TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM DE 1998 A 2001
REDAÇÃO – ENEM 1998
O QUE É O QUE É
(...)
Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei
que a vida devia ser bem melhor
e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
Redija um texto dissertativo, sobre o tema “Viver e
Aprender”, no qual você exponha suas idéias de forma clara, coerente e em
conformidade com a norma culta da língua, sem se remeter a nenhuma expressão do
texto motivador “O Que É O Que É”.
Dê um título à sua redação, que deverá ser
apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você
poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho. Você
poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.
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REDAÇÃO – ENEM 1999
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REDAÇÃO – ENEM 1999
(HENFIL. Fradim. Ed. Codecri, 1997, n. 20)
O encontro “Vem ser cidadão” reuniu 380 jovens de 13
Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado
protagonismo juvenil.
O termo pode até parecer feio, mas essas duas
palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu
lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.
([Adaptado de] ”Para quem se revolta e quer
agir”, Folha de S. Paulo, 16/11/1998)
Depoimentos de jovens participantes do encontro:
· Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas
eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua
e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma
criança na rua e achar que não é problema seu.
(E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)
· A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair
no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro
você precisa se interessar. (C.S.Jr., 16 anos, Paraná)
· Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser
dinâmico na sua escola, no seu bairro.
(H.A., 19 anos, Amazonas)
(Depoimentos extraídos de “Para quem se revolta e quer agir”, Folha de S. Paulo, 16/11/1998)
Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos,
redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema:
Cidadania e participação social.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar,
organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa
de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.
A redação deverá ser apresentada a tinta na cor azul
ou preta e desenvolvida na folha grampeada ao Cartão-Resposta. Você poderá
utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.
REDAÇÃO – ENEM 2000
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar
à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à
alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência
familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência,
discriminação, exploração, crueldade e opressão”.
Artigo 227, Constituição da República Federativa do Brasil.
(...) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua José
Teixeira, na Praia do Canto, área nobre de Vitória. A.J., 13 anos, morador de
Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (...) “Venho
para a rua desde os 12 anos. Não gosto de trabalhar aqui, mas não tem outro
jeito. Quero ser mecânico”.
A Gazeta, Vitória (ES), 9 de junho de 2000.
Entender a infância marginal significa entender porque um menino vai
para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que
está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro
para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país
desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel. São Paulo, Ática, 2000. 19a.
edição.
Com base na leitura da charge, do artigo da
Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija
um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criança e do adolescente: como
enfrentar esse desafio nacional?
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o
seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido
em seu texto.
Observações:
Lembre-se de que a situação de produção de seu texto
requer o uso da modalidade escrita culta da língua.
Espera-se que o seu texto tenha mais do que 15
(quinze) linhas.
A redação deverá ser apresentada a tinta na cor
preta e desenvolvida na folha própria.
Você poderá utilizar a última folha deste Caderno de
Questões para rascunho.
Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade
mundial, e não apenas um problema brasileiro. (...) Restam hoje, em todo o
planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental perdeu
99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; a África, 92%; a Oceania,
78%; a América do Norte, 66%; e a
América do Sul, 54%. Cerca de 45% das florestas tropicais, que cobriam
originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares), desapareceram
nas últimas décadas. No caso da Amazônia Brasileira, o desmatamento da região,
que até 1970 era de apenas 1%, saltou para quase 15% em 1999. Uma área do
tamanho da França desmatada em apenas 30 anos. Chega.
Paulo Adário, Coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace. http://greenpeace.terra.com.br
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas
um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos
mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira
mundial. (...)
Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se,
depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de vida britânico, teria
respondido: "(...) a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do
planeta para alcançar sua prosperidade; quantos planetas não seriam necessários
para que um país como a Índia alcançasse o mesmo patamar?"
A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de
desenvolvimento precisam mudar.
O planeta é um problema pessoal - Desenvolvimento sustentável.
www.wwf.org.br
De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem
branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as
coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está
associado. O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem não tece
a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a
si próprio.
Trecho de uma das várias versões de carta atribuída
ao chefe Seattle, da tribo Suquamish. A carta teria sido endereçada ao presidente
norte-americano, Franklin Pierce, em 1854, a propósito de uma oferta de compra
do território da tribo feita pelo governo dos Estados Unidos.
PINSKY, Jaime e outros (Org.). História da América através de textos.
3ª ed. São Paulo: Contexto, 1991.
Estou indignado com a frase do presidente dos
Estados Unidos, George Bush. “Somos os
maiores poluidores do mundo, mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma
recessão na economia americana”.
R. K., Ourinhos, SP. (Carta enviada à seção Correio da Revista Galileu.
Ano 10, junho de 2001).
Com base na leitura dos quadrinhos e dos textos,
redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Desenvolvimento e
preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o
seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido
em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos.
Observações:
• Lembre-se
de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita
culta da língua.
• O texto não
deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrativa.
• O texto
deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação
deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.
• O rascunho
poderá ser feito na última página deste Caderno.
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