Prova de língua portuguesa - UFG - 2001 - 1º fase
O texto publicitário que você lerá abaixo foi
extraído de ISTOÉ, de 7 jun. 2000. As questões 01 e 02 referem-se a ele.
Quando a gente deixa as crianças
experimentarem, se sujarem,
elas aprendem mais
e se desenvolvem melhor.
É por isso que estamos lançando
o novo Omo Multi Ação.
Uma fórmula inovadora que
age nos primeiros instantes da
lavagem, removendo manchas
de gordura como nenhum outro.
Omo Multi Ação está ainda mais eficiente porque
sabe, assim como você, que seu filho precisa de liberdade para aprender.
Questão 01 - Além
de veicular informações sobre o produto, a linguagem publicitária procura
persuadir o consumidor. Com base nessa informação e na leitura do texto, pode-se
afirmar que
1-( ) liberdade de ação e aprendizagem
infantil, idéias deduzidas do início do texto, estabelecem relação de causa
e consequência.
2-( ) o vocábulo outro, em “como nenhum
outro”, refere-se a um elemento extratextual, pois não remete a nenhum termo
explicitamente presente no texto.
3-( ) a palavra ainda, em “Omo Multi Ação
está ainda mais eficiente”, indica que, só a partir de agora, o produto foi
aprovado pelo consumidor.
4-( ) o vocábulo manchas aparece no texto
com dois sentidos diferentes, ou seja, o primeiro é denotativo e o segundo,
conotativo.
Questão 02 - Acerca
da organização das frases, é possível afirmar que
1-( ) o trecho “removendo manchas de gordura como
nenhum outro” NÃO pode ser substituído por “que remove manchas como nenhum
outro”, pelo fato de causar incoerência.
2-( ) o segmento “Quando a gente deixa as crianças
experimentarem, se sujarem”, apresentado na abertura do texto, serve para
destacar a atitude desejável de um consumidor ideal.
3-( ) os vocábulos “elas” e “se”, apresentados no
primeiro período do texto, remetem à expressão “as crianças”.
4-( ) a oração “Porque não há aprendizado sem
manchas” estabelece uma relação de dependência com a frase “Novo Omo Multi Ação”.
Leia abaixo o trecho do diário de P.C.S., publicado
em uma reportagem na revista ISTOÉ, em 7 jun. 2000. As questões 03 e 04
referem-se a ele.
O diário de P.C.S
01/01/2000 - Las Vegas (...)
21h30 - Restaurante chinês.
1 biscoito da sorte
3 colheres de sopa de arroz frito
2 camarões com alho
1 pedaço de peixe frito
1 buquê de brócolis (Adorei, comi super bem!)
Nunca tinha estado num restaurante chinês.
Estava com muito apetite! Hoje percebi quanto
tempo eu deixei de viver, de aproveitar a vida. Não só por não ter me permitido
comer, mas (por causa) de todo o ritual que envolve uma refeição: conversar,
rir, comunicar-se, apreciar a música, o lugar. É como se eu estivesse
congelada. Foi maravilhoso!
Questão 03 - Esse
texto, que relata alguns acontecimentos da vida de P.C.S. e suas impressões a
respeito deles, tem uma função terapêutica para a autora. Ela sofre de anorexia
– condição nervosa em que o paciente perde o apetite, emagrecendo muito –
e usa a escrita como uma forma de perceber e solucionar seu problema. Tendo
em vista a leitura do texto e a explicação anterior, é possível considerar que
1-( ) o texto relata sua ida a um restaurante
chinês e traduz a sensação de perda sentida pela autora.
2-( ) como esse trecho do diário está sendo
apresentado em uma reportagem, o texto passa a servir aos propósitos informativos
da revista, que são parcialmente diferentes dos que levaram P.C.S. a
escrevê-lo.
3-( ) a lista de alimentos consumidos pode ser
retirada do texto, pois não contribui com a função da escrita para o tratamento
da autora.
4-( ) o uso dos advérbios “nunca” e “hoje” indica
duas fases distintas do relacionamento da autora com sua doença.
Questão 04 - Considerando-se a
importância da escolha das expressões verbais para a construção do sentido do
texto, pode-se afirmar que
1-( ) em suas duas primeiras orações, as formas verbais “tinha estado” e
“estava” indicam fatos situados no mesmo momento, pois ambas pertencem a tempos
verbais do passado.
2-( ) a forma verbal “estava” indica um momento anterior àquele expresso
pela forma verbal “percebi”.
3-( ) em “É como se eu estivesse congelada”, é possível substituir a
forma do verbo ser de “é” para “era”, sem que a idéia básica do período
seja modificada.
4-( ) o uso do subjuntivo no final do texto deve-se ao caráter de
certeza, de verdade do processo expresso pelo verbo.
Questão 05 - O poema abaixo é de
José Paulo Paes.
À IMPROPRIEDADE
De cearense sedentário
baiano lacônico
mineiro perdulário
Deus nos guarde.
De carioca cerimonioso
gaúcho modesto
paulista preguiçoso
Deus nos livre e guarde.
Interpretando-se os sentidos do poema, pode-se afirmar que
1-( ) em seu sentido global, o poema reafirma os estereótipos a respeito
dos diversos tipos de brasileiro.
2-( ) o poema é construído com antíteses parcialmente implícitas: ao
conceito de “cearense sedentário”, por exemplo, opõe-se “cearense migrante”.
3-( ) o poema é bem-humorado por causa das inversões de sentido
utilizadas pelo autor.
4-( ) o título “À impropriedade” funciona como um ornamento dispensável
ao texto, sem manter assim relações de sentido com o poema.
Leia, a seguir, o fragmento retirado do livro Macunaíma, de Mário
de Andrade, e responda à questão proposta.
— Meu avô, dá caça pra mim comer?
— Sim, Currupira fez.
Cortou carne de perna moqueou e deu pro menino,
perguntando:
— O que você está fazendo na capoeira, rapaiz!
— Passeando.
— Não diga!
— Pois é, passeando...
Então contou o castigo da mãe por causa dele ter sido malévolo pros
manos. E contando o transporte da casa de novo pra deixa onde não tinha caça
deu uma grande
gargalhada. O Currupira olhou pra ele e resmungou:
— Tu não é mais curumi, rapaiz, tu não é mais curumi não... Gente grande
que faiz isso...
Questão 06 - Uma característica
importante das línguas é o fato de que elas não são uniformes nem estáticas.
Fatores como região, classe social, idade, entre outros, explicam suas
variações.
Tendo em vista o comentário
que você acabou de ler e as particularidades lingüísticas do trecho de Macunaíma,
julgue os itens.
1-( ) A construção “dá caça pra mim comer” é típica da linguagem oral,
representando, portanto, uma variação de “dê-me caça para eu comer”, própria da
norma padrão.
2-( ) O emprego de palavras como “rapaiz” e “faiz” revela variação no
nível dos sons, indicando pronúncia de um falante, no caso o Currupira, que
utiliza a variedade padrão da língua.
3-( ) Em “por causa dele ter sido malévolo”, ocorre uma variação no
nível sintático, uma vez que esse enunciado, na norma padrão, corresponde a “por
causa de ele ter sido malévolo”.
4-( ) O enunciado “Tu não é mais curumi”, apesar de ser um exemplo de
falar informal, está de acordo com a língua padrão, como se pode verificar pela
concordância verbal.
Questão 07 - O trecho abaixo, de
Alcino Leite Neto, foi publicado na TVFolha, de 30 jul. 2000.
Muito do que se condena
na televisão brasileira como sendo obtuso, reacionário ou malfeito é apenas
popular, demasiadamente popular. A televisão foi implantada no Brasil em 1950,
mas durante muito tempo aparelhos de TV foram privilégio das classes alta e
média. No início da década de 60, no interior do país, então predominantemente rural, apenas os mais ricos possuíam um televisor.
A respeito da forma de ordenação de idéias empregada pelo autor, é
possível afirmar que
1-( ) prevalece, no fragmento, um tipo de ordenação muito utilizado nos
textos jornalísticos: a ordenação por contraste de conceitos.
2-( ) a ordenação por tempo e espaço favorece um raciocínio que opera
com noções de transformação e mudança, consideradas num certo período e em
determinado lugar.
3-( ) o argumento de que, no Brasil, a televisão esteve associada a
privilégio de classe é demonstrado por meio de um tipo de ordenação: a
enumeração de fatos.
4-( ) sobressai, no fragmento, a especificação de conceitos, já que o
autor define a TV como um meio de comunicação demasiadamente popular.
Questão 08 - Analise a charge que
segue, publicada na revista Veja, de 07 jun. 2000.
1-( ) nos desenhos humorísticos, a caricatura é uma representação gráfica
de pessoa ou situação que explora aspectos ridículos ou grotescos.
2-( ) a legenda, texto curto que, às vezes, acompanha o desenho, tem a
finalidade de determinar para o leitor o sentido da charge.
3-( ) o cartunista interpreta uma ideia presente no imaginário do
torcedor brasileiro: os técnicos de futebol, quando cometem erros, são chamados
de burros.
4-( ) a frase “O técnico Wanderley Luxemburgo examina as condições do
gramado” funciona de modo redundante, visto que repete o significado contido no
desenho.
Questão 09 - Martins Pena foi o
fundador da comédia de costumes do teatro brasileiro, da qual faz parte a peça O
Noviço. Nessa obra, pode-se encontrar
1-( ) o predomínio da caricatura na concepção das personagens, baseada
na exploração de tipos sociais facilmente identificados, o que leva ao efeito
cômico desejado.
2-( ) o Brasil Colonial como pano de fundo histórico-social, época em
que a influência jesuítica foi decisiva na política, na economia e
principalmente na educação dos jovens, direcionando-os para a vida religiosa.
3-( ) a utilização de recursos dramáticos considerados primários, como o
esconderijo, o disfarce e o erro de identificação, demonstrando a ingenuidade e
a simplicidade que permeiam a edificação da trama.
4-( ) uma vinculação nítida com o contexto romântico, uma vez que a
resolução dos conflitos se encaminha para o final feliz e a conseqüente
realização amorosa dos dois jovens e, ainda, a punição do vilão, recursos
ostensivamente colhidos nos romances de folhetim da época.
Questão 10 - No livro A Friagem,
de Augusta Faro, predomina a exploração do insólito. Nessa obra, podem-se
encontrar contos que
1-( ) provocam um sentimento de hesitação no leitor, ao colocá-lo entre
o real e o supra-real, no jogo de acontecimentos que invadem o cotidiano,
causando uma ruptura com o factual.
2-( ) exploram a imaginação, criando um sentido inusitado, em que a
narrativa se constrói com imagens anticonvencionais.
3-( ) exigem que o leitor perceba os fatos estranhos como acontecimentos
habituais, narrados como “causos”.
4-( ) trazem um clima de mistério, em que o leitor, ao compactuar-se com
o “inexplicável”, começa a desvendar as angústias, as inquietações, os medos e
os desejos próprios do universo feminino.
Questão 11 - A poesia de Gonçalves
Dias pode ser dividida em três grandes vertentes temáticas: a indianista, a
saudosista e a lírico-amorosa.
A produção poética
desse autor pode ser caracterizada da seguinte forma:
1-( ) na poesia indianista, predomina uma sensibilidade plástica singular,
moldada por um cenário natural tipicamente brasileiro, no qual está inserido o
primeiro habitante do País, o índio, numa representação quase sempre épica.
2-( ) na poesia saudosista, o poeta demonstra acentuadas marcas do
nacionalismo vigente no Romantismo, como a exaltação do pitoresco nacional, em
que se sobressai o tratamento exótico da natureza tropical.
3-( ) na poesia lírico-amorosa, pode-se encontrar um ultrarromantismo já
convencional, detectado no sentimentalismo exagerado, que deforma os encantos
da mulher amada, e em lamentos melodramáticos, provocados pelo sofrimento do
amor irrealizado.
4-( ) em todas as vertentes da poesia de Gonçalves Dias, a natureza tem
um caráter expressivo e dinâmico. Ela é o refúgio acolhedor e o ideal de evasão
do eu-poético, estabelecendo, assim, uma interdependência entre paisagem e
estado de alma.
Questão 12 - A Grande Arte, de Rubem Fonseca, incorpora aspectos temático-formais do romance
brasileiro contemporâneo. Assim,
1-( ) as motivações pessoais e o comportamento dos indivíduos são os
principais agentes condutores da narrativa.
2-( ) o enredo é engenhosamente armado, trazendo situações tensas que
exploram a fragilidade dos seres humanos, a brutalidade e a violência do
cotidiano.
3-( ) o crime, ocorrido no início do romance, seguido de seu
desvendamento e comprovação no desfecho, torna-se o principal elemento da
narrativa.
4-( ) a personagem Lima Prado, na condição de conhecedor privilegiado
dos fatos, antecipa para o leitor os resultados dos acontecimentos antes do
desfecho da narrativa.
Questão 13 - O livro O Violino e
Outros Contos, de Luiz Vilela, enfoca variadas situações, explorando
elementos temáticos da narrativa curta contemporânea.
Nesse sentido, seus
contos
1-( ) conferem à obra um tom existencialista, posto que há uma infiltração
na intimidade psicológica das personagens, revelando seus conflitos internos.
2-( ) apresentam temas voltados para a degeneração do homem e para os
desajustes sociais; nesses temas, a velocidade do tempo moderno aparece como
principal antagonista.
3-( ) extraem do cotidiano situações que levam a uma reflexão sobre as
relações humanas.
4-( ) retratam conflitos em que as ações das personagens são
minimizadas, o que as impossibilita de resgatarem emoções adormecidas.
Questão 14 -O Ateneu, de Raul Pompéia, reúne diversas tendências do romance do final do
século XIX. A veracidade de tal
afirmação pode ser comprovada com os seguintes argumentos:
1-( ) o romance apresenta traços do Realismo-Naturalismo, considerando-se
que há um estudo do cotidiano do Segundo Império brasileiro e uma atenção ao
meio social, entendido como responsável pelo condicionamento das personagens.
2-( ) o romance reafirma alguns procedimentos temático-formais da
tradição romântica, como o triângulo amoroso vivido pelo narrador-personagem e
o final feliz, que marca a reconciliação entre o jovem estudante e o diretor do
colégio.
3-( ) o caráter memorialista do romance reforça as teses naturalistas
apresentadas ao longo do relato, pois o tratamento objetivo dado aos fatos
privilegia o caráter documental, em detrimento das recordações de um adulto
ressentido com seu passado.
4-( ) os aspectos autobiográficos presentes na narrativa, uma das
características fundamentais do Realismo, dizem respeito, principalmente, à
personagem dr. Cláudio, médico do colégio e pai autoritário do estudante Sérgio,
um adolescente que demonstra desconhecer o ambiente hostil do internato.
Questão 15 - O livro Prosas
Seguidas de Odes Mínimas, de José Paulo Paes, como o próprio título
anuncia, é composto de duas partes.
Quanto às semelhanças e
às diferenças, referentes à temática e à forma dos poemas dessas partes,
pode-se afirmar que
1-( ) na primeira parte, o eu-poético faz uma reflexão sobre as pessoas
e as vivências que marcaram seu passado; na segunda, analisa o mundo e as
coisas à sua volta, revelando posicionamento crítico.
2-( ) a primeira parte é composta de textos em prosa destituídos de
intenção e de imagens poéticas que configuram a segunda parte.
3-( ) a segunda parte conserva o mesmo tom memorialista da primeira, em
que o eu-poético resgata sentimentos e vivências da sua adolescência e
juventude.
4-( ) nas duas partes, o eu-poético desvincula-se da realidade circundante,
imprimindo aos poemas um caráter alienante.
Questão 16 - O projeto
estético-ideológico do Modernismo tem no livro Macunaíma, de Mário de
Andrade, uma de suas maiores realizações. Com base nessa afirmação, julgue as
proposições.
1-( ) O denominador comum da obra é o interesse pela variedade cultural
do povo brasileiro, somado a uma desconstrução da linguagem literária
acadêmica, mediante sobretudo a valorização da diversidade da língua nacional.
2-( ) A construção da rapsódia combina procedimentos formais de
vanguarda, como a justaposição (colagem) de lendas e mitos populares de origem
variada, com um esforço de interpretação do País, sobressaindo a questão da
identidade nacional.
3-( ) A interpretação de vestígios primitivistas, presentes na cultura
brasileira, obedece a esquemas naturalistas, ora com o tratamento cientificista
das lendas folclóricas, ora com a reafirmação de teses deterministas, numa
evidente condenação da mestiçagem.
4-( ) A perspectiva regionalista prevalece na obra, visto que o registro
bruto da linguagem do homem rústico, a descrição detalhada de usos e costumes
do brasileiro típico e o deslumbramento diante da paisagem natural demonstram
um sentimento nacionalista entorpecido pelas belezas nacionais.
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