Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2007 - 1º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2007 - 1º Semestre


REDAÇÃO

Tema: Vocação ou remuneração?

Quando se escolhe uma profissão, muitos fatores são considerados, tais como: as vantagens e desvantagens; a empregabilidade; os conselhos de pais e amigos; a vocação. Suponha que, preocupado com essas questões, você tenha lido a crônica de Maurício de Sousa, abaixo transcrita, e o texto o tenha ajudado a definir o seu ponto de vista sobre a questão do retorno financeiro na escolha de uma profissão.
Escreva uma carta sobre o tema da crônica, que poderia ser publicada na seção Cartas dos Leitores de uma revista voltada para os exames vestibulares, revelando as razões para a sua escolha profissional e defendendo sua posição com argumentos bem fundamentados. O texto da carta não deve ultrapassar 20 linhas.

Crônica de Maurício de Sousa

“Desista! Desenho não dá futuro!”

Essa frase ecoava na minha cabeça como mil sinos batendo num funeral.
Mas como?
E os rabiscos que eu fazia desde criança? Com o acompanhamento entusiasmado de meus pais e parentes?
E as historinhas que havia criado na escola, em gibizinhos de edição única e “consumidos” avidamente, de mão em mão, pelos colegas? E os cartazes que eu fazia para o comércio de Mogi, até que já bem remunerados? E os pôsteres que eu realizava para as alunas da Escola Normal - futuras professorinhas - sobre os mais diversos temas, até que belos e coloridos... e bem pagos.
E minha colaboração ao Jornal de Esportes da terra, com a criação de personagens símbolos para todos os clubes esportivos da região? ... e os desenhos coloridos, bonitos (e decalcados de belas ilustrações dos desenhos de Disney) que eu fazia para impressionar minhas paquerinhas?
Ah, não!
Não podia ser verdade.
Mas ... quem falava era um profissional tão importante, tão conhecido, famoso que... não podia estar enganado.
Antes da frase de gelo eu até que estava animado. Tinha juntado vários desenhos meus, armei uma pastinha e me mandei para a redação do jornal Folha da Manhã, em São Paulo. Sabia que ali havia um departamento de arte. Tinha esperanças de conseguir nem que fosse um estagiozinho.
Fui recebido pelo chefe do departamento: ilustrador famoso. Tinha até colaborado durante muito tempo na revista mais importante da época: O Cruzeiro. Agora dirigia os destinos artísticos da Folha.
Ele tomou minha pasta das mãos, ar bonacheirão, simpático, folheou desenho, fechou a pasta, olhou pra mim e soltou a frase-bomba: “- Desista! Desenho não dá futuro!” E continuou com outros “conselhos”: “- Por que não tenta outra coisa na vida? Você é jovem. Pode escolher qualquer coisa melhor do que passar anos e anos riscando papel! Vá fazer qualquer outra coisa que dê dinheiro!”



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário