TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM DE 2006 A 2009
REDAÇÃO – ENEM 2006
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra,
invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos
consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão
constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo
intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
Lemos porque
a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos
a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra,
já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar,
um gesto.
São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem
a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br>
(com adaptações).
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora
nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava
absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir:
todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70
(com adaptações).
Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso,
neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em
geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam
guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais
remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos
de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos;
conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos
humanos.
Estou falando dos universos a que chamamos de
livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que
quando entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos acima têm caráter apenas
motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu
ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da
língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema
(versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas
escritas.
•A redação deve ser desenvolvida na folha própria e
apresentada a tinta.
• O rascunho pode ser feito na última página deste
Caderno.
REDAÇÃO – ENEM 2007
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Ninguém = Ninguém
Engenheiros do Hawaii
Há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há tanta gente pelas ruas
há tantas ruas e nenhuma é igual a outra
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente sinta
(se é que sente) a mesma indiferença
há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há palavras que nunca são ditas
há muitas vozes repetindo a mesma frase
(ninguém = ninguém)
me espanta que tanta gente minta
(descaradamente) a mesma mentira
todos iguais, todos iguais
mas uns mais iguais que os outros
Uns Iguais Aos Outros
Titãs
Os homens são todos iguais
(...)
Brancos, pretos e orientais
Todos são filhos de Deus
(...)
Kaiowas contra xavantes
Árabes, turcos e iraquianos
São iguais os seres humanos
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
Americanos contra latinos
Já nascem mortos os nordestinos
Os retirantes e os jagunços
O sertão é do tamanho do mundo
Dessa vida nada se leva
Nesse mundo se ajoelha e se reza
Não importa que língua se fala
Aquilo que une é o que separa
Não julgue pra não ser julgado
(...)
Tanto faz a cor que se herda
(...)
Todos os homens são iguais
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros.
A cultura adquire formas diversas através do tempo e
do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de
identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade.
Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é,
para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a
natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser
reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
Todos reconhecem a riqueza da diversidade no
planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no
mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças
individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão
encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um
texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:
O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu
ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da
língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema
(versos) ou narração.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será
considerado texto em branco.
• O rascunho pode ser feito na última página deste
Caderno.
• A redação deve ser passada a limpo na folha
própria e escrita a tinta.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
O texto acima, que focaliza a relevância da região
amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a
“máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de
chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:
1 suspender completa e imediatamente o desmatamento
na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde
se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
2 efetuar pagamentos a proprietários de terras
para que deixem de desmatar a floresta,
utilizando-se recursos financeiros internacionais;
3 aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas
àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.
Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um
texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação
escolhida.
Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os
conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione
argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os
direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da
língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema
(versos) ou narração.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será
considerado texto em branco.
• O rascunho pode ser feito na última página deste
Caderno.
• A redação deve ser passada a limpo na folha
própria e escrita a tinta.
REDAÇÃO – ENEM 2009
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes
e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o
tema O indivíduo frente à ética nacional, apresentando proposta de ação social,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione coerentemente
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Andamos demais acomodados, todo mundo reclamando em
voz baixa como se fosse errado indignar-se. Sem ufanismo, porque dele estou
cansada, sem dizer que este é um país rico, de gente boa e cordata, com
natureza (a que sobrou) belíssima e generosa, sem fantasiar nem botar óculos
cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo
com a gente.
Tenho medo disso que nos tornamos ou em que estamos
nos transformando, achando bonita a ignorância eloquente, engraçado o cinismo
bem-vestido, interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira
nos equilibramos – não malabaristas, mas palhaços.
LUFT, L. Ponto de vista. Veja. Ed. 1988, 27 dez. 2006 (adaptado).
Qual é o efeito em nós do “eles são todos corruptos”?
As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar
a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo
inteiro. “Eles são TODOS corruptos” é um pensamento que serve apenas para “confirmar”
a “integridade” de quem se indigna. O lugar-comum sobre a corrupção
generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles continuam iguais e livres,
enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão.
O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza
os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.
CALLIGARIS, C. A armadilha da corrupção. Disponível em:
http:/www1.folha.uol.com.br (adaptado).
Instruções:
• Seu texto tem de ser escrito à tinta.
• Redija seu texto em prosa: não redija nem
narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será
considerado texto em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
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Òtimo site, me ajudou muito!! Vlww!!
ResponderExcluirVdd, muito bomm.. Obrgd..
ExcluirPratico e direto. Excelente! Finalmente encontrei os temas do enem expostos na integra, sem comentarios extra e bem organizados. Excelente! Obrigada.
ResponderExcluirObrigado por ajudar.
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