Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2015

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO - 5

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO - 5

Anátema - Arrebatar - Balizar - Casuísmo - Cercear - Ceticismo - Coação - Compulsório - Descomunal - Desvincular - Infligir - Insurgente - Liturgia - Mesquinho - Pérfido - Perpetrar - Postular - Represália - Sufrágio - Velado

Anátema
Excomunhão, execração, maldição, reprovação enérgica, repreensão severa, condenação.
Arrebatar
Arrancar, provocar um estado de grande alegria, arroubar, enlevar, extasiar.
Balizar
Marcar por meio de balizas, separar, distinguir, marcar, determinar, sinalizar.
Casuísmo
Ação que tem em vista favorecer ou resolver o problema de uma pessoa, ou de grupo de pessoas, sem levar em conta o bem coletivo; conformidade passiva com ideias, opiniões, teorias, princípios.
Cercear
Restringir, impor limites, diminuir, cortar o que está ao redor.
Ceticismo
Ausência de qualquer tipo de crença; característica daquele que é cético; postura na qual as pessoas tendem a examinar o conhecimento e as percepções de forma crítica.
Coação
Ação ou efeito de coagir; causar constrangimento ou agir de modo violento (moral ou fisicamente) para que alguém faça ou deixe de fazer alguma coisa.
Compulsório
Que possui caráter obrigatório; que possui a capacidade de compelir.
Descomunal
Colossal, exagerado, grandioso, gigantesco, desproporcional.
Desvincular
Desatar, desligar, desobrigar, soltar, retirar os vínculos.
Infligir
Aplicar pena, castigo ou punição; ocasionar prejuízo a.
Insurgente
Pessoa que se insurge, que possui uma opinião contrária a, que se revolta contra algo ou alguém, rebelde, insubordinado.
Liturgia
Conjunto dos modos usados no desenvolvimento dos ofícios e/ou sacramentos; rito ou ritual. reunião dos elementos ou práticas que, regulamentados por uma igreja ou seita religiosa, fazem parte de um culto.
Mesquinho
Que é excessivamente agarrado a dinheiro e/ou propriedades; que não tem facilidade para dividir; avarento ou sovina; que não possui significância nem importância; ordinário; que não denota grandeza.
Pérfido
Desleal, falso, traidor, enganador.
Perpetrar
Cometer, praticar, realizar (ato condenável).
Postular
Solicitar, requerer, pedir, implorar, rogar.
Represália
Vingança; ação que se pratica contra alguém para reparar uma ofensa ou para compensar um dano causado por essa pessoa.
Sufrágio
Processo de seleção feito através de uma votação; eleição.
Velado
Oculto, escondido, encoberto.
www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Complete com o termo adequado (eventuais flexões podem ser necessárias)

1. No comunicado, a PUC-SP ainda ressaltou que não tem intenção de discriminar os fumantes ou ___________________ a liberdade dentro da universidade e faz um apelo para que os fumantes observem os locais onde se pode fumar. (Folha de São Paulo, 30/10/2009)
2. O comando da PM de São Paulo criou um grupo para estudar a possibilidade de ___________________ de seus quadros o efetivo do Corpo de Bombeiros.
3. Não há destino mais romântico no mundo. Para que não haja dúvida, convém repetir: n-ã-o/ h-á/ d-e-s-t-i-n-o/ m-a-i-s/ r-o-m-â-n-t-i-c-o/ n-o/ m-u-n-d-o. E não importa o perfil do casal, Paris vai ___________________ você. (Folha de São Paulo, 05/11/2014)
4. Em Roma, durante a ___________________ do último dia do ano, o Papa Francisco pediu aos cristãos de todo o mundo que ajudem as "famílias ainda em dificuldades" devido à crise mundial.
5. A aposentadoria ___________________ ocorre quando o servidor público estatutário atinge a idade máxima no serviço público.
6. O juiz ___________________ uma pena severa aos desordeiros que picharam a estátua de Drummond.
7. Apenas o tempo revela o homem justo; basta um dia para pôr a nu um ___________________. (Sófocles)
8. ___________________ sunitas liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL) tomaram o controle de um posto fronteiriço com a Síria, afirmaram fontes de segurança e testemunhas. (Portal G1)
9. Outro argumento do MP aceito pelo desembargador Dárcio Mendes é que 14 condicionantes exigidas pelo Sisema para a concessão de futura licença de instalação referem-se a ações que deveriam ___________________, na verdade, a concessão da licença prévia. (Folha de São Paulo, 04/08/2012)
10. O empresário Oscar Maroni, preso sob a suspeita de ___________________ de uma testemunha no curso de um processo, foi transferido do 13º Distrito Policial para o 40º DP.
www.veredasdalingua.blogspot.com.br
11. Micheletti afirmou ainda que "o ___________________ é o fundamento da democracia" e que "desconhecer ou desvirtuar este direito é atentar contra a vontade e a dignidade de todo um povo". (Folha de São Paulo, 01/09/2009)
12. "É preciso que aquele que busca a eleição para um cargo público tenha honestidade para ___________________ o mandato", afirmou o presidente da OAB. (Folha de São Paulo, 22/02/2010)
13. Essa ânsia em arranjar destino imediato para o excedente de arrecadação lembra o que de pior tivemos em nossa recente história econômica: o ___________________ irresponsável, de visão curta. E a imprudência pune. (Folha de São Paulo, 24/06/2014)
14. Sem citar o período eleitoral, Alckmin fez uma crítica ___________________ ao uso político da crise de desabastecimento do Sistema Cantareira.
15. Em março passado, um tribunal condenou Zaidi, o jornalista que jogou um sapato no presidente americano, a três anos de prisão, por considerá-lo culpado de ___________________ um ato hostil contra um chefe de Estado estrangeiro.
16. Vinte e seis policiais afegãos morreram nesta terça-feira em um ataque de talibãs em Puli Alam, província de Logar, ao sul de Cabul, em um ataque em ___________________ às operações do exército afegão contra redutos rebeldes no sul do país.
17. Padrões básicos de gestão e transparência administrativa soam como ___________________ no universo do futebol brasileiro. Os clubes, de forma geral, convivem com crônicos desequilíbrios orçamentários, dívidas volumosas e falta de planejamento.
18. Na última década, houve um aumento _______________ de 500% na população dos percevejos em todo o mundo.
19. Vista com ___________________ quando surgiu, a possível candidatura de Ciro ao governo de São Paulo já apresenta avanços concretos nas negociações. (Folha de São Paulo, 12/07/2009)
20. "Um espírito ___________________ é como um microscópio: aumenta as pequenas coisas, mas impede de ver as grandes". (Philip Chesterfield)

Nenhum comentário:

Postar um comentário