TEMA DE REDAÇÃO – PUC-CAMPINAS – 2017
I. Dos cuidados gerais a serem tomados pelos
candidatos:
1. Leia
atentamente as propostas, escolhendo uma
das três para sua prova de Redação.
2.
Escreva, na primeira linha do formulário de redação, o número da proposta
escolhida e dê um título ao texto.
3. Redija
seu texto a tinta (em preto).
4.
Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma), em padrão
estético conveniente (margens, paragrafação etc.).
5. Não coloque o seu nome na folha de
redação.
6. Tenha
como padrão básico o mínimo de 30 (trinta) linhas.
II. Da elaboração da redação:
1.
Atenda, com cuidado, em todos os seus aspectos, à proposta escolhida. Às
redações que não atenderem à proposta (adequação
ao tema e ao gênero de texto) será atribuída nota zero.
2.
Empregue nível de linguagem
apropriado à sua escolha.
3.
Estruture seu texto utilizando recursos
gramaticais e vocabulário adequados. Lembre-se de que o uso correto de
pronomes e de conjunções mantém a coesão
textual.
4. Seja claro e coerente na exposição de suas
ideias.
III. Das Propostas:
PROPOSTA I – DISSERTAÇÃO
Leia o
editorial abaixo procurando apreender o tema nele desenvolvido. Em seguida,
elabore uma dissertação, na qual você exporá, de modo claro e coerente, suas
ideias acerca desse tema.
A equipe
brasileira teve o melhor desempenho da história dos Jogos Olímpicos. Superou
sua melhor classificação na tabela em número de medalhas de ouro e também de
pódios e esteve perto da meta do Comitê Olímpico do Brasil (ficar entre os dez
primeiros) em termos de total de láureas.
Não chegou
perto, porém, dos resultados das potências esportivas que sediaram a Olimpíada
nos últimos 50 anos.
Os números
nacionais destoam dos indicadores econômicos e sociais do país. O Brasil
alcançou o 13o lugar na classificação dos Jogos do Rio. Em renda per capita ou
em desenvolvimento social, a posição brasileira no ranking mundial anda perto
do septuagésimo lugar.
Tais
estatísticas, porém, nem de longe dizem tudo sobre as perspectivas em
Olimpíadas. Além da qualidade de vida, o desempenho nos esportes de elite está
ainda relacionado a tradições esportivas e a desejos de projetar a imagem do
país.
Isto posto, o
que fazer da ansiedade nacional por se destacar no esporte de alto nível? Quais
são o interesse, o custo e o benefício?
Apesar do
resultado recorde no Rio, o governo investiu soma consideravelmente maior
nestes Jogos. Em cálculo rudimentar, o custo por medalha aumentou. Em linhas
gerais, no entanto, o desempenho não ficou muito longe da média recente em
termos de pódios.
Desde a
Olimpíada de Atlanta, em 1996, as equipes brasileiras vinham conquistando algo
em torno de 1,5% das medalhas. Antes de Atlanta, o esporte nacional ficava com
um terço disso.
Tornam-se cada
vez mais altos os custos de alcançar resultados melhores apenas por meio do
investimento em poucos atletas de nível internacional. Parece não haver
progresso substantivo de benefícios, em termos de medalhas, imagem e, mais importante,
melhorias sociais gerais.
Desde que o
Brasil se dedicou mais a satisfazer seu desejo de projeção esportiva, quando
decidiu sediar a Olimpíada, não houve programa consistente de disseminação da
cultura esportiva no país: de práticas saudáveis, de educação esportiva e de competições
de base, a começar pelas escolas.
Tal programa
teria o efeito de, a médio prazo, multiplicar o número de praticantes,
facilitar a revelação de talentos e lançar mais luz sobre a saúde de jovens e
sobre a situação material das escolas.
Um programa
assim poderia satisfazer anseios nacionais de projetar a imagem do país de modo
socialmente mais relevante: criando uma massa de atletas, talvez futuros
campeões, em vez de se fiar apenas em gastos nas poucas figuras excepcionais
que ainda dominam o esporte olímpico brasileiro.
(Folha de S.Paulo. 22/08/2016)
PROPOSTA II − DISSERTAÇÃO
Leia atentamente os textos
abaixo.
Texto I - O uso de
“buscadores”, na internet, tem marcado a esmagadora maioria de pesquisas que se
fazem em todos os lugares, nas casas, nas escolas e nas empresas, com as mais
diferentes finalidades. É uma ferramenta moderna, legítima e imprescindível: o
saber humano estocado e alcançado
pelo toque de uma tecla.
Texto II - Em sã
consciência, ninguém refutará a utilidade dos buscadores da internet. Mas é
preciso ter cautela, para não confundir quantidade de informação com qualidade
de formação. Os dados de arquivos, por amplos que sejam, podem ser incorretos,
e nunca dispensam a necessidade de articulação crítica de quem venha a usá-los.
Redija uma dissertação em prosa,
na qual você analisará criticamente os argumentos apresentados nos dois textos acima.
PROPOSTA III − NARRAÇÃO
1. Atente para a seguinte
situação:
Mal o ônibus
em que você viaja alcançou a estrada e uma velha senhora, sentada ao lado de um
adolescente que usava o celular, pediu a ele: − Gostaria muito de aprender a
usar isso. Você não quer me ensinar?
O rapaz ia
tentar escapar da tarefa, mas um senhor de terno e uma mocinha sentados perto,
ouvindo o pedido da senhora, entraram na conversa.
2. Desenvolva uma narrativa a
partir da situação acima. O narrador é você, mas você pode ser também uma
personagem que entra na conversa.
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