TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM DE 2002 A 2005
REDAÇÃO – ENEM 2002
Comício pelas Diretas Já, em São Paulo, 1984.
Para que existam hoje os
direitos políticos, o direito de votar e ser votado, de escolher seus
governantes e representantes, a sociedade lutou muito.
www.iarabernardi.gov.br. 01/03/02.
A política foi inventada pelos humanos como o modo
pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em
guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. (...) A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade,
internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou
reiterar ações que dizem respeito a todos os seus membros.
Marilena Chauí. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
A democracia é subversiva. … subversiva no sentido
mais radical da palavra. Em relação à perspectiva política, a razão da preferência
pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do
poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular que o método
democrático permite pôr em prática. Vox populi vox dei.
Norberto Bobbio. Qual socialismo? Discussão de uma alternativa. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1983. Texto adaptado.
Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas
eleições. Se você tem 16 ou 17 anos, pode votar ou não. O mundo exige dos
jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde não são chamados. Que
sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível.
Resta construir o mundo do amanhã. Parte desse
trabalho é votar. Não só cumprir uma obrigação. Tem de votar com hormônios, com
ambição, com sangue fervendo nas veias.
Para impor aos vitoriosos suas exigências – antes e principalmente
depois das eleições.
André Forastieri. Muito além do voto. Época. 6 de maio de 2002. Texto
adaptado.
Considerando a foto e os textos apresentados, redija
um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O direito de votar: como fazer
dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil
necessita?
Ao desenvolver o tema, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e
opiniões, e elabore propostas para defender seu ponto de vista.
Observações:
• Lembre-se
de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita
culta da língua.
• O texto não
deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto
deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação
deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.
• O rascunho
poderá ser feito na última página deste Caderno.
REDAÇÃO – ENEM 2003
Para desenvolver o tema da redação, observe o quadro e leia os textos
apresentados a seguir:
Entender a violência, entre outras coisas, como
fruto de nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os
criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de investimentos o Estado
deve fazer para enfrentar o problema: incrementar violência por meio da
repressão ou tomar medidas para sanear
alguns problemas sociais gravíssimos?
(Maria Rita Kehl. Folha de S. Paulo)
Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e
moral, a violência começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de
respostas. Episódios truculentos e situações-limite passam a ser imaginados e
repetidos com o fim de legitimar a idéia de que só a força resolve conflitos. A
violência torna-se um item obrigatório
na visão de mundo que nos é transmitida. O problema, então, é entender como chegamos a
esse ponto.
Penso que a questão crucial, no momento, não é a de
saber o que deu origem ao jogo da violência, mas a de saber como parar um jogo
que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando.
(Adaptado de Jurandir Costa. O medo social.)
Considerando a leitura do quadro e dos textos,
redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A violência na
sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
Instruções:
• Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos
adquiridos e as reflexões feitas ao longo
de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e
opiniões para defender seu ponto de
vista, elaborando propostas
para a solução do problema discutido em seu texto.
Suas propostas devem
demonstrar respeito aos direitos humanos.
• Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da
modalidade escrita culta da língua
portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou de
narrativa.
• O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha
própria.
• O rascunho poderá ser feito na última folha deste Caderno.
REDAÇÃO – ENEM 2004
Leia com atenção os seguintes textos:
Galhardo. 2004.
Os programas sensacionalistas do rádio e os
programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas
e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de cidadãos humildes que
aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são
entrevistados por intimidação. As câmeras invadem barracos e cortiços, e gravam
sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito
o que se passa: um parente é suspeito de estupro, ou o vizinho acaba de ser
preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da
esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando.
Eugênio Bucci. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras,
2000.
Quem fiscaliza [a imprensa]? Trata-se de tema
complexo porque remete para a questão da responsabilidade não só das empresas
de comunicação como também dos jornalistas. Alguns países, como a Suécia e a
Grã-Bretanha, vêm há anos tentando resolver o problema da responsabilidade do
jornalismo por meio de mecanismos que incentivam a auto-regulação da mídia.
http://www.eticanatv.org.br Acesso
em 30/05/2004.
No Brasil, entre outras organizações, existe o
Observatório da Imprensa – entidade civil, não-governamental e nãopartidária –, que pretende
acompanhar o desempenho da mídia
brasileira. Em sua página eletrônica , lê-se:
Os meios de comunicação de massa são
majoritariamente produzidos por empresas privadas cujas decisões atendem legitimamente
aos desígnios de seus acionistas ou representantes. Mas o produto jornalístico
é, inquestionavelmente, um serviço público, com garantias e privilégios
específicos previstos na Constituição Federal, o que pressupõe contrapartidas
em deveres e responsabilidades sociais.
http://www.observatorio.ultimosegundo.ig.com.br (adaptado) Acesso em 30/05/04.
Incisos do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:
IX – é livre a expressão da
atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
X – são invioláveis a
intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o
direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Com base nas ideias presentes nos textos acima,
redija uma dissertação em prosa sobre o seguinte tema: Como garantir a liberdade de informação e evitar
abusos nos meios de comunicação?
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu
ponto de vista e suas propostas.
Observações:
• Seu texto
deve ser escrito na modalidade culta da língua portuguesa.
• O texto não
deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto
deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação
deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.
• O rascunho
poderá ser feito na última folha deste Caderno.
Leia com atenção os seguintes textos:
“A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso
País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante
do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecidos:
por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e
por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando
simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza
os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo
ético.”
(Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. Diário de
Natal. 21/10/2000.)
“Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas
de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos
filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra
do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do
trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de
jovens marginais e delinqüentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima
das portas das casas.”
(Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna. www.proec.ufg.br.)
“Art. 4o. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com
absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura,
à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
(Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de
1990.)
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija uma dissertação
sobre o tema:
O trabalho infantil na realidade brasileira.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos
adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize
e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e
suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a
tinta.
• O rascunho pode ser feito na última folha deste Caderno.
TEMAS
DE REDAÇÃO DO ENEM – 1998 A 2001
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