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segunda-feira, 11 de setembro de 2017

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2011 – 2º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2011 – 2º Semestre


REDAÇÃO

Sobre o ensino da língua portuguesa e o tratamento das variantes linguísticas

Recentemente, instaurou-se no país um debate sobre o ensino de língua portuguesa em relação ao tratamento ou não das variantes lingüísticas na escola. Os textos abaixo selecionados têm por objetivo ajudá-lo a refletir sobre essa questão.

(1) “Todas as feições sociais do nosso idioma constituem objeto de disciplinas científicas, mas bem diferente é a tarefa do professor de Língua Portuguesa, que espera encontrar no livro didático o respaldo dos usos da língua padrão que ministra a seus discípulos, variedade que eles deverão conhecer e praticar no exercício da efetiva ascensão social que a escola lhes proporciona.”

Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/16/
abl-divulga-nota-em-que-discorda-da-posicao-do-mec-em-relacao-aos-livros-com-erros-deportugues-924473159.asp – excerto.

(2) “- Não pode haver duas formas de falar português que sejam oficiais. Nós temos que ensinar as pessoas a falarem o português certo. E não dizer: "Não temos preconceito contra quem fala errado e pode continuar falando errado." Sabe por quê? Porque, quando esse que fala errado fizer o concurso, não vai passar. Vai ser reprovado - disse Cristovam.”

Disponível em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/17/
haddad-falta-audiencia-do-senado-sobre-livros-didaticos-lider-do-psdb-pede-recolhimentode-obras-com-erros-924480651.asp- excerto. Crítica do ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF) ao livro "Por uma Vida Melhor", destinado a alunos de educação de jovens e adultos (antigo supletivo) e distribuído a 4.236 escolas do país.

(3) “(...) O reconhecimento da variação lingüística é condição necessária para que os professores compreendam o seu papel de formar cidadãos capazes de usar a língua com flexibilidade, de acordo com as exigências da vida e da sociedade. Isso só pode ser feito mediante a explicitação da realidade na sala de aula”.

Excerto da nota enviado pelo MEC ao iG sobre o livro Por uma vida melhor. Disponível em http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mec+defende+uso+de+livro+didatico+com+ling uagem+popular/n1596949085987.html

(4) “Já no governo FHC, sob a gestão do ministro Paulo Renato, os livros didáticos de português avaliados pelo MEC começavam a abordar os fenômenos da variação linguística, o caráter inevitavelmente heterogêneo de qualquer língua viva falada no mundo, a mudança irreprimível que transformou, tem transformado, transforma e transformará qualquer idioma usado por uma comunidade humana. Somente com uma abordagem assim as alunas e os alunos provenientes das chamadas “classes populares” poderão se reconhecer no material didático e não se sentir alvo de zombaria e preconceito. E, é claro, com a chegada ao magistério de docentes provenientes cada vez mais dessas mesmas “classes populares”, esses mesmos profissionais entenderão que seu modo de falar, e o de seus aprendizes, não é feio, nem errado, nem tosco, é apenas uma língua diferente daquela – devidamente fossilizada e conservada em formol – que a tradição normativa tenta preservar a ferro e fogo, principalmente nos últimos tempos, com a chegada aos novos meios de comunicação de pseudoespecialistas que, amparados em tecnologias inovadoras, tentam vender um peixe gramatiqueiro para lá de podre.

POLÊMICA OU IGNORÂNCIA?; Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa”, de Marcos Bagno. Excerto. Disponível em http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=745

Tendo em vista as diferentes perspectivas apresentadas, qual é a sua posição sobre o ensino de língua portuguesa na escola incluir a discussão sobre as diferentes formas de falar das pessoas?
Escreva um texto dissertativo-argumentativo de cerca de 25 linhas.O texto deve ser claro, coerente e conter uma argumentação bem fundamentada. Dê um título criativo ao seu texto. Serão valorizadas a pertinência e a originalidade de seus argumentos. NÃO ASSINE O TEXTO.


Leia também:

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