Temas
de redação – Mackenzie – Vestibular – 1º semestre - 2008
REDAÇÃO
Redija
uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Texto
I
descartável
•
adjetivo de dois gêneros
•
que pode ou deve ser descartado
1
que não se destina a conservar nem a consertar; que se deita fora após uma ou
mais utilizações (diz-se geralmente de objeto facilmente substituível)
Ex.:
<barbeador descartável> <seringa descartável> <fralda
descartável>
2
Derivação: sentido figurado, que
se caracteriza por ser passageiro, sem profundidade ou importância
Ex.:
<amor descartável> <valores descartáveis> <ideia descartável>
Adaptado
do Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa
Texto
II
Hoje
temos a cultura do descartável na relação homem-coisas, o que nos remete a
outras ligações temporárias e provisórias. Há um ritmo alucinante em que tudo
vai sendo suplantado por novas informações geradoras de mudanças. Esse estado
transitório das verdades e das coisas reflete-se também em relações mais
frágeis com as outras pessoas, levando o sujeito a um crescente individualismo
e fragilizando os laços sociais.
Adaptado
de Elisa Maria Barbosa Esper / Mathilde Neder
Texto
III
De
repente do riso fez-se o pranto
Silencioso
e branco como a bruma
E
das bocas unidas fez-se a espuma
E
das mãos espalmadas fez-se o espanto.
[...]
Fez-se
do amigo próximo o distante
Fez-se
da vida uma aventura errante
De
repente, não mais que de repente.
Vinicius
de Moraes
Mackenzie
– Vestibular 2008 - 1º semestre – Processos de Transferência Interna
REDAÇÃO
Redija
uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Texto
I
“Tia,
você acha que dá para a gente viver de ‘cavocar’ madeira?”, perguntou um menino
à artista plástica Elisa Brachelar, numa aula de xilogravura. Ela parou um
minuto para pensar. Sim, pois ela vive justamente de “ ‘cavocar’ madeira” –
suas esculturas já lhe renderam prêmios dentro e fora do Brasil. No caso do
pequeno aprendiz, a pergunta faz
ainda mais sentido: ele, na favela onde mora, nasceu e cresceu mexendo justamente
em madeira, seja ajudando os pais a construir barracos, seja fazendo seus
próprios brinquedos.
Adaptado
da revista Continuum Itaú Cultural
Texto
II
Artistas
de todo o Brasil dedicam boa parte de seu tempo a ensinar sua arte às futuras
gerações. Desenvolver a cidadania, elevar a autoestima, levar a arte ao domínio
público, ensinar uma nova profissão, combater a criminalidade, promover a
inclusão social: são vários os motivos que fazem esses artistas deixarem por
alguns momentos sua criação de lado para pensar no bem comum.
Mariana
Sgarioni
Texto
III
É
dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente
[...] o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à
profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à
convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de
negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Constituição
Brasileira
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