Universidade
Mackenzie – Vestibular 2012 - 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Texto
para as questões de 01 a 05
01
No verão de 1949, os nativos estavam inquietos no país do Carnaval.
02
As cuícas iriam roncar nas ruas do Rio em fevereiro, e as válvulas
03
dos Philcos já pegavam fogo ao som dos sucessos daquele ano. De
04
três em três minutos, a Rádio Nacional martelava “Chiquita Bacana”,
05
com Emilinha Borba. Era um massacre, a que nem os surdos eram
06
poupados. E até que aquele não seria um Carnaval dos piores:
07
alguns sambas e marchinhas eram divertidos, como o eufórico
08
“Que samba bom!”. E dezenas de outros, feitos para durar apenas
09
por pouco tempo, mas que as pessoas aprendiam e cantavam -
10
nada a ver com os paquidérmicos sambas-enredo de hoje. As escolas
11de
samba existiam em função dos sambistas, não dos cambistas -
12
não que elas fossem muito importantes para o Carnaval. E, como
13
não existia televisão, ninguém ficava apalermado em casa, vivendo
14
vicariamente o espalhafato alheio. Saía-se às ruas para brincar e,
15
durante os dois primeiros meses do ano, todo o Rio de Janeiro era
16
um Carnaval com um elenco de milhões. Mais exatamente 2.377.451
17
figurantes, segundo diria o IBGE em 1950.
(Adaptado
de "Chega de saudade", de Ruy Castro)
Questão
nº 01 - Assinale
a alternativa INCORRETA.
a)
A palavra inquietos (linha 01) poderia ser substituída, sem prejuízo para o
sentido original do fragmento, por “irrequietos”.
b)
Os dois pontos (linha 06) introduzem explicitação do que foi afirmado no período
imediatamente anterior.
c)
A conjunção adversativa mas (linha 09) pode ser substituída pela equivalente “e”,
sem que haja alteração semântica do trecho.
d)
A expressão nada a ver (linha 10) apresenta duas possibilidades de grafia: a
própria “nada a ver” e a equivalente “nada há ver”.
e)
A expressão em função (linha 11) denota sentido de explicação, equivalente ao
que seria expresso também pela forma “por causa de”.
Questão
nº 02 - Assinale
a alternativa correta.
a)
A palavra nativos (linha 01) faz referência aos habitantes naturais do Brasil: os
milhares de indígenas massacrados no processo de colonização.
b)
A expressão daquele ano (linha 03)
estabelece coesão, pois antecipa referência que ainda será explicitada ao longo
do texto.
c)
Os vocábulos sambistas e cambistas (linha 11) apresentam sufixo que denota
o agente de determinadas ações.
d)
É indiferente a presença ou ausência do artigo definido o no trecho todo o Rio
de Janeiro era um Carnaval (linhas 15 e 16).
e)
Em seu emprego no texto, a forma diria (linha 17) denota temporalidade que
indica ação hipotética, jamais efetivamente realizada.
Questão
nº 03 - Assinale
a alternativa que NÃO apresenta uso de linguagem figurada.
a)
(linha 02) - As cuícas iriam roncar.
b)
(linhas 02 e 03) - as válvulas dos Philcos já pegavam fogo.
c)
(linha 04) - a Rádio Nacional martelava “Chiquita Bacana”.
d)
(linha 10) - nada a ver com os paquidérmicos sambas-enredo.
e)
(linha 13) - ninguém ficava apalermado em casa.
Questão
nº 04 - Considere
as seguintes afirmações:
I.
O texto faz implicitamente uma crítica ao Carnaval dos nossos tempos, concentrados
no luxo televisivo e espetacular das dispendiosas escolas de samba.
II.
O narrador observa, nostalgicamente, velhos tempos carnavalescos da cidade carioca,
quando imperava a alegria das marchinhas e do Carnaval de rua.
III.
A leveza das letras e ritmo das marchinhas são contrapostos a um ritmo pesado e
nada leve dos sambas-enredo atuais.
Assinale:
a)
se apenas as alternativas I e II estiverem
corretas.
b)
se apenas as alternativas II e III estiverem
corretas.
c)
se apenas as alternativas I e III estiverem
corretas.
d)
se todas as alternativas estiverem corretas.
e)
se nenhuma das alternativas estiver correta.
Questão
nº 05 - Considerado
o contexto, todas as alternativas traduzem adequadamente o sentido do termo em
destaque, EXCETO:
a)
eufórico (linha 07) = exultante
b)
apalermado (linha 13) = atônito
c)
vicariamente (linha 14) = em substituição
d)
espalhafato (linha 14) = alvoroço
e)
elenco (linha 16) = conjunto de artistas famosos
Texto
para as questões de 06 a 08
01
Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas
02
leituras não era a beleza das frases, mas a doença
03
delas.
04
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor,
05
esse gosto esquisito.
06
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
07
- Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável,
08
o Padre me disse.
09
[...]
10
Há que apenas saber errar bem o seu idioma.
11
Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de
12
agramática.
(Manoel
de Barros, “Poema VII” )
Questão
nº 06 - Assinale
a alternativa correta.
a)
O verso Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável (v.7) denota o
desprezo com que o Padre Ezequiel se
dirigiu ao enunciador, já que se apresenta como um paradoxo.
b)
O segmento meu primeiro professor de agramática (v.11 e 12) é índice da visão
equivocada que o menino de 13 anos tinha das aulas de gramática normativa.
c)
A imagem estranha no verso Eu pensava que fosse um sujeito escaleno (v.6) pode
ser corretamente considerada como concretização do que o eu lírico denomina
doença da linguagem.
d)
O início do poema – Descobri aos 13 anos – é a frase que identifica o eu lírico
do texto como um jovem adolescente.
e)
O segmento o que me dava prazer nas
leituras (v.1 e 2) deve ser compreendido
como uma ironia, pois o eu lírico declara não sentir prazer na beleza das
frases (v.2).
Questão
nº 07 - O
valor do prefixo da palavra agramática encontra-se também em:
a)
anagrama. b)
acrópole. c)
adjunto. d)
amoral. e)
análise.
Questão
nº 08 - Considere
as seguintes afirmações:
I.
Trata-se de um texto que exemplifica uma tendência da poesia contemporânea marcada
pela oposição a padrões acadêmicos rígidos, obedecidos, por exemplo, pela
poesia parnasiana.
II.
A proposta estética implícita nesse poema confirma posições defendidas pelo
movimento modernista brasileiro de 22.
III.
O poema valoriza clichês linguísticos – por exemplo, sujeito escaleno e agramática
– , como forma de criticar o experimentalismo estético.
Assinale:
a)
todas as afirmações estão corretas.
b)
apenas as afirmações I e II estão corretas.
c)
apenas as afirmações II e III estão corretas.
d)
apenas as afirmações I e III estão corretas.
e)
nenhuma afirmação está correta.
Texto
para as questões de 09 a 11
01
Guiomar não tinha a experiência nem a idade da inglesa, que podia
02
ser sua mãe; mas a experiência e a idade eram substituídas, como
03
sabe o leitor, por um grande tino e sagacidade naturais. Há criaturas
04
que chegam aos cinquenta anos sem nunca passar dos quinze, tão
05
símplices, tão cegas, tão verdes as compõe a natureza; para essas
06
o crepúsculo é o prolongamento da aurora. Outras não; amadurecem
07
na sazão das flores; vêm ao mundo com a ruga da reflexão no
08
espírito, - embora, sem prejuízo do sentimento, que nelas vive e
09
influi, mas não domina. Nestas o coração nasce enfreado; trota largo,
10
vai a passo ou galopa, como coração que é, mas não dispara nunca,
11
não se perde nem perde o cavaleiro.
(Machado
de Assis, A mão e a luva)
Questão
nº 09 - Assinale
a alternativa correta.
a)
O narrador onisciente apresenta-nos a personagem Guiomar como uma jovem de
acentuada tendência às paixões, traço alusivo ao estilo romântico da primeira
fase do escritor.
b)
Na linha 03, a referência a um grande
tino e sagacidade naturais, característica da figura feminina descrita, lembra
outras personagens machadianas, como, por exemplo, Capitu, do romance D.
Casmurro.
c)
A linguagem presente às linhas 09, 10 e 11 revela que a personagem mais madura,
referida como inglesa, jamais perde o controle das situações passionais.
d)
Com a frase o crepúsculo é o prolongamento da aurora (linha 06), o narrador de
primeira pessoa, tipicamente machadiano, revela sua visão de mundo marcada pelo
humor e crença na harmonia existencial, em que vida e morte se fundem.
e)
Na expressão ruga da reflexão no espírito (linhas 07 e 08), Machado de Assis
faz, indiretamente, um juízo de valor
negativo acerca do estilo realista.
Questão
nº 10 - Considerado
o contexto, todas as alternativas explicam adequadamente a expressão extraída
do fragmento, EXCETO:
a)
chegam aos cinquenta anos sem nunca passar dos quinze (linha 04): conservam a
mesma beleza e esplendor da juventude.
b)
tão cegas, tão verdes (linha 05): adjetivos que, conotativamente, expressam a
ideia de ingenuidade, infantilidade.
c)
amadurecem na sazão das flores (linhas
06 e 07): referência a um amadurecimento emocional e intelectual desenvolvido
em curto espaço de tempo, precocemente.
d)
vai a passo ou galopa (linha 10): referência ao fato de o coração bater às vezes
em ritmo normal, outras vezes em ritmo mais acelerado.
e)
não se perde nem perde o cavaleiro (linha 11): alusão ao controle emocional de
algumas pessoas.
Questão
nº 11 - Considere
os seguintes traços de estilo:
I.
Evidência de metáforas na composição do discurso descritivo.
II.
Marca linguística que denuncia a presença do interlocutor no texto.
III.
Sinais explícitos de reflexão metalinguística, ou seja, discurso que tematiza o
próprio fazer literário.
No
texto,
a)
apenas as características I e II estão presentes.
b)
apenas a característica I está presente.
c)
apenas as características II e III estão presentes.
d)
apenas as características I e III estão presentes.
e)
as características I, II e III estão presentes.
GABARITO
1 –
D 2 – C 3 – E 4 – D 5 – E 6 – C 7 – D 8 – B 9 – B 10 – A 11 – A
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