Universidade
Mackenzie – Vestibular 2017 - 1º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Texto para as
questões de 01 a 05
Parece quase impossível existir algo tão
complexo como o cérebro humano. Um neurocientista dedica anos de estudo apenas
para se familiarizar com as principais regiões deste órgão, e não é para menos
– são bilhões de células e trilhões de conexões. Por trás da fascinante
estrutura neural, encontram-se funções bastante simples em seu objetivo. O
cérebro existe para que possamos perceber o mundo e saber como reagir. É comum
tratarmos a consciência como uma atividade passiva, mas não é bem assim – consciência
requer metas, expectativas, capacidade de filtrar informações.
Se a mente lhe parece um espaço ativo,
preenchido com mais coisas do que costuma aparecer em uma massa de circuitos,
então você está certo ou certa. Você é a expressão física de uma história de
desenvolvimento social muito maior do que imaginou. Seu cérebro é uma delicada
entidade num constante frenesi de produção de conhecimento. A riqueza de suas
vias reflete a riqueza de nossa vida.
Adaptado
de Como o cérebro funciona, de John McCrone
Questão nº 01 - Depreende-se
corretamente do texto que:
a)
as funções cerebrais são extremamente complexas, o que torna improvável uma
compreensão de seu funcionamento.
b)
as funções do cérebro relacionam-se a atividades que estão distantes de nossa
percepção e compreensão do mundo.
c)
as relações sociais ao longo de nossas vidas têm pouca relevância para a organização
e o funcionamento do cérebro.
d)
compreender o cérebro implica entender que seus elementos estruturais relacionam-se
com fatores externos, que os afetam de alguma maneira.
e)
a consciência é derivada de simples mecanismos cerebrais, nos quais se incluem
apenas relações internas entre neurônios, como fator relevante.
Questão nº 02 - Observe as
afirmações sobre o texto.
I.
Familiarizar-se com a estrutura cerebral é uma atividade menor para os
neurocientistas
experientes.
II.
A simplicidade da estrutura neural está relacionada à quantidade reduzida
de
células e sinapses cerebrais.
III.
Está correto o senso comum quando compreende a consciência como
atividade
passiva e sem direcionamento específico.
Estão
corretas:
a)
as afirmações I e II.
b)
as afirmações I e III.
c)
as afirmações II e III.
d)
todas as afirmações.
e)
nenhuma das afirmações está correta.
Questão nº 03 - Assinale a
alternativa correta.
a)
A função expressiva evidencia-se como predominante no texto, marcada
inclusive
pelo uso reiterado da primeira pessoa.
b)
O texto está elaborado em torno da função referencial, uma vez que a
transmissão
objetiva de um conteúdo é o interesse principal do autor.
c)
Como todo texto científico, a exposição que se faz sobre o cérebro humano
é
estruturada em torno do uso predominante da função fática.
d)
O destaque que se dá, no texto, para o uso expressivo da língua e seus recursos
conotativos
permite evidenciar a função poética como predominante.
e)
A utilização de outros tipos de linguagem, além da verbal, permite que se
reconheça
no texto como predominante uma função argumentativa.
Questão nº 04 - Assinale a
alternativa correta.
a)
O texto explora diferentes argumentos de autoridade, citados diretamente.
b)
A estrutura textual está organizada por meio de informações que desenvolvem
uma
ideia central.
c)
A presença de perguntas retóricas reforça a orientação e o tom didáticos no
texto.
d)
Dados numéricos e estatísticos evidenciam de modo inequívoco a natureza
científica
do texto.
e)
Verbos empregados, em sua maioria, no tempo passado reforçam o tom
narrativo
da divulgação científica.
Questão nº 05 - Assinale a
alternativa INCORRETA.
a)
Tal como empregada no texto, a palavra frenesi (linha 14) refere-se a um
estado
de exaltação.
b)
A palavra tão (linha 1) apresenta, em seu emprego no texto, a função de
intensificador.
c)
Assim (linha 8), como empregada no texto, tem a função de introduzir
uma
informação que aparecerá apenas no período que lhe é imediatamente
posterior.
d)
O pronome suas (linha 15) exerce função anafórica, ao se referir a uma
palavra
empregada no período imediatamente anterior.
e)
A palavra requer (linha 8) pode ser corretamente substituída por “demanda”,
sem
prejuízo para os sentidos originais do fragmento em que é empregada.
Textos para as
questões de 06 a 11
Incidente em
Antares (fragmento)
Durante alguns minutos a defunta fica a
olhar em torno – para a esplanada, o céu, o muro do cemitério, a lanterna acesa
caída no chão... Depois se põe de joelhos e nessa posição, lentamente, faz a
volta do esquife vizinho, desatarraxando-lhe a tampa, que tenta em vão erguer,
terminada a operação. Bate três vezes com o punho cerrado na tampa do caixão
negro, cujo ocupante responde, após segundos, com três batidas semelhantes. D.
Quitéria vê a tampa que ela desaparafusou erguer-se lentamente e por fim cair
para um lado. Um homem de estatura mediana e vestido de escuro sai do seu féretro,
dá alguns passos com uma rigidez de boneco de mola, olha a seu redor,
inclina-se, apanha a lanterna, passeia a sua luz pelo muro do cemitério, depois
pela copa dos cinamomos, projeta-a contra a esplanada e por fim foca o rosto da
dama, que continua ajoelhada.
— D. Quitéria Campolargo! – exclama o
desconhecido. — Que honra! Que prazer!
Érico Veríssimo
Auto da Barca do
Inferno (fragmento)
ANJO:
Que quereis?
FIDALGO:
Que me digais,
pois
parti tão sem aviso,
se
a barca do Paraíso
é
esta em que navegais.
ANJO:
Esta é; que demandais?
FIDALGO:
Que me leixeis embarcar.
Sou
fidalgo de solar,
é
bem que me recolhais.
ANJO:
Não se embarca tirania
neste
batel divinal.
FIDALGO:
Não sei porque haveis por mal
que
entre a minha senhoria...
Pera
vossa fantesia
mui
estreita é esta barca.
Pera
senhor de tal marca
nom
há aqui mais cortesia?
Venha
a prancha e atavio!
Levai-me
desta ribeira!
ANJO:
Não vindes vós de maneira
pera
entrar neste navio.
Essoutro
vai mais vazio:
a
cadeira entrará
e
o rabo caberá
e
todo vosso senhorio.
Ireis
lá mais espaçoso,
vós
e vossa senhoria,
cuidando
na tirania
do
pobre povo queixoso.
E
porque, de generoso,
desprezastes
os pequenos,
achar-vos-eis
tanto menos
quanto
mais fostes fumoso.
Gil Vicente
A armadilha
(fragmento)
Meu nome é Mort. Ed Mort. Sou detetive
particular. Pelo menos isso é o que está escrito numa plaqueta na minha porta.
Estava sem trabalho há meses. Meu último caso tinha sido um flagrante de
adultério. Fotografias e tudo. Quando não me pagaram, vendi as fotografias. Eu
sou assim. Duro. Em todos os sentidos. O aluguel da minha sala ― o apelido que
eu dou para este cubículo que ocupo, entre uma escola de cabeleireiros e uma
pastelaria em alguma galeria de Copacabana ― estava atrasado. Meu 38 estava
empenhado. Minha gata me deixara por um delegado. A sala estava cheia de
baratas. E o pior é que elas se reuniam num canto para rir de mim. Mort. Ed Mort.
Está na plaqueta.
Luis Fernando
Veríssimo
Questão nº 06 - Para Massaud
Moisés:
I.
Na rotina da vida diária, o riso desponta sempre que algo de inesperado ocorre,
quebrando as nossas expectativas consagradas.
II.
A sátira, entendida como a utilização deliberada e reformante do ridículo, visa
precipuamente ao Castigat ridendo mores (Corrige os costumes pelo riso).
III.
O riso deflagra em razão da incongruência ou da ruptura, ainda que breve, das
regras estabelecidas pelo uso.
Há
coerência entre os fragmentos literários selecionados e as considerações de Massaud
Moisés indicadas:
a)
nas afirmações I e II.
b)
nas afirmações I e III.
c)
nas afirmações II e III.
d)
em todas as afirmações.
e)
em nenhuma das afirmações.
Questão nº 07 - Assinale a
alternativa INCORRETA sobre o fragmento “A armadilha”.
a)
Em Sou detetive particular. Pelo menos isso é o que está escritonuma plaqueta
na minha porta (linhas 01 a 02), fica claro que o narrador desconhece os
objetivos de sua profissão.
b)
Em Quando não me pagaram, vendi as fotografias (linhas 04), o narrador denuncia
um desvio ético de sua postura profissional.
c)
Em Fotografias e tudo (linha 04), depreende-se que Ed Mort conseguiu uma
documentação substancial do flagrante.
d)
Em E o pior é que elas se reuniam num canto para rir de mim (linha 10),
percebe-se que o narrador vale-se da ironia para consigo mesmo.
e)
Em Meu 38 estava empenhado (linha 08), evidencia-se mais um argumento comprobatório
do estado financeiro de Ed Mort.
Questão nº 08 - Assinale a
alternativa que NÃO pode ser associada a Érico Veríssimo e sua obra:
a)
[...] surgiu como escritor no período entre guerras e, dessa forma, a sua literatura
reflete os dilemas enfrentados pelos escritores do mundo todo num período
cindido pelas oposições capitalismo x comunismo, socialismo x fascismo, arte x
vida, beleza x verdade e contemplação x participação. (Donizeth Aparecido dos
Santos)
b)
[...] um dos primeiros autores brasileiros a elaborar diálogos com a
coloquialidade graciosa e natural do nosso sertanejo. Focalizou os usos e
costumes do interior do país, em narrativas pitorescas. (Rose Jordão e Clenie
Bellezi de Oliveira)
c)
[...] é um escritor-chave no início de um processo – ou promessa – de “abertura”
do romance brasileiro para o cenário mundial, tanto no âmbito textual ou
temático, quanto no âmbito de sua circulação internacional. (Carlos Alberto
Cotez Minchillo)
d)
[...] soube criar, para qualquer leitor, uma bela metáfora da sociedade urbana,
aplicável não só a Porto Alegre de então, mas à ideia de cidade que ainda prevalece
junto ao público: um lugar onde a ação pessoal de nada vale, porque a
metrópole, ao mesmo tempo que os promove, torna anônimos todos os presumíveis
heróis e nivela todos os dramas individuais. (Maria da Glória Bordini)
e)
Para levar adiante o projeto de integrar as dimensões mítica, histórica e
social do Rio Grande do Sul, criou a saga de duas famílias: os Terracambará e
os Amaral, que dará origem à trilogia O tempo e o vento. (Maria Luiza M.
Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara)
Questão nº 09 - Assinale a
alternativa que NÃO pode ser associada ao teatro de Gil Vicente.
a)
[...] aparecem os homens livres pobres e também os escravos, tidos os primeiros
como parasitas, e os segundos como tipos preguiçosos que nada fazem e devem ser
frequentemente punidos. (Fernando Juarez De Cardoso)
b)
Muitas de suas peças são moralidades [...] Seus autos, contudo, não têm a rigidez
das moralidades da época; as alegorias transformam-se em vida, em personagens
saborosos. (Anatol Rosenfeld)
c)
[...] predomina [...] a sucessão de pequeninos quadros, a lembrar a mesma
técnica da pintura narrativa medieval e das novelas de cavalaria. (Segismundo
Spina)
d)
Seu teatro, essencialmente moral e social, é marcado pela intenção crítica. O riso,
a sátira e os gracejos tinham um endereço certo: o público que assistia às
encenações e que acabava por rir de si mesmo, sem que, por cegueira ou vaidade,
se reconhecesse. (João Domingues Maia)
e)
[...] traz em si características de um momento de transição portuguesa, assim é
marcado por traços que indicam desde elementos medievais até elementos renascentistas.
(Alexandre Huady Torres Guimarães)
Questão nº 10 - Pode-se afirmar
sobre a Geração de 1930 do Modernismo brasileiro à qual a crítica vincula Érico
Veríssimo:
a)
[...] inspirado pelas propostas iconoclastas das vanguardas europeias, deu início
a um questionamento sistemático dos valores que fundamentam o gosto nacional.
(Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara)
b)
[...] busca apresentar o homem como um produto biológico, cujo comportamento é
moldado pelo ambiente e pela herança genética. Essa tendência ocorre, especialmente,
devido ao contexto científico da época que creditava à ciência natural a única
forma de se explicar o mundo. (Luciana Paula Bento Luciani)
c)
As manifestações literárias do período [...] indicam, de modo geral, o surgimento
de uma mentalidade valorizadora da capacidade humana. Essa mentalidade
inspirada na revalorização da cultura clássica da Antiguidade, conviveu com
valores tipicamente medievais. (Ulisses Infante)
d)
[...] foi um período no qual se observou a ressurreição da literatura greco-latina
e o homem como um meio para a realização de seus fins transcendentes. (Anne
Cristina Barbosa Peres)
e)
O romance brasileiro de então, encontrando no regionalismo uma de suas
principais vertentes, ganha matizes ideológicos e se transforma num importante
instrumento de análise e de denúncia da realidade. (William Roberto Cereja e
Thereza Cochar Magalhães)
Questão nº 11 - Sobre o gênero
predominante no fragmento de Luis Fernando Veríssimo, considere as seguintes
afirmações:
I.
[...] foi muito cedo praticado em toda a parte na Idade Média. Vemo-lo nascer
num contexto litúrgico: depressa as cenas da Bíblia, do Evangelho sobretudo,
foram dramatizadas. (Régine Pernoud)
II.
Classicamente, diz-se que [...] se define pela sua pequena extensão. Mais curto
que a novela ou o romance, [...] tem uma estrutura fechada, desenvolve uma
história e tem apenas um clímax. (Heidi Strecker)
III.
Caracteriza-se por ser condensado, isto é, por apresentar poucas personagens, poucas
ações e tempo e espaço reduzidos. (William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Magalhães)
Estão
corretas:
a)
as afirmações I e II.
b)
as afirmações I e III.
c)
as afirmações II e III.
d)
todas as afirmações.
e)
nenhuma das afirmações.
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