TEMAS DE REDAÇÃO DA FUVEST DE 1990 A 1995
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Tema da Dissertação
"– Não é preciso zangar-se. Todos nós temos as nossas opiniões.
– Sem dúvida. Mas é tolice querer uma pessoa ter opinião sobre assunto
que desconhece. (...) Que diabo! Eu nunca andei discutindo gramática. Mas as
coisas da minha fazenda julgo que devo saber. E era bom que não me viessem dar
lições. Vocês me fazem perder a paciência."
Você tem opinião sobre as afirmações acima?
Se tem, defenda sua opinião.
Se não, explique por quê.
Se tem, defenda sua opinião.
Se não, explique por quê.
FUVEST 1991
PROPOSTA DE REDAÇÃO
O trabalhador brasileiro, em sua grande
maioria, recebe salário mensal que tem como ponto de referência a chamada
"Cesta Básica". Leia o texto a seguir e, baseado no que ele significa
para você, escreva a sua redação, dissertativa.
COMIDA
(Arnaldo Antunes/ Marcelo Fromer/Sérgio Britto)
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor.
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer inteiro e não pela metade.
Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor.
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer inteiro e não pela metade.
em Jesus não tem dentes no país dos banguelas
(Titãs, 1988)
FUVEST 1992
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Faça uma dissertação discutindo as opiniões expostas a seguir.
É importante que você assuma uma posição a favor ou contra as ideias
apresentadas. Justifique-a com argumentos convincentes.
Você poderá também assumir uma posição diferente, alinhando argumentos que a
sustentem.
I.Alega-se, com freqüência, que o vestibular,
como forma de seleção dos candidatos à escola superior, favorece os alunos de
melhor situação econômica que têm condições de cursar as melhores escolas e
prejudica os menos favorecidos que são obrigados a estudar em escolas de padrão
inferior de ensino.
II. Por outro lado, há quem considere que o
vestibular é apenas um processo de seleção que procura avaliar o conhecimento
dos candidatos num determinado momento, escolhendo aqueles que se apresentam
melhor preparados para ingressar na Universidade. Culpá-lo por possíveis
injustiças é o mesmo que culpar o termômetro pela febre.
FUVEST 1993
PROPOSTA DE REDAÇÃO
O trecho a seguir do conto "A Igreja do
Diabo", de Machado de Assis, descreve a necessidade que o homem teria de
regras que lhe digam o que fazer e como se comportar. Uma vez conseguido isso,
ele passaria a violar secretamente as normas que tanto desejou.
Escreva uma dissertação que analise esta
visão que o autor tem do comportamento humano. Você pode discordar ou concordar
com ela, desde que seus argumentos sejam fundamentados.
O maior mérito estará numa argumentação coesa
capaz de levar a uma conclusão coerente.
Conta um velho manuscrito beneditino que o
Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma Igreja. Embora os seus lucros
fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia
desde séculos, sem organização, sem regras, sem cânones, sem ritual, sem nada.
Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios
humanos.
(...) Está claro que (o Diabo) combateu o
perdão das injúrias e outras máximas de brandura e cordialidade. Não proibiu
formalmente a calúnia, mas induziu a exercê-la mediante retribuição, ou
pecuniária, ou de outra espécie. (...) A Igreja fundara-se; a doutrina
propagava-se; não havia uma região do globo que não a conhecesse, uma língua
que não a traduzisse, uma raça que não a amasse. O Diabo alçou brados de
triunfo.
Um dia, porém, longos anos depois, notou o
Diabo que muitos dos seus fiéis, às escondidas, praticavam as antigas virtudes. (...)
Certos glutões recolhiam-se a comer frugalmente três ou quatro vezes por ano
(...) muitos avaros davam esmolas, à noite, ou nas ruas mal povoadas; vários
dilapidadores do erário restituíam-lhe pequenas quantias; os fraudulentos
falavam, uma ou outra vez, com o coração nas mãos, mas com o mesmo rosto
dissimulado, para fazer crer que estavam embaçando os outros. [Nota:
embaçar: lograr, enganar]
FUVEST 1994
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Relacione os textos abaixo e redija uma
dissertação, em prosa, discutindo as ideias neles contidas e apresentando
argumentos que comprovem e/ou refutem essas ideias.
"Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje o mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará"
(Gilberto Gil)
"Como democratizar a TV, o rádio, a imprensa, que são o oxigênio e
a fumaça que a nossa imaginação respira? Como seria uma TV sem manipulação? São
perguntas difíceis, mas a luta social efetiva, e sobretudo um projeto de
futuro, são impossíveis sem entrar nesse terreno."
(Roberto Schwarz)
"Tevê colorida
fará azul-rósea
a cor da vida?"
fará azul-rósea
a cor da vida?"
(Carlos Drummond de Andrade)
FUVEST 1995
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Relacione os textos e a imagem seguintes e
escreva uma dissertação em prosa, discutindo as ideias neles contidas e expondo
argumentos que sustentem o ponto de vista que você adotou.
Em muitas pessoas já é
um descaramento dizerem "Eu".
T.W. Adorno
Não há sempre sujeito,
ou sujeitos. (...)
Digamos que o sujeito é raro, tão raro quanto as verdades.
Digamos que o sujeito é raro, tão raro quanto as verdades.
A. Badiou
Todos são livres para
dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica
da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas.
Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção
econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é
sempre a mesma coisa.
T.W. Adorno
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