justifica lutar por uma universidade
ticuna”, diz Saturnino, um dos poucos fluentes em português na aldeia Betânia.
São
índios. Mas não adoram o
Sol, a Lua, as estrelas, os animais, as árvores.
Praticam, sim, com afinco, a religião batista,
imposta por um
missionário americano, o pastor Eduardo – provavelmente, Edward – que
passou por ali, pelo Alto Solimões, a
região mais isolada
da Amazônia, no amanhecer
dos anos 60. São brasileiros, amazonenses, porém não assistem à novela das oito
nem ouvem sertanejo universitário. Eles se ligam na TV colombiana e escutam
música importada do país vizinho, que ecoa estrondosa dos casebres de madeira.
O único sinal de que devem passear de vez em quando pela Globo é o penteado do
Neymar enfeitando as cabeleiras escorridas e negras. Não falam português
fluentemente. As crianças nem sequer entendem. A língua dos bate-papos animados
é o ticuna. No entanto, são obrigados a aprender matemática, química, física,
história, geografia, etc. na língua-pátria. Uma situação insólita: na língua
que não dominam, o português, os jovens precisam ler e escrever – e prestar
exames. E, na língua que dominam, o ticuna, também encontram limitações na
leitura e na escrita, por tratar-se de uma língua de tradição oral. Assim caminha
a juventude ticuna: soterrada numa salada de identidades.
(MONTEIRO,
Karla. A pior escola do Brasil? Revista Samuel, número 1, 2012, p.36-39.
Adaptado).
QUESTÃO
50 - O
título – A pior escola do Brasil? – justifica-se em relação ao conteúdo do
texto pelo seguinte:
(A)
as demais escolas no território nacional apresentaram resultados piores do que
a escola ticuna; logo, o título representa a crítica da autora sobre a escola
ticuna ser a pior escola do Brasil nos exames do Enem.
(B)
as questões do Enem são elaboradas em nível de dificuldade muito superior ao desejável
para os alunos do ensino médio no Brasil; assim, o título apresenta um
questionamento da autora sobre a adequação da exigência dos exames do Enem.
(C)
os professores da escola ticuna são estrangeiros incumbidos de ensinar diversas
matérias; dessa forma, o título evidencia a contestação da autora quanto a
professores não saberem falar a língua nacional.
(D)
a televisão faz grande diferença na formação dos estudantes; por conseguinte, o
título apresenta a indignação da autora com relação à falta de aparelhos de
televisão na aldeia dos ticunas.
(E)
os brasileiros falantes do ticuna têm de aprender as disciplinas convencionais
por meio da língua portuguesa; logo, o título sugere uma crítica da autora à
comparação equivocada de desempenho nos exames do Enem.
QUESTÃO
51 - No
trecho do primeiro parágrafo – ...estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no
Alto Solimões... –, a partícula SE é classificada como partícula apassivadora.
Assinale
a alternativa em que essa partícula é empregada com a mesma função.
(A)
Os antigos professores dos ticunas consideravam-se estrangeiros durante suas
aulas na escola.
(B)
Os ticunas queixam-se de que precisam de um espaço universitário para dar
continuidade aos estudos.
(C)
Se não fosse o ensino em língua ticuna, os alunos apresentariam muito mais
dificuldades do que hoje.
(D)
Os habitantes da aldeia esperam que se transmita o conhecimento escolar na
língua ticuna.
(E)
A Organização Geral de Professores Ticuna Bilíngues considera que ainda se
precisa de mais escolas na região.
QUESTÃO
52 - Assinale
a alternativa em que o item em destaque apresenta mudança de classe de palavras
conforme descrito.
(A)
...a Escola Estadual D. Pedro I, na aldeia Betânia, ficou na rabeira do Enem...
(1º parágrafo): é originalmente substantivo e está empregado como adjetivo.
(B)
A Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues foi formando professores
indígenas, e o quadro mudou. (2º parágrafo): é originalmente adjetivo e está
empregado como substantivo.
(C)
...o pastor Eduardo – provavelmente, Edward – que passou por ali, pelo Alto
Solimões, a região mais isolada da Amazônia, no amanhecer dos anos 60. (3º
parágrafo): é originalmente verbo e está empregado como substantivo.
(D)
O único sinal de que devem passear de vez em quando pela Globo é o penteado do
Neymar... (3º parágrafo): é originalmente verbo e está empregado como advérbio.
(E)
Assim caminha a juventude ticuna: soterrada numa salada de identidades. (3º
parágrafo): é originalmente adjetivo e está empregado como advérbio.
QUESTÃO
53 - A
informação − “São índios. Mas não adoram o Sol, a Lua, as estrelas, os animais,
as árvores.” − é uma negativa ao estereótipo indígena presente nas obras do
Indianismo, primeira fase do período literário cuja preocupação era a
valorização das raízes históricas brasileiras e, por consequência, da soberania
nacional.
Assinale
a alternativa que nomeia esse período.
(A)
Barroco. (B)
Classicismo. (C)
Romantismo. (D)
Realismo. (E)
Naturalismo.
QUESTÃO
54 - Iracema,
obra de José de Alencar, configura-se como um mito que dialoga intertextualmente
com histórias mais recentes do cinema, tais como Pocahontas e Avatar.
Assinale
a alternativa em que esse mito está corretamente descrito.
(A)
Fazendeiros e nativos da floresta enfrentam-se pela posse de escravos.
(B)
Uma selvagem apaixona-se por um estrangeiro, implicando divergências culturais.
(C)
Um casal apaixonado é separado pelos genitores devido às diferenças sociais.
(D)
A condição física rejeitada e o caráter introvertido fazem nascer um monstro
assassino.
(E)
Devido à guarda de um segredo inominável, uma mulher torna-se uma líder
respeitada.
GABARITO
50
– E 51 – D 52 –
C 53 – C 54 –
B
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