Seguidores

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

UFBA – 2006 – Prova de Redação

UFBA – 2006 – Prova de Redação

INSTRUÇÕES:
Responda à questão com caneta de tinta azul, de forma clara e legível.
Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.
O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.
Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço destinado à resposta.
Será anulada a Redação
redigida fora do tema;
apresentada em forma de verso;
assinada fora do cabeçalho da folha;
escrita a lápis ou de forma ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para sua Redação.

II.
VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d´água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
–– Lá sou amigo do rei ––
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. São Paulo: Círculo do Livro, 1996. p. 143-144.

III.
Pedirei
Suplicarei
Chorarei
Não vou para Pasárgada
(“Antievasão”, do caboverdiano Ovídio Martins)
MARTINS, Ovídio. Antievasão. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura: história e política: literaturas de língua portuguesa
no século XX. São Paulo: Ática, 1989. p. 16. (Coleção Ensaios 130).

A partir da leitura dos textos apresentados, que ilustram diferentes visões da realidade, escreva um texto argumentativo em que você discuta o comportamento do homem diante de situações adversas, explicitando o seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário