Seguidores

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2015 – 1º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – PUC-RIO – 2015 – 1º Semestre


REDAÇÃO

Conforme as instruções a seguir, produza um texto dissertativo-argumentativo – com cerca de 25 linhas e título –, discorrendo sobre a amizade. Seu texto deve COMENTAR, obrigatoriamente, alguma parte, pelo menos, do texto abaixo – seja para concordar com ele ou para discordar de seu teor –, acrescentando a devida referencialização (“Em uma cena do filme ‘Tal’...”). Além disso, pelo menos uma das frases que se seguem ao texto deve ser inserida em sua redação, também com a inclusão do nome do seu autor. Caso seja necessário, algum outro texto desta prova poderá ser utilizado, desde que adequadamente referenciado.

Na cena final do clássico “A felicidade não se compra” (“It’s a wonderful life”, EUA, 1946), o personagem Henry Travers, um anjo que, durante o filme, convenceu o protagonista – George Bailey – a não se matar, presenteia seu protegido com um exemplar do livro “As aventuras de Tom Sawyer” (1876), obra do escritor norte-americano Mark Twain (1835-1910), que narra uma das amizades mais famosas da literatura. Na dedicatória, o anjo fez questão de garantir que George, antes desesperado com problemas financeiros, sentindo-se derrotado e achando que sua vida tinha sido inútil, sempre se lembrasse do que configura o verdadeiro êxito em uma vida, ainda que distante dos modelos de sucesso traduzidos em cifras e títulos. O anjo Henry, tendo visto as pessoas em torno de George se organizarem para ajudá-lo, em um momento extremamente difícil para ele, escreveu o seguinte: “Nunca se esqueça, George, de que ninguém é um fracasso se tem amigos”.

Frases1

• “Amigos e boas maneiras vão levar você aonde o dinheiro não leva”. Margaret Walker (1915-1998), escritora.

• “O verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo está indo embora”. Walter Winchell (1897-1972), jornalista.

• “A amizade é tão desnecessária como a filosofia, como a arte, como o próprio universo – pois Deus não precisava criar. A amizade não tem valor para a sobrevivência; mas ela é, antes de tudo, uma das coisas pelas quais vale a pena sobreviver.”
C. S. Lewis (1898-1963), escritor, professor e teólogo.

• “Não caminhe atrás de mim; pois posso não te guiar. Não ande na minha frente; pois posso não te seguir. Simplesmente caminhe ao meu lado e seja meu amigo.”
Albert Camus (1913-1960), escritor.


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!






Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário