Seguidores

terça-feira, 29 de agosto de 2017

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2009 – 2º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2009 – 2º Semestre


REDAÇÃO

Leia com atenção os textos selecionados. Eles devem servir apenas de auxílio à reflexão.

(1)
“Tal como os outros seres vivos com quem compartimos a mesma casa, o planeta Terra, fomos criados com as mesmas partículas ínfimas e com as mesmas combinações de matérias e energias que movem a Vida e os astros do universo. Algo do que há nas estrelas pulsa também em nós. Algo que, como o vento, sustenta o vôo dos pássaros, em outra dimensão da existência impele o voo de nossas ideias, isto é, dos nossos afetos tornados os nossos pensamentos. Não somos intrusos no Mundo ou uma fração da Natureza rebelde a ela. Somos a própria, múltipla e infinita experiência do mundo natural realizada como uma forma especial da Vida: a vida humana”

(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002: 17).

(2)
Foto de Pisco Del Gaiso

(3)
O estado de fúria em que se encontra a natureza não consiste mais em uma mera preocupação de alguns poucos e determinados grupos de pessoas, como os ecologistas, ambientalistas, o Greenpeace, entre outros. É fato que o meio ambiente depois de muito sofrer agressões humanas está revidando esse comportamento.

(DALLAZEN, Clariane Leila e SANTOS, José Carlos dos. Meio Ambiente: o planeta pede socorro. Ciências Sociais Aplicadas EM REVISTA. Unioeste – Campus Mal. Cândido Rondon – V. 7 no. 13 – 2º. Sem 2007)

Escreva um texto dissertativo-argumentativo de cerca de 20 linhas em que você apresente o seu ponto de vista sobre o relacionamento do ser humano com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário